Expectativa da Aprendizagem

Ciências da Natureza


Unidade Temática: Matéria e energia
Objetos do Conhecimento: Propriedades e usos dos materiais
Prevenção de acidentes domésticos
Habilidades: EF02CI01
EF02CI03
Expectativas de Aprendizagem: • Pesquisar a história de diferentes objetos comuns da vida cotidiana, da história indígena, das comunidades ribeirinhas e demais comunidades paraenses, de diferentes etapas como a antiga brasa, ardósia, quartzo, marajoara e tapioca.
• Identificar os materiais usados na produção de diferentes objetos, como a cuia, ferramentas de madeira e panelas de barro.
• Comparar diferentes objetos com base na análise dos materiais que são feitos.
• Identificar possíveis riscos de acidentes domésticos.
• Comunicar atitudes adequadas para a prevenção de acidentes domésticos.
• Identificar rotas de fuga e pontos de evacuação no caso de acidentes domésticos.
Unidade Temática: Vida e evolução
Objetos do Conhecimento: Seres vivos no ambiente
Plantas
Habilidades: EF02CI05
EF02CI06
Expectativas de Aprendizagem: • Observar e registrar as etapas de desenvolvimento de plantas locais, como o açaí, o cacau e a mandioca, reconhecendo que essas plantas possuem uma relação específica com os elementos naturais presentes nos lugares onde estão localizadas no desenvolvimento das plantas.
• Relacionar o desenvolvimento das plantas com a presença e o uso de água.
• Desenhar e identificar as partes das plantas que produzem frutos, usando cores e texturas para diferenciar elementos observados.
• Listar a relação entre as plantas e demais seres vivos, em especial para as relações ecológicas que ocorrem entre vegetais e animais.
• Analisar a importância das plantas características do Pará para o ambiente e ecossistemas amazônicos.
Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos do Conhecimento: Movimento aparente do Sol no céu
O Sol como fonte de luz e calor
Habilidades: EF02CI07
Expectativas de Aprendizagem: • Observar a posição do Sol no céu em diferentes horários do dia.
• Comparar a sombra projetada por objetos em diferentes horários do dia.
• Relacionar a posição do Sol no céu com a sombra projetada por um objeto.

Unidade Temática: Matéria e energia
Objetos do Conhecimento: Produção de som
Efeitos da luz nos materiais
Saúde auditiva e visual
Habilidades: EF03CI03
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar situações de risco para a saúde visual e auditiva.
• Classificar ambientes em relação à luminosidade e ao nível de ruído.
• Listar hábitos que podem causar algum tipo de risco para a saúde visual e auditiva.
Unidade Temática: Vida e evolução
Objetos do Conhecimento: Características e desenvolvimento dos animais
Habilidades: EF03CI04
Expectativas de Aprendizagem: • Listar animais mais comuns no território paraense, como diferentes espécies de peixes (tambaqui, apaiari, jacuandá e acara-pixuna) e mamíferos (macaco-prego, macaco-de-cheiro), entre outras espécies comuns no estado do Pará e na Amazônia.
• Identificar hábitos alimentares de animais mais comuns na flora paraense no ambiente próximo à escola ou na comunidade na qual a escola está inserida.
• Diferenciar animais de acordo com o tipo de alimentação: herbívoros, carnívoros ou onívoros, usando exemplos da fauna paraense, sempre que possível.
• Observar e relatar como se deslocam os animais mais comuns no território paraense (por exemplo, o boto-cor-de-rosa, que se desloca nos rios da região para encontrar alimento e reproduzir-se, ou o macaco-prego, que se movimenta ágil e rapidamente nas copas das árvores na floresta amazônica).
Unidade Temática: Vida e evolução
Objetos do Conhecimento: Características e desenvolvimento dos animais
Habilidades: EF03CI05
Expectativas de Aprendizagem: • Diferenciar animais de acordo com o tipo de reprodução em ovíparos, vivíparos e ovovivíparos, utilizando exemplos do Pará (como a tartaruga-da-amazônia, que é ovípara e põe seus ovos na areia das praias, ou a onça-pintada, que é vivípara e dá à luz filhotes já desenvolvidos).
• Identificar as etapas do processo de desenvolvimento de animais presentes na fauna paraense (por exemplo, observando o ciclo de vida do pirarucu, desde os ovos até a fase adulta, ou o desenvolvimento das larvas de borboletas típicas da região).
• Reconhecer o ser humano como um integrante do grupo de animais e compreender nossas características comuns e distintas (como compartilhar características de mamíferos, como a lactação, enquanto distinguimos nossa capacidade única de criar e usar tecnologia).
• Descrever a etapa de desenvolvimento de animais ovíparos e vivíparos da fauna paraense, utilizando exemplos (por exemplo, o desenvolvimento dos filhotes de jacaré-açu, que são ovíparos e eclodem a partir de ovos, ou a gestação de antas, que são vivíparas e dão à luz filhotes já formados).
• Comunicar as diferenças entre as fases da vida do ser humano: infância, juventude, idade adulta e velhice.
Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos do Conhecimento: Características da Terra
Observação do céu
Usos do solo
Habilidades: EF03CI07
EF03CI08
Expectativas de Aprendizagem: • Manipular diferentes formas de representação do planeta como mapas, globos, fotografias etc.
• Identificar elementos observados nas diferentes representações da Terra.
• Identificar características da Terra, como sua forma esférica, a presença do solo, água etc.
• Registrar os aspectos do céu em diferentes momentos do dia e da noite.
• Identificar astros observáveis no céu: o Sol e demais estrelas, a Lua e os planetas.
• Relacionar a rotina da criança com os períodos diários (dia e noite).

Unidade Temática: Matéria e energia
Objetos do Conhecimento: Misuras
Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidades: EF03CI03
EF04CI02
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar situações de risco para a saúde visual e auditiva.
• Classificar ambientes em relação à luminosidade e ao nível de ruído.
• Listar hábitos que podem causar algum tipo de risco para a saúde visual e auditiva.
• Observar materiais expostos a diferentes condições de aquecimento, resfriamento, luz ou umidade, como o efeito do clima tropical úmido na deterioração de materiais de construção na região.
• Relatar mudanças em materiais quando submetidos a diferentes condições, como a observação das mudanças na madeira devido à exposição à umidade constante na Floresta Amazônica.
• Elaborar explicações acerca de transformações observáveis nos materiais, considerando, por exemplo, como a madeira se deteriora em função das condições ambientais da região.
• Comparar transformações de diferentes materiais quando submetidos a condições distintas, como comparar a deterioração da madeira e do metal na região amazônica devido às condições climáticas úmidas.
Unidade Temática: Vida e evolução
Objetos do Conhecimento: Características e desenvolvimento dos animais
Habilidades: EF03CI04
EF04CI04
Expectativas de Aprendizagem: • Listar animais mais comuns no território paraense, como diferentes espécies de peixes (tambaqui, apaiari, jacuandá e acara-pixuna) e mamíferos (macaco-prego e macaco-de-cheiro), entre outras espécies comuns no estado do Pará e na Amazônia.
• Identificar doenças causadas por microorganismos presentes na região, como a malária transmitida por mosquitos.
• Descrever hábitos de higiene para a prevenção de doenças causadas por microorganismos em diferentes regiões do Brasil e da Amazônia, especialmente relevantes em comunidades ribeirinhas.
• Propor atitudes e medidas para a prevenção de doenças causadas por microorganismos na escola e na comunidade, considerando a importância da conscientização e da educação sanitária.
Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos do Conhecimento: Pontos cardeais
Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
Habilidades: EF04CI09
EF04CI11
Expectativas de Aprendizagem: • Comparar a sombra de uma vara perpendicular ao solo (gnômon) em diferentes horários do dia na região, observando como ela muda ao longo do dia devido ao movimento aparente do Sol.
• Relacionar a sombra projetada pelo gnômon com as posições relativas do Sol na Amazônia, considerando como o ângulo e a direção da sombra podem indicar a posição solar.
• Identificar os pontos cardeais por meio da observação da sombra de uma vara (gnômon), levando em consideração como essa técnica pode ser útil para a orientação na região.
• Associar o movimento de rotação à duração dos dias e das noites na Amazônia, observando como a região experimenta variações na duração do dia ao longo do ano.
• Associar a periodicidade das fases da Lua com o calendário na região amazônica, considerando como as fases lunares são relevantes para atividades culturais e econômicas locais.
• Associar o tempo de duração do movimento de translação da Terra com a contagem dos anos, explorando como o calendário é influenciado pelo movimento orbital da Terra na Amazônia.
• Comparar calendários utilizados por diferentes culturas ao longo da história, incluindo as culturas indígenas da Amazônia, e como esses calendários refletem as influências naturais e culturais da região.

Unidade Temática: Matéria e energia
Objetos do Conhecimento: Propriedades físicas dos materiais
Ciclo hidrológico
Consumo consciente
Reciclagem
Habilidades: EF05CI01
EF05CI02
Expectativas de Aprendizagem: • Investigar o comportamento das propriedades físicas dos materiais comuns usados no estado, estudando a durabilidade do látex extraído das seringueiras e a resistência de materiais como a cerâmica marajoara em diferentes condições ambientais.
• Elaborar explicações para fenômenos da vida cotidiana com base nas propriedades físicas dos materiais.
• Nomear as mudanças de estado físico da água que ocorrem no ciclo hidrológico no Pará, destacando processos como a evaporação nos rios amazônicos e a formação de chuvas na região.
• Identificar fatores que podem interferir no ciclo hidrológico local, incluindo desmatamento e atividades de mineração como a extração de ouro, e como eles afetam o meio ambiente.
• Relatar as transformações que ocorrem no ciclo hidrológico na Terra, com enfoque no Pará, observando a influência da Floresta Amazônica no ciclo de água regional.
• Analisar as implicações do ciclo hidrológico na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais do estado, considerando o impacto de represas como a de Belo Monte.
Unidade Temática: Vida e evolução
Objetos do Conhecimento: Nutrição do organismo
Hábitos alimentares
Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Habilidades: EF05CI06
EF05CI08
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar os órgãos e as estruturas envolvidas nos sistemas digestório e respiratório e explicar suas funções, considerando aspectos da nutrição diante da variedade de frutas presentes em nossa região.
• Explicar o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório.
• Relacionar o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório com a nutrição do organismo, considerando a dieta tradicional paraense, rica em peixes e frutas locais.
• Nomear grupos alimentares presentes em um cardápio típico do Pará, destacando a variedade de peixes, como o tucunaré, e frutas, como o cupuaçu, e considerando as diversidades e características regionais dentro do estado.
• Relacionar as necessidades individuais na elaboração de um cardápio equilibrado com os ingredientes disponíveis no estado, enfatizando a importância de incluir alimentos regionais.
• Elaborar propostas de cardápio equilibrado para a manutenção da saúde do organismo, utilizando ingredientes comuns no Pará, como variedades de peixes, frutas, verduras e castanhas regionais.
Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos do Conhecimento: Constelações e mapas celestes
Movimento de rotação da Terra
Periodicidade das fases da Lua
Instrumentos ópticos
Habilidades: EF05CI11
EF05CI12
Expectativas de Aprendizagem: • Observar a posição das estrelas no céu em diferentes horários no Pará, explicando o movimento relativo desses astros no céu a partir da perspectiva local.
• Relacionar o movimento de rotação da Terra com o movimento relativo das estrelas no céu, inclusive o Sol, observado no Pará.
• Explicar as diferentes posições em que o Sol é observado diariamente com base na rotação da Terra.
• Identificar as fases da Lua e relatar as formas aparentes da Lua no céu, observando o Pará e destacando as peculiaridades locais da observação.
• Relacionar as fases da Lua com o calendário, enfatizando observações feitas no Pará e sua periodicidade.
• Concluir que existe uma periodicidade das fases da Lua, com base em observações realizadas no Pará, e sua importância no entendimento dos ciclos naturais.

Unidade Temática: Matéria e energia
Objetos do Conhecimento: • Misturas homogêneas e heterogêneas
• Separação de materiais
• Materiais sintéticos
• Transformações químicas
Habilidades: EF06CI01
Expectativas de Aprendizagem: • Classificar misturas em homogêneas ou heterogêneas, observando suas características visuais, como a clareza da água do rio após a chuva ou a mistura de areia e água em praias fluviais.
• Identificar visualmente a formação de misturas, observando como diferentes substâncias – como óleo e água – interagem.
• Determinar a quantidade de fases em uma mistura heterogênea, com a observação de diferentes camadas em amostras de solo amazônico.
Habilidades: EF06CI02
Expectativas de Aprendizagem: • Observar e relatar evidências de transformações químicas, como a mudança de cor ou liberação de gases, como ao misturar ingredientes locais em receitas tradicionais.
• Explicar a ocorrência de transformações químicas com base em evidências observadas, como a fermentação de frutas nativas para a produção de bebidas.
• Diferenciar transformações químicas de transformações físicas e misturas, usando exemplos como a preparação de alimentos tradicionais e a mistura de pigmentos para artesanato.
Habilidades: EF06CI03
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar as propriedades em que se baseiam os principais métodos de separação de misturas e aplicá-los em situações-problema, como a purificação da água ou a separação de resíduos sólidos.
• Propor a aplicação de métodos de separação para melhorar o uso de recursos naturais na escola e na comunidade, como o tratamento de águas residuais ou a reciclagem de materiais.
• Identificar processos de separação de materiais empregados na indústria e na vida cotidiana, como a extração de óleos essenciais de plantas locais ou a separação de minérios.
Unidade Temática: Vida e evolução
Objetos do Conhecimento: • Célula como unidade da vida
• Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Habilidades: EF06CI05
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer a célula como unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos, estudando células de plantas e animais encontrados na região.
• Identificar os componentes básicos das células animais e vegetais, destacando a estrutura de células de espécies locais como as árvores da Amazônia ou os peixes dos rios.
• Comparar a organização de células animais e vegetais, usando como exemplo células de plantas amazônicas e células de animais típicos da região.
• Caracterizar e comparar seres unicelulares e pluricelulares, além dos diferentes tipos de célula, observando organismos aquáticos microscópicos e a diversidade celular em plantas locais.
Habilidades: EF06CI06
Expectativas de Aprendizagem: • Interpretar esquemas e imagens que representam os níveis de organização dos seres vivos, desde átomos a organismos, usando exemplos da biodiversidade do Pará.
Habilidades: EF06CI07
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar as estruturas básicas do sistema nervoso, estudando sua função e importância em espécies locais e humanos.
• Reconhecer o papel do sistema nervoso na coordenação e no controle do organismo, com base no estudo de suas células, estruturas e mecanismo de transmissão de impulsos nervosos.
Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos do Conhecimento: • Lentes corretivas
• Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidades: EF06CI11
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar as camadas da Terra em desenhos e esquemas gráficos, relacionando-os às características geológicas da região do Pará.
• Caracterizar as camadas do planeta Terra, desde as três camadas internas mais básicas até a atmosfera, usando exemplos relacionados ao solo e à geografia do Pará.
• Descrever a composição e as propriedades das camadas que estruturam o planeta Terra, comparando-as com exemplos locais como os solos ricos em minerais do Pará.
• Comparar a extensão das camadas estruturais em relação ao raio da Terra, usando referências visuais e dados específicos do território paraense.
Habilidades: EF06CI14
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer o movimento das sombras projetadas pelo Sol ao longo do dia, observando como isso ocorre em diferentes locais no Pará.
• Associar o movimento aparente diurno do Sol ao movimento das sombras, usando exemplos práticos como a observação da sombra de árvores ao longo do dia.
• Reconhecer que o movimento diurno aparente do Sol é causado pelo movimento de rotação da Terra, utilizando observações feitas em diferentes pontos do Pará.
• Associar a variação do comprimento da sombra de objeto ao longo de um ano com o movimento aparente anual do Sol, observando essas mudanças em um local fixo no Pará.
• Representar o movimento da sombra de um objeto projetado pelo Sol ao longo de um dia e o movimento de rotação da Terra, utilizando modelos ou experimentos práticos no Pará.
• Reconhecer o movimento de rotação da Terra como a causa do fenômeno do dia e da noite, ilustrando esse conceito com exemplos e observações locais.

Unidade Temática: Matéria e energia
Objetos do Conhecimento: • Máquinas simples
• Formas de propagação do calor
• Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
• História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Habilidades: EF07CI03
Expectativas de Aprendizagem: • Classificar materiais como condutores ou isolantes térmicos, utilizando exemplos locais, como o uso da madeira da Amazônia em construções e a palha de carnaúba em coberturas para demonstrar suas propriedades térmicas.
• Explicar o funcionamento de equipamentos e tecnologias que utilizam as propriedades térmicas dos materiais, como o uso de cerâmica na conservação de alimentos e as tecnologias de refrigeração adaptadas ao clima quente e úmido do Pará.
• Construir soluções tecnológicas com base nos conhecimentos sobre as propriedades térmicas dos materiais, como projetos escolares para melhorar a ventilação natural em construções situadas no clima tropical do Pará.
Habilidades: EF07CI06
Expectativas de Aprendizagem: • Valorizar o papel da ciência no desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, reconhecendo inovações como painéis solares e sistemas de coleta de água da chuva impactam positivamente a vida na região amazônica.
• Comparar vantagens e desvantagens do emprego de novas tecnologias, analisando como elas influenciam a qualidade de vida e os processos produtivos no Pará, como na pesca e na agricultura.
• Identificar aplicações de novos materiais e novas tecnologias na vida cotidiana e no mundo do trabalho, observando como inovações recentes transformaram práticas locais, como na exploração de recursos naturais.
• Debater as mudanças culturais, sociais e ambientais causadas pelo desenvolvimento e pela implementação de novas tecnologias e novos materiais, utilizando exemplos como o impacto da mineração e da exploração madeireira na região.
Unidade Temática: Vida e evolução
Objetos do Conhecimento: • Diversidade de ecossistemas
• Fenômenos naturais e impactos ambientais
• Programas e indicadores de saúde pública
Habilidades: EF07CI07
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar as principais características dos ecossistemas brasileiros, com ênfase nos biomas do Pará, como a Floresta Amazônica, os Manguezais e os campos de várzea.
• Descrever e reconhecer as características dos ecossistemas locais do Pará, como a biodiversidade da Amazônia e sua relação com o clima e o solo da região.
• Relacionar as características físicas dos ecossistemas do Pará às características da fauna e da flora presentes neles, como a adaptação das espécies à floresta densa e aos rios.
Habilidades: EF07CI09
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar as principais características e funções dos indicadores usados em saúde pública no Brasil, com foco nas especificidades da saúde pública no Pará.
• Comparar dados de indicadores de saúde regionais/locais do Pará com dados nacionais, analisando diferenças e semelhanças no contexto da saúde pública na região Amazônica.
• Avaliar os projetos e as políticas públicas locais e nacionais destinados à saúde e à qualidade de vida no Pará, compreendendo seu impacto na sociedade amazônica.
Habilidades: EF07CI10
Expectativas de Aprendizagem: • Descrever o funcionamento das vacinas no organismo, explicando sua importância no contexto de doenças tropicais comuns na região.
• Avaliar a importância das vacinas através da análise de dados históricos de sua aplicação em epidemias no Brasil e no mundo, com ênfase nas campanhas de vacinação na região amazônica.
• Valorizar a importância das vacinas para a saúde individual e coletiva, considerando os desafios de saúde pública no ambiente amazônico.
Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos do Conhecimento: • Composição do ar
• Efeito estufa
• Camada de ozônio
• Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis)
• Placas tectônicas e deriva continental
Habilidades: EF07CI12
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer que o ar atmosférico é uma mistura de gases, incluindo nitrogênio, oxigênio e gás carbônico, e discutir a qualidade do ar em áreas urbanas e rurais.
• Analisar que o ar atmosférico também pode conter vapor de água, material particulado e microrganismos, especialmente em áreas próximas a atividades industriais e de mineração.
• Explicar o que é pressão atmosférica, relacionando-a com fenômenos meteorológicos comuns no Pará, como as chuvas intensas e temporais.
Habilidades: EF07CI13
Expectativas de Aprendizagem: • Relacionar a ocorrência de fenômenos naturais com a alteração da composição do ar e do regime do fluxo de ventos no Pará, analisando impactos ambientais como queimadas. • Identificar os principais gases de efeito estufa e comparar suas porcentagens na atmosfera, discutindo como as atividades no Pará, como o desmatamento, influenciam esses níveis. • Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, reconhecendo a importância desse fenômeno para a manutenção de um clima equilibrado no Pará. • Avaliar ações humanas que aumentem a concentração dos gases de efeito estufa e propor formas de redução desse impacto, como práticas de manejo sustentável da floresta.
Habilidades: EF07CI15
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer a importância da camada de ozônio para a proteção contra os raios ultravioletas, especialmente considerando a exposição solar na região equatorial.
• Identificar fenômenos como vulcanismo, terremotos e tsunamis, descrevendo-os com base na estrutura das camadas internas da Terra, e discutir sua relevância ou raridade no contexto geológico do estado.
• Relacionar a baixa frequência ou intensidade de fenômenos geológicos no Pará com o fato de o território não estar localizado no limite entre placas tectônicas, destacando a estabilidade geológica da região.

Unidade Temática: Matéria e Energia
Objetos do Conhecimento: • Fontes e tipos de energia
• Transformação de energia
• Cálculo de consumo de energia elétrica
• Circuitos elétricos
• Uso consciente de energia elétrica
Habilidades: EF08CI01
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar as fontes de energia mais utilizadas em residências, comunidades, como a energia elétrica proveniente de hidrelétricas e o uso de biomassa.
• Classificar fontes de energia como renováveis (como a energia solar e hidrelétrica) e não renováveis (como o petróleo e o gás natural), especialmente considerando as fontes predominantes no estado.
• Identificar as fontes de energia (renováveis e não renováveis) utilizadas na região, destacando a importância de hidrelétricas como a de Tucuruí e o uso de combustíveis fósseis.
Habilidades: EF08CI06
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar usinas e formas de geração de energia elétrica no Pará, abordando desde grandes usinas hidrelétricas até pequenas instalações solares em comunidades remotas.
• Comparar semelhanças e diferenças entre diferentes usinas de geração elétrica, como hidrelétricas, termelétricas e usinas solares.
• Descrever os impactos ambientais causados por diferentes usinas de geração elétrica, incluindo os efeitos da construção de grandes represas sobre ecossistemas locais.
• Explicar como a energia elétrica é transportada das usinas até o usuário final, considerando a extensão da rede elétrica em áreas urbanas e rurais.
Unidade Temática: Vida e Evolução
Objetos do Conhecimento: • Mecanismos reprodutivos
• Sexualidade
Habilidades: EF08CI08
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar as principais transformações que ocorrem no organismo durante a puberdade, considerando as especificidades culturais e sociais da juventude paraense.
• Reconhecer o papel do sistema nervoso e dos hormônios sexuais nas transformações que ocorrem na puberdade, com enfoque na saúde do adolescente.
• Explicar as diferentes dimensões da sexualidade humana, reconhecendo-as em diferentes situações e contextos, incluindo a diversidade cultural.
Habilidades: EF08CI09
Expectativas de Aprendizagem: • Explicar a ação dos diferentes métodos contraceptivos na prevenção à gravidez na adolescência e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com foco nas necessidades e realidades dos jovens paraenses.
• Valorizar o uso de métodos contraceptivos para a prevenção da gravidez precoce e das IST, enfatizando a importância da educação sexual na região.
• Comparar diferentes métodos contraceptivos, discutindo sua acessibilidade e aplicabilidade.
Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos do Conhecimento: • Sistema Sol, Terra e Lua
• Clima
Habilidades: EF08CI12
Expectativas de Aprendizagem: • Observar e reconhecer as mudanças de fase da Lua ao longo de um mês, utilizando as claras noites do céu amazônico como observatório.
• Explicar as mudanças de fase da Lua com base na iluminação do Sol e do movimento da Lua em torno da Terra, esquematizando o modelo em um diagrama.
• Explicar e esquematizar os fenômenos dos eclipses solares e lunares, utilizando exemplos de como esses eventos são observados no Pará.
Habilidades: EF08CI13
Expectativas de Aprendizagem: • Construir modelos tridimensionais para representar o movimento da Terra em torno de si mesma (rotação) e o seu movimento em torno do Sol (translação), considerando a localização equatorial.
• Representar os dois movimentos da Terra em desenhos bidimensionais, com ênfase na observação desses movimentos.
• Relacionar o fato de regiões diferentes do globo serem iluminadas de maneira distintas à inclinação do eixo de rotação da Terra, discutindo como isso afeta as estações do ano.
• Relacionar a orientação praticamente constante do eixo de rotação da Terra durante o movimento de translação à ocorrência das estações do ano, considerando as características climáticas do estado.
Habilidades: EF08CI15
Expectativas de Aprendizagem: • Diferenciar tempo e clima, explicando como as variações climáticas influenciam o cotidiano no estado, desde a agricultura até a vida urbana.
• Analisar o funcionamento de estações meteorológicas na escola, na comunidade ou na cidade no estado, explorando a previsão do tempo e o monitoramento climático na região.
• Analisar informações sobre o clima em gráficos e tabelas, com foco nos padrões climáticos característicos, como períodos de chuvas e secas.
• Explicar como as regiões climáticas são determinadas pela circulação atmosférica e oceânica, apresentando desigualdade causada pelo relevo e pelos movimentos da Terra, além das características do relevo e da vegetação, aplicando esses conceitos ao clima paraense.

Unidade Temática: Matéria e Energia
Objetos do Conhecimento: • Aspectos quantitativos das transformações químicas
• Estrutura da matéria
• Radiações e suas aplicações na saúde
Habilidades: EF09CI01
Expectativas de Aprendizagem: • Utilizar modelos para descrever a estrutura da matéria e explicar as mudanças de estado físico, aplicando esses conceitos para entender fenômenos locais, como a evaporação de água nos rios do Pará.
• Reconhecer as contribuições dos modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr para o estudo da estrutura atômica.
• Justificar transformações de estado com base na estrutura atômica e molecular da matéria.
• Elaborar procedimentos de investigação para analisar as transformações físicas da matéria, utilizando exemplos como a mudança de estado da água e outros recursos naturais encontrados no estado.
Habilidades: EF09CI07
Expectativas de Aprendizagem: • Elaborar procedimentos para realizar experimentos de investigação que evidenciem a composição da luz e sua interação com a matéria, utilizando a biodiversidade do estado para explorar fenômenos como a refração e a absorção de luz em diferentes espécies.
• Analisar a evolução dos sistemas de geração de som e imagem utilizados em tecnologia ao longo da história, considerando o impacto dessas tecnologias na comunicação e na preservação da cultura local.
• Avaliar os impactos de tecnologias baseadas na propagação das ondas de luz e de som no campo da comunicação e da medicina, explorando aplicações relevantes para as comunidades locais.
Unidade Temática: Vida e Evolução
Objetos do Conhecimento: • Hereditariedade
• Ideias evolucionistas
• Preservação da biodiversidade
Habilidades: EF09CI09
Expectativas de Aprendizagem: • Interpretar esquemas e desenhos que representam os níveis de organização da célula ao gene, aplicando esses conceitos ao estudo da biodiversidade única da Amazônia.
• Aplicar as ideias de Mendel e sua primeira Lei na resolução de situações-problema, utilizando exemplos de plantas e animais encontrados no estado.
• Avaliar a importância dos avanços na área de biotecnologia em diferentes contextos, considerando sua aplicação na agricultura e na medicina tradicional de povos locais.
• Reconhecer as diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável (ambiental, social, cultural, econômico e político), discutindo sua relevância no contexto da preservação da Amazônia.
Habilidades: EF09CI13
Expectativas de Aprendizagem: • Analisar as ideias propostas nas principais reuniões e conferências mundiais para a preservação do ambiente, relacionando-as com as questões ambientais do estado.
• Defender a importância dos modelos de desenvolvimento sustentável, elaborando propostas de intervenção para problemas ambientais locais com base nos princípios da sustentabilidade.
Unidade Temática: Terra e Universo
Objetos do Conhecimento: • Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo
• Astronomia e cultura
• Vida humana fora da Terra
• Ordem de grandeza astronômica
• Evolução estelar
Habilidades: EF09CI14
Expectativas de Aprendizagem: • Comparar algumas características dos astros do Sistema Solar, relacionando-os com observações feitas no Pará, como a visualização de planetas em noites claras.
• Esquematizar hierarquicamente e indicar as ordens de grandeza das seguintes estruturas: Sistema Solar, Via Láctea e Universo, utilizando referências visuais observáveis no céu amazônico.
• Descrever a composição de planetas e corpos menores do Sistema Solar, aplicando o conhecimento ao contexto do estudo astronômico na região.
Habilidades: EF09CI15
Expectativas de Aprendizagem: • Investigar como diferentes culturas relacionam-se com o céu, reconhecendo a diversidade de interpretações míticas e astronômicas presentes nas culturas ancestrais amazônicas.
• Reconhecer as relações que os seres humanos estabelecem entre o céu e as alterações no ambiente imediato e como elas levaram à elaboração dos calendários, utilizando exemplos da região amazônica.
Habilidades: EF09CI16
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer como o conhecimento astronômico permitiu a elaboração de ferramentas e soluções que propiciaram o avanço de atividades humanas no Pará, como agricultura, pesca e caça, influenciadas pelos ciclos lunares e sazonais.