Unidade Temática: | Matéria e energia |
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Objetos do Conhecimento: | Características dos materiais |
Habilidades: | EF01CI01 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer a utilidade de objetos característicos do Pará, como a cuia, os artefatos de palha, e outros objetos típicos da região paraense e da cultura indígena, quilombola e ribeirinha para as relações e atividades da vida cotidiana. • Relacionar as características de objetos comuns e típicos do Pará, como cestos de palha e talhas de cerâmica, com sua utilização na rotina das comunidades locais. • Identificar informações adequadas sobre diferentes objetos, considerando as práticas sustentáveis e o impacto ambiental no Pará. • Discutir os riscos para a saúde, para o ambiente e para as águas paraenses de descarte inadequado de objetos, enfatizando a importância da gestão de resíduos da região. |
Unidade Temática: | Vida e evolução |
Objetos do Conhecimento: | Corpo humano Respeito à diversidade |
Habilidades: | EF01CI02 EF01CI03 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar as funções de diferentes estruturas do corpo humano, contextualizando-as no território, como os olhos adaptados à luminosidade tropical e as mãos utilizadas para as diferentes atividades locais. • Identificar e listar os hábitos de higiene do corpo, considerando os costumes regionais do Pará, como o uso de ervas medicinais em banhos. • Relacionar a necessidade dos hábitos de higiene do corpo humano para a manutenção da saúde em meio às relações locais. • Valorizar o autocuidado por meio de hábitos de higiene, integrando conhecimentos sobre hábitos saudáveis nas comunidades locais do Pará. • Relatar atividades diárias relacionadas ao cotidiano dos estudantes da cultura paraense e relacioná-las às semelhanças culturais de outros estados. • Identificar e relacionar as estações do ano paraenses, correlacionando com eventos e festividades regionais importantes no Pará. |
Unidade Temática: | Terra e Universo |
Objetos do Conhecimento: | Escalas de tempo |
Habilidades: | EF01CI05 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Elaborar rotina de atividades escolares diárias e semanais, considerando os contextos ambientais e culturais do território. |
Unidade Temática: | Matéria e energia |
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Objetos do Conhecimento: | Propriedades e usos dos materiais Prevenção de acidentes domésticos |
Habilidades: | EF02CI01 EF02CI03 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Pesquisar a história de diferentes objetos comuns da vida cotidiana, da história indígena, das comunidades ribeirinhas e demais comunidades paraenses, de diferentes etapas como a antiga brasa, ardósia, quartzo, marajoara e tapioca. • Identificar os materiais usados na produção de diferentes objetos, como a cuia, ferramentas de madeira e panelas de barro. • Comparar diferentes objetos com base na análise dos materiais que são feitos. • Identificar possíveis riscos de acidentes domésticos. • Comunicar atitudes adequadas para a prevenção de acidentes domésticos. • Identificar rotas de fuga e pontos de evacuação no caso de acidentes domésticos. |
Unidade Temática: | Vida e evolução |
Objetos do Conhecimento: | Seres vivos no ambiente Plantas |
Habilidades: | EF02CI05 EF02CI06 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Observar e registrar as etapas de desenvolvimento de plantas locais, como o açaí, o cacau e a mandioca, reconhecendo que essas plantas possuem uma relação específica com os elementos naturais presentes nos lugares onde estão localizadas no desenvolvimento das plantas. • Relacionar o desenvolvimento das plantas com a presença e o uso de água. • Desenhar e identificar as partes das plantas que produzem frutos, usando cores e texturas para diferenciar elementos observados. • Listar a relação entre as plantas e demais seres vivos, em especial para as relações ecológicas que ocorrem entre vegetais e animais. • Analisar a importância das plantas características do Pará para o ambiente e ecossistemas amazônicos. |
Unidade Temática: | Terra e Universo |
Objetos do Conhecimento: | Movimento aparente do Sol no céu O Sol como fonte de luz e calor |
Habilidades: | EF02CI07 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Observar a posição do Sol no céu em diferentes horários do dia. • Comparar a sombra projetada por objetos em diferentes horários do dia. • Relacionar a posição do Sol no céu com a sombra projetada por um objeto. |
Unidade Temática: | Matéria e energia |
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Objetos do Conhecimento: | Produção de som Efeitos da luz nos materiais Saúde auditiva e visual |
Habilidades: | EF03CI03 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar situações de risco para a saúde visual e auditiva. • Classificar ambientes em relação à luminosidade e ao nível de ruído. • Listar hábitos que podem causar algum tipo de risco para a saúde visual e auditiva. |
Unidade Temática: | Vida e evolução |
Objetos do Conhecimento: | Características e desenvolvimento dos animais |
Habilidades: | EF03CI04 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Listar animais mais comuns no território paraense, como diferentes espécies de peixes (tambaqui, apaiari, jacuandá e acara-pixuna) e mamíferos (macaco-prego, macaco-de-cheiro), entre outras espécies comuns no estado do Pará e na Amazônia. • Identificar hábitos alimentares de animais mais comuns na flora paraense no ambiente próximo à escola ou na comunidade na qual a escola está inserida. • Diferenciar animais de acordo com o tipo de alimentação: herbívoros, carnívoros ou onívoros, usando exemplos da fauna paraense, sempre que possível. • Observar e relatar como se deslocam os animais mais comuns no território paraense (por exemplo, o boto-cor-de-rosa, que se desloca nos rios da região para encontrar alimento e reproduzir-se, ou o macaco-prego, que se movimenta ágil e rapidamente nas copas das árvores na floresta amazônica). |
Unidade Temática: | Vida e evolução |
Objetos do Conhecimento: | Características e desenvolvimento dos animais |
Habilidades: | EF03CI05 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Diferenciar animais de acordo com o tipo de reprodução em ovíparos, vivíparos e ovovivíparos, utilizando exemplos do Pará (como a tartaruga-da-amazônia, que é ovípara e põe seus ovos na areia das praias, ou a onça-pintada, que é vivípara e dá à luz filhotes já desenvolvidos). • Identificar as etapas do processo de desenvolvimento de animais presentes na fauna paraense (por exemplo, observando o ciclo de vida do pirarucu, desde os ovos até a fase adulta, ou o desenvolvimento das larvas de borboletas típicas da região). • Reconhecer o ser humano como um integrante do grupo de animais e compreender nossas características comuns e distintas (como compartilhar características de mamíferos, como a lactação, enquanto distinguimos nossa capacidade única de criar e usar tecnologia). • Descrever a etapa de desenvolvimento de animais ovíparos e vivíparos da fauna paraense, utilizando exemplos (por exemplo, o desenvolvimento dos filhotes de jacaré-açu, que são ovíparos e eclodem a partir de ovos, ou a gestação de antas, que são vivíparas e dão à luz filhotes já formados). • Comunicar as diferenças entre as fases da vida do ser humano: infância, juventude, idade adulta e velhice. |
Unidade Temática: | Terra e Universo |
Objetos do Conhecimento: | Características da Terra Observação do céu Usos do solo |
Habilidades: | EF03CI07 EF03CI08 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Manipular diferentes formas de representação do planeta como mapas, globos, fotografias etc. • Identificar elementos observados nas diferentes representações da Terra. • Identificar características da Terra, como sua forma esférica, a presença do solo, água etc. • Registrar os aspectos do céu em diferentes momentos do dia e da noite. • Identificar astros observáveis no céu: o Sol e demais estrelas, a Lua e os planetas. • Relacionar a rotina da criança com os períodos diários (dia e noite). |
Unidade Temática: | Matéria e energia |
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Objetos do Conhecimento: | Misuras Transformações reversíveis e não reversíveis |
Habilidades: | EF03CI03 EF04CI02 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar situações de risco para a saúde visual e auditiva. • Classificar ambientes em relação à luminosidade e ao nível de ruído. • Listar hábitos que podem causar algum tipo de risco para a saúde visual e auditiva. • Observar materiais expostos a diferentes condições de aquecimento, resfriamento, luz ou umidade, como o efeito do clima tropical úmido na deterioração de materiais de construção na região. • Relatar mudanças em materiais quando submetidos a diferentes condições, como a observação das mudanças na madeira devido à exposição à umidade constante na Floresta Amazônica. • Elaborar explicações acerca de transformações observáveis nos materiais, considerando, por exemplo, como a madeira se deteriora em função das condições ambientais da região. • Comparar transformações de diferentes materiais quando submetidos a condições distintas, como comparar a deterioração da madeira e do metal na região amazônica devido às condições climáticas úmidas. |
Unidade Temática: | Vida e evolução |
Objetos do Conhecimento: | Características e desenvolvimento dos animais |
Habilidades: | EF03CI04 EF04CI04 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Listar animais mais comuns no território paraense, como diferentes espécies de peixes (tambaqui, apaiari, jacuandá e acara-pixuna) e mamíferos (macaco-prego e macaco-de-cheiro), entre outras espécies comuns no estado do Pará e na Amazônia. • Identificar doenças causadas por microorganismos presentes na região, como a malária transmitida por mosquitos. • Descrever hábitos de higiene para a prevenção de doenças causadas por microorganismos em diferentes regiões do Brasil e da Amazônia, especialmente relevantes em comunidades ribeirinhas. • Propor atitudes e medidas para a prevenção de doenças causadas por microorganismos na escola e na comunidade, considerando a importância da conscientização e da educação sanitária. |
Unidade Temática: | Terra e Universo |
Objetos do Conhecimento: | Pontos cardeais Calendários, fenômenos cíclicos e cultura |
Habilidades: | EF04CI09 EF04CI11 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Comparar a sombra de uma vara perpendicular ao solo (gnômon) em diferentes horários do dia na região, observando como ela muda ao longo do dia devido ao movimento aparente do Sol. • Relacionar a sombra projetada pelo gnômon com as posições relativas do Sol na Amazônia, considerando como o ângulo e a direção da sombra podem indicar a posição solar. • Identificar os pontos cardeais por meio da observação da sombra de uma vara (gnômon), levando em consideração como essa técnica pode ser útil para a orientação na região. • Associar o movimento de rotação à duração dos dias e das noites na Amazônia, observando como a região experimenta variações na duração do dia ao longo do ano. • Associar a periodicidade das fases da Lua com o calendário na região amazônica, considerando como as fases lunares são relevantes para atividades culturais e econômicas locais. • Associar o tempo de duração do movimento de translação da Terra com a contagem dos anos, explorando como o calendário é influenciado pelo movimento orbital da Terra na Amazônia. • Comparar calendários utilizados por diferentes culturas ao longo da história, incluindo as culturas indígenas da Amazônia, e como esses calendários refletem as influências naturais e culturais da região. |
Unidade Temática: | Matéria e energia |
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Objetos do Conhecimento: | Propriedades físicas dos materiais Ciclo hidrológico Consumo consciente Reciclagem |
Habilidades: | EF05CI01 EF05CI02 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Investigar o comportamento das propriedades físicas dos materiais comuns usados no estado, estudando a durabilidade do látex extraído das seringueiras e a resistência de materiais como a cerâmica marajoara em diferentes condições ambientais. • Elaborar explicações para fenômenos da vida cotidiana com base nas propriedades físicas dos materiais. • Nomear as mudanças de estado físico da água que ocorrem no ciclo hidrológico no Pará, destacando processos como a evaporação nos rios amazônicos e a formação de chuvas na região. • Identificar fatores que podem interferir no ciclo hidrológico local, incluindo desmatamento e atividades de mineração como a extração de ouro, e como eles afetam o meio ambiente. • Relatar as transformações que ocorrem no ciclo hidrológico na Terra, com enfoque no Pará, observando a influência da Floresta Amazônica no ciclo de água regional. • Analisar as implicações do ciclo hidrológico na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais do estado, considerando o impacto de represas como a de Belo Monte. |
Unidade Temática: | Vida e evolução |
Objetos do Conhecimento: | Nutrição do organismo Hábitos alimentares Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório |
Habilidades: | EF05CI06 EF05CI08 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar os órgãos e as estruturas envolvidas nos sistemas digestório e respiratório e explicar suas funções, considerando aspectos da nutrição diante da variedade de frutas presentes em nossa região. • Explicar o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório. • Relacionar o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório com a nutrição do organismo, considerando a dieta tradicional paraense, rica em peixes e frutas locais. • Nomear grupos alimentares presentes em um cardápio típico do Pará, destacando a variedade de peixes, como o tucunaré, e frutas, como o cupuaçu, e considerando as diversidades e características regionais dentro do estado. • Relacionar as necessidades individuais na elaboração de um cardápio equilibrado com os ingredientes disponíveis no estado, enfatizando a importância de incluir alimentos regionais. • Elaborar propostas de cardápio equilibrado para a manutenção da saúde do organismo, utilizando ingredientes comuns no Pará, como variedades de peixes, frutas, verduras e castanhas regionais. |
Unidade Temática: | Terra e Universo |
Objetos do Conhecimento: | Constelações e mapas celestes Movimento de rotação da Terra Periodicidade das fases da Lua Instrumentos ópticos |
Habilidades: | EF05CI11 EF05CI12 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Observar a posição das estrelas no céu em diferentes horários no Pará, explicando o movimento relativo desses astros no céu a partir da perspectiva local. • Relacionar o movimento de rotação da Terra com o movimento relativo das estrelas no céu, inclusive o Sol, observado no Pará. • Explicar as diferentes posições em que o Sol é observado diariamente com base na rotação da Terra. • Identificar as fases da Lua e relatar as formas aparentes da Lua no céu, observando o Pará e destacando as peculiaridades locais da observação. • Relacionar as fases da Lua com o calendário, enfatizando observações feitas no Pará e sua periodicidade. • Concluir que existe uma periodicidade das fases da Lua, com base em observações realizadas no Pará, e sua importância no entendimento dos ciclos naturais. |
Unidade Temática: | Matéria e energia |
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Objetos do Conhecimento: | • Misturas homogêneas e heterogêneas • Separação de materiais • Materiais sintéticos • Transformações químicas |
Habilidades: | EF06CI01 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Classificar misturas em homogêneas ou heterogêneas, observando suas características visuais, como a clareza da água do rio após a chuva ou a mistura de areia e água em praias fluviais. • Identificar visualmente a formação de misturas, observando como diferentes substâncias – como óleo e água – interagem. • Determinar a quantidade de fases em uma mistura heterogênea, com a observação de diferentes camadas em amostras de solo amazônico. |
Habilidades: | EF06CI02 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Observar e relatar evidências de transformações químicas, como a mudança de cor ou liberação de gases, como ao misturar ingredientes locais em receitas tradicionais. • Explicar a ocorrência de transformações químicas com base em evidências observadas, como a fermentação de frutas nativas para a produção de bebidas. • Diferenciar transformações químicas de transformações físicas e misturas, usando exemplos como a preparação de alimentos tradicionais e a mistura de pigmentos para artesanato. |
Habilidades: | EF06CI03 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar as propriedades em que se baseiam os principais métodos de separação de misturas e aplicá-los em situações-problema, como a purificação da água ou a separação de resíduos sólidos. • Propor a aplicação de métodos de separação para melhorar o uso de recursos naturais na escola e na comunidade, como o tratamento de águas residuais ou a reciclagem de materiais. • Identificar processos de separação de materiais empregados na indústria e na vida cotidiana, como a extração de óleos essenciais de plantas locais ou a separação de minérios. |
Unidade Temática: | Vida e evolução |
Objetos do Conhecimento: | • Célula como unidade da vida • Interação entre os sistemas locomotor e nervoso |
Habilidades: | EF06CI05 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer a célula como unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos, estudando células de plantas e animais encontrados na região. • Identificar os componentes básicos das células animais e vegetais, destacando a estrutura de células de espécies locais como as árvores da Amazônia ou os peixes dos rios. • Comparar a organização de células animais e vegetais, usando como exemplo células de plantas amazônicas e células de animais típicos da região. • Caracterizar e comparar seres unicelulares e pluricelulares, além dos diferentes tipos de célula, observando organismos aquáticos microscópicos e a diversidade celular em plantas locais. |
Habilidades: | EF06CI06 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Interpretar esquemas e imagens que representam os níveis de organização dos seres vivos, desde átomos a organismos, usando exemplos da biodiversidade do Pará. |
Habilidades: | EF06CI07 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar as estruturas básicas do sistema nervoso, estudando sua função e importância em espécies locais e humanos. • Reconhecer o papel do sistema nervoso na coordenação e no controle do organismo, com base no estudo de suas células, estruturas e mecanismo de transmissão de impulsos nervosos. |
Unidade Temática: | Terra e Universo |
Objetos do Conhecimento: | • Lentes corretivas • Forma, estrutura e movimentos da Terra |
Habilidades: | EF06CI11 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar as camadas da Terra em desenhos e esquemas gráficos, relacionando-os às características geológicas da região do Pará. • Caracterizar as camadas do planeta Terra, desde as três camadas internas mais básicas até a atmosfera, usando exemplos relacionados ao solo e à geografia do Pará. • Descrever a composição e as propriedades das camadas que estruturam o planeta Terra, comparando-as com exemplos locais como os solos ricos em minerais do Pará. • Comparar a extensão das camadas estruturais em relação ao raio da Terra, usando referências visuais e dados específicos do território paraense. |
Habilidades: | EF06CI14 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer o movimento das sombras projetadas pelo Sol ao longo do dia, observando como isso ocorre em diferentes locais no Pará. • Associar o movimento aparente diurno do Sol ao movimento das sombras, usando exemplos práticos como a observação da sombra de árvores ao longo do dia. • Reconhecer que o movimento diurno aparente do Sol é causado pelo movimento de rotação da Terra, utilizando observações feitas em diferentes pontos do Pará. • Associar a variação do comprimento da sombra de objeto ao longo de um ano com o movimento aparente anual do Sol, observando essas mudanças em um local fixo no Pará. • Representar o movimento da sombra de um objeto projetado pelo Sol ao longo de um dia e o movimento de rotação da Terra, utilizando modelos ou experimentos práticos no Pará. • Reconhecer o movimento de rotação da Terra como a causa do fenômeno do dia e da noite, ilustrando esse conceito com exemplos e observações locais. |
Unidade Temática: | Matéria e energia |
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Objetos do Conhecimento: | • Máquinas simples • Formas de propagação do calor • Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra • História dos combustíveis e das máquinas térmicas |
Habilidades: | EF07CI03 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Classificar materiais como condutores ou isolantes térmicos, utilizando exemplos locais, como o uso da madeira da Amazônia em construções e a palha de carnaúba em coberturas para demonstrar suas propriedades térmicas. • Explicar o funcionamento de equipamentos e tecnologias que utilizam as propriedades térmicas dos materiais, como o uso de cerâmica na conservação de alimentos e as tecnologias de refrigeração adaptadas ao clima quente e úmido do Pará. • Construir soluções tecnológicas com base nos conhecimentos sobre as propriedades térmicas dos materiais, como projetos escolares para melhorar a ventilação natural em construções situadas no clima tropical do Pará. |
Habilidades: | EF07CI06 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Valorizar o papel da ciência no desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, reconhecendo inovações como painéis solares e sistemas de coleta de água da chuva impactam positivamente a vida na região amazônica. • Comparar vantagens e desvantagens do emprego de novas tecnologias, analisando como elas influenciam a qualidade de vida e os processos produtivos no Pará, como na pesca e na agricultura. • Identificar aplicações de novos materiais e novas tecnologias na vida cotidiana e no mundo do trabalho, observando como inovações recentes transformaram práticas locais, como na exploração de recursos naturais. • Debater as mudanças culturais, sociais e ambientais causadas pelo desenvolvimento e pela implementação de novas tecnologias e novos materiais, utilizando exemplos como o impacto da mineração e da exploração madeireira na região. |
Unidade Temática: | Vida e evolução |
Objetos do Conhecimento: | • Diversidade de ecossistemas • Fenômenos naturais e impactos ambientais • Programas e indicadores de saúde pública |
Habilidades: | EF07CI07 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar as principais características dos ecossistemas brasileiros, com ênfase nos biomas do Pará, como a Floresta Amazônica, os Manguezais e os campos de várzea. • Descrever e reconhecer as características dos ecossistemas locais do Pará, como a biodiversidade da Amazônia e sua relação com o clima e o solo da região. • Relacionar as características físicas dos ecossistemas do Pará às características da fauna e da flora presentes neles, como a adaptação das espécies à floresta densa e aos rios. |
Habilidades: | EF07CI09 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar as principais características e funções dos indicadores usados em saúde pública no Brasil, com foco nas especificidades da saúde pública no Pará. • Comparar dados de indicadores de saúde regionais/locais do Pará com dados nacionais, analisando diferenças e semelhanças no contexto da saúde pública na região Amazônica. • Avaliar os projetos e as políticas públicas locais e nacionais destinados à saúde e à qualidade de vida no Pará, compreendendo seu impacto na sociedade amazônica. |
Habilidades: | EF07CI10 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Descrever o funcionamento das vacinas no organismo, explicando sua importância no contexto de doenças tropicais comuns na região. • Avaliar a importância das vacinas através da análise de dados históricos de sua aplicação em epidemias no Brasil e no mundo, com ênfase nas campanhas de vacinação na região amazônica. • Valorizar a importância das vacinas para a saúde individual e coletiva, considerando os desafios de saúde pública no ambiente amazônico. |
Unidade Temática: | Terra e Universo |
Objetos do Conhecimento: | • Composição do ar • Efeito estufa • Camada de ozônio • Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) • Placas tectônicas e deriva continental |
Habilidades: | EF07CI12 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer que o ar atmosférico é uma mistura de gases, incluindo nitrogênio, oxigênio e gás carbônico, e discutir a qualidade do ar em áreas urbanas e rurais. • Analisar que o ar atmosférico também pode conter vapor de água, material particulado e microrganismos, especialmente em áreas próximas a atividades industriais e de mineração. • Explicar o que é pressão atmosférica, relacionando-a com fenômenos meteorológicos comuns no Pará, como as chuvas intensas e temporais. |
Habilidades: | EF07CI13 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Relacionar a ocorrência de fenômenos naturais com a alteração da composição do ar e do regime do fluxo de ventos no Pará, analisando impactos ambientais como queimadas. • Identificar os principais gases de efeito estufa e comparar suas porcentagens na atmosfera, discutindo como as atividades no Pará, como o desmatamento, influenciam esses níveis. • Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, reconhecendo a importância desse fenômeno para a manutenção de um clima equilibrado no Pará. • Avaliar ações humanas que aumentem a concentração dos gases de efeito estufa e propor formas de redução desse impacto, como práticas de manejo sustentável da floresta. |
Habilidades: | EF07CI15 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer a importância da camada de ozônio para a proteção contra os raios ultravioletas, especialmente considerando a exposição solar na região equatorial. • Identificar fenômenos como vulcanismo, terremotos e tsunamis, descrevendo-os com base na estrutura das camadas internas da Terra, e discutir sua relevância ou raridade no contexto geológico do estado. • Relacionar a baixa frequência ou intensidade de fenômenos geológicos no Pará com o fato de o território não estar localizado no limite entre placas tectônicas, destacando a estabilidade geológica da região. |
Unidade Temática: | Matéria e Energia |
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Objetos do Conhecimento: |
• Fontes e tipos de energia • Transformação de energia • Cálculo de consumo de energia elétrica • Circuitos elétricos • Uso consciente de energia elétrica |
Habilidades: | EF08CI01 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar as fontes de energia mais utilizadas em residências, comunidades, como a energia elétrica proveniente de hidrelétricas e o uso de biomassa. • Classificar fontes de energia como renováveis (como a energia solar e hidrelétrica) e não renováveis (como o petróleo e o gás natural), especialmente considerando as fontes predominantes no estado. • Identificar as fontes de energia (renováveis e não renováveis) utilizadas na região, destacando a importância de hidrelétricas como a de Tucuruí e o uso de combustíveis fósseis. |
Habilidades: | EF08CI06 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar usinas e formas de geração de energia elétrica no Pará, abordando desde grandes usinas hidrelétricas até pequenas instalações solares em comunidades remotas. • Comparar semelhanças e diferenças entre diferentes usinas de geração elétrica, como hidrelétricas, termelétricas e usinas solares. • Descrever os impactos ambientais causados por diferentes usinas de geração elétrica, incluindo os efeitos da construção de grandes represas sobre ecossistemas locais. • Explicar como a energia elétrica é transportada das usinas até o usuário final, considerando a extensão da rede elétrica em áreas urbanas e rurais. |
Unidade Temática: | Vida e Evolução |
Objetos do Conhecimento: |
• Mecanismos reprodutivos • Sexualidade |
Habilidades: | EF08CI08 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar as principais transformações que ocorrem no organismo durante a puberdade, considerando as especificidades culturais e sociais da juventude paraense. • Reconhecer o papel do sistema nervoso e dos hormônios sexuais nas transformações que ocorrem na puberdade, com enfoque na saúde do adolescente. • Explicar as diferentes dimensões da sexualidade humana, reconhecendo-as em diferentes situações e contextos, incluindo a diversidade cultural. |
Habilidades: | EF08CI09 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Explicar a ação dos diferentes métodos contraceptivos na prevenção à gravidez na adolescência e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com foco nas necessidades e realidades dos jovens paraenses. • Valorizar o uso de métodos contraceptivos para a prevenção da gravidez precoce e das IST, enfatizando a importância da educação sexual na região. • Comparar diferentes métodos contraceptivos, discutindo sua acessibilidade e aplicabilidade. |
Unidade Temática: | Terra e Universo |
Objetos do Conhecimento: |
• Sistema Sol, Terra e Lua • Clima |
Habilidades: | EF08CI12 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Observar e reconhecer as mudanças de fase da Lua ao longo de um mês, utilizando as claras noites do céu amazônico como observatório. • Explicar as mudanças de fase da Lua com base na iluminação do Sol e do movimento da Lua em torno da Terra, esquematizando o modelo em um diagrama. • Explicar e esquematizar os fenômenos dos eclipses solares e lunares, utilizando exemplos de como esses eventos são observados no Pará. |
Habilidades: | EF08CI13 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Construir modelos tridimensionais para representar o movimento da Terra em torno de si mesma (rotação) e o seu movimento em torno do Sol (translação), considerando a localização equatorial. • Representar os dois movimentos da Terra em desenhos bidimensionais, com ênfase na observação desses movimentos. • Relacionar o fato de regiões diferentes do globo serem iluminadas de maneira distintas à inclinação do eixo de rotação da Terra, discutindo como isso afeta as estações do ano. • Relacionar a orientação praticamente constante do eixo de rotação da Terra durante o movimento de translação à ocorrência das estações do ano, considerando as características climáticas do estado. |
Habilidades: | EF08CI15 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Diferenciar tempo e clima, explicando como as variações climáticas influenciam o cotidiano no estado, desde a agricultura até a vida urbana. • Analisar o funcionamento de estações meteorológicas na escola, na comunidade ou na cidade no estado, explorando a previsão do tempo e o monitoramento climático na região. • Analisar informações sobre o clima em gráficos e tabelas, com foco nos padrões climáticos característicos, como períodos de chuvas e secas. • Explicar como as regiões climáticas são determinadas pela circulação atmosférica e oceânica, apresentando desigualdade causada pelo relevo e pelos movimentos da Terra, além das características do relevo e da vegetação, aplicando esses conceitos ao clima paraense. |
Unidade Temática: | Matéria e Energia |
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Objetos do Conhecimento: |
• Aspectos quantitativos das transformações químicas • Estrutura da matéria • Radiações e suas aplicações na saúde |
Habilidades: | EF09CI01 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Utilizar modelos para descrever a estrutura da matéria e explicar as mudanças de estado físico, aplicando esses conceitos para entender fenômenos locais, como a evaporação de água nos rios do Pará. • Reconhecer as contribuições dos modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr para o estudo da estrutura atômica. • Justificar transformações de estado com base na estrutura atômica e molecular da matéria. • Elaborar procedimentos de investigação para analisar as transformações físicas da matéria, utilizando exemplos como a mudança de estado da água e outros recursos naturais encontrados no estado. |
Habilidades: | EF09CI07 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Elaborar procedimentos para realizar experimentos de investigação que evidenciem a composição da luz e sua interação com a matéria, utilizando a biodiversidade do estado para explorar fenômenos como a refração e a absorção de luz em diferentes espécies. • Analisar a evolução dos sistemas de geração de som e imagem utilizados em tecnologia ao longo da história, considerando o impacto dessas tecnologias na comunicação e na preservação da cultura local. • Avaliar os impactos de tecnologias baseadas na propagação das ondas de luz e de som no campo da comunicação e da medicina, explorando aplicações relevantes para as comunidades locais. |
Unidade Temática: | Vida e Evolução |
Objetos do Conhecimento: |
• Hereditariedade • Ideias evolucionistas • Preservação da biodiversidade |
Habilidades: | EF09CI09 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Interpretar esquemas e desenhos que representam os níveis de organização da célula ao gene, aplicando esses conceitos ao estudo da biodiversidade única da Amazônia. • Aplicar as ideias de Mendel e sua primeira Lei na resolução de situações-problema, utilizando exemplos de plantas e animais encontrados no estado. • Avaliar a importância dos avanços na área de biotecnologia em diferentes contextos, considerando sua aplicação na agricultura e na medicina tradicional de povos locais. • Reconhecer as diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável (ambiental, social, cultural, econômico e político), discutindo sua relevância no contexto da preservação da Amazônia. |
Habilidades: | EF09CI13 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Analisar as ideias propostas nas principais reuniões e conferências mundiais para a preservação do ambiente, relacionando-as com as questões ambientais do estado. • Defender a importância dos modelos de desenvolvimento sustentável, elaborando propostas de intervenção para problemas ambientais locais com base nos princípios da sustentabilidade. |
Unidade Temática: | Terra e Universo |
Objetos do Conhecimento: |
• Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo • Astronomia e cultura • Vida humana fora da Terra • Ordem de grandeza astronômica • Evolução estelar |
Habilidades: | EF09CI14 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Comparar algumas características dos astros do Sistema Solar, relacionando-os com observações feitas no Pará, como a visualização de planetas em noites claras. • Esquematizar hierarquicamente e indicar as ordens de grandeza das seguintes estruturas: Sistema Solar, Via Láctea e Universo, utilizando referências visuais observáveis no céu amazônico. • Descrever a composição de planetas e corpos menores do Sistema Solar, aplicando o conhecimento ao contexto do estudo astronômico na região. |
Habilidades: | EF09CI15 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Investigar como diferentes culturas relacionam-se com o céu, reconhecendo a diversidade de interpretações míticas e astronômicas presentes nas culturas ancestrais amazônicas. • Reconhecer as relações que os seres humanos estabelecem entre o céu e as alterações no ambiente imediato e como elas levaram à elaboração dos calendários, utilizando exemplos da região amazônica. |
Habilidades: | EF09CI16 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Reconhecer como o conhecimento astronômico permitiu a elaboração de ferramentas e soluções que propiciaram o avanço de atividades humanas no Pará, como agricultura, pesca e caça, influenciadas pelos ciclos lunares e sazonais. |