Unidade Temática: | O sujeito e seu lugar no mundo |
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Objetos do Conhecimento: |
• Elementos da paisagem no lugar de vivência. • Elementos naturais usados na confecção de objetos e construção de moradias. |
Habilidades: | EF01GE01 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer elementos da paisagem dos lugares de vivência e de outras localidades, diferentes da região amazônica, identificando semelhanças e diferenças entre eles. • Descrever características e os materiais utilizados na confecção de objetos e em diferentes tipos de construções (como moradias e escolas), reconhecendo que têm como origem elementos extraídos da natureza. • Identificar elementos naturais presentes nas paisagens da região amazônica que servem para confeccionar objetos e construir moradias. |
Objetos do Conhecimento: | • Situações de convívio em espaços públicos de lazer. |
Habilidades: | EF01GE03 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Comparar características de praças, áreas públicas de convívio, parques ou outros espaços públicos de lazer nos seus lugares de vivência, reconhecendo sua importância para estreitar laços comunitários. |
Unidade Temática: | Conexões e escalas |
Objetos do Conhecimento: |
• As paisagens e os ritmos da natureza. • O tempo atmosférico e seus impactos nos modos de vestir e hábitos alimentares. |
Habilidades: | EF01GE05 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer mudanças de mesma paisagem a partir de condições de luminosidade, pluviosidade e outros fenômenos da natureza. • Reconhecer diferentes características do tempo atmosférico no lugar de vivência por meio da comparação com outras localidades ou épocas do ano. • Relacionar diferentes condições do tempo atmosférico com os hábitos alimentares e o modo de vestir. |
Unidade Temática: | Mundo do trabalho |
Objetos do Conhecimento: | • Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia. |
Habilidades: | EF01GE07 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Indicar locais de trabalho e a atuação de diferentes profissionais nos lugares de vivência e outras localidades da Amazônia, valorizando a importância social de cada um desses profissionais. • Reconhecer atividades de trabalho que costumam ser desenvolvidas somente por mulheres na comunidade onde vive, levantando hipóteses sobre algumas razões para isso ocorrer. |
Unidade Temática: | Formas de representação e pensamento espacial |
Objetos do Conhecimento: | • Representações do lugar de vivência: mapas mentais e desenhos de observação, memória e imaginação. |
Habilidades: | EF01GE08 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Representar trajetos do dia a dia por meio de mapa mental (desenho de memória). • Representar lugares de vivência por meio de desenhos de observação. • Representar atividades de trabalho, tipos de moradia e/ou elementos da natureza por meio de desenho inspirado em contos literários, poemas, canções e histórias inventadas. |
Objetos do Conhecimento: | • Noções de lateralidade a partir do próprio corpo. |
Habilidades: | EF01GE09 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Interpretar e elaborar representações que indiquem o posicionamento (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) de objetos cotidianos e elementos da paisagem tendo o próprio corpo como referência. |
Unidade Temática: | O sujeito e seu lugar no mundo |
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Objetos do Conhecimento: |
• Diferentes costumes e tradições. • Diferentes formas de se relacionar com a natureza e modos de vida. |
Habilidades: | EF02GE02 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Valorizar a sociodiversidade a partir da comparação de diferentes costumes e tradições praticados por diferentes grupos sociais e/ou migrantes no bairro ou comunidade em que vive. • Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares, como áreas florestadas e alagadiças, espaços rurais e urbanos. • Reconhecer formas dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia se relacionarem com a floresta (seja a partir das suas técnicas agrícolas ou de extrativismo, formas de manejo florestal e pesca, cosmogonias, mitologias, entre outros modos). |
Unidade Temática: | Conexões e escalas |
Objetos do Conhecimento: | • Mudanças e permanências na paisagem ao longo do tempo. |
Habilidades: | EF02GE05 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Reconhecer mudanças e permanências dos elementos da paisagem de uma mesma localidade ao longo do tempo a partir de pinturas, fotografias e observação direta. |
Unidade Temática: | Mundo do trabalho |
Objetos do Conhecimento: |
• O trabalho na agricultura, pecuária e extrativismo. • Impactos ambientais de diferentes atividades econômicas. |
Habilidades: | EF02GE07 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar produtos e características do trabalho na agricultura, na pecuária e no extrativismo, reconhecendo sua importância e também os impactos ambientais causados por essas atividades econômicas (a exemplo do desmatamento, extinção de espécies, comprometimento do solo e dos rios pelo extrativismo mineral, entre outros). • Reconhecer impactos ambientais frequentes na região amazônica, como os relacionados ao desmatamento para as práticas de agropecuária e mineração, poluição e contaminação de rios, perda da fertilidade do solo, aumento da poluição do ar, entre outros. |
Unidade Temática: | Formas de representação e pensamento espacial |
Objetos do Conhecimento: | • Diferentes formas de representação espacial e tipos de visões. |
Habilidades: | EF02GE08 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Comparar características de diversas formas de representação de uma mesma paisagem (como fotografia, desenho, mapa mental, planta cartográfica, foto aérea, imagem de satélite e maquete), reconhecendo os tipos de visões representadas. • Identificar diferentes formas de se representar os territórios de povos indígenas, comunidades quilombolas e outros povos tradicionais amazônicos. |
Objetos do Conhecimento: | • Noções de lateralidade a partir de objetos do dia a dia. |
Habilidades: | EF02GE10 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Indicar a posição de objetos e pontos de referência por meio de representações espaciais da escola e outras localidades feitas em visão vertical utilizando referenciais, como frente, trás, direita, esquerda, em cima, embaixo, desenvolvendo noções de lateralidade. |
Unidade Temática: | Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Objetos do Conhecimento: |
• Uso e conservação da água. • Uso e conservação do solo. |
Habilidades: | EF02GE11 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer a importância da água para os seres vivos, identificando seus principais usos pelos seres e os fatores que favorecem sua poluição ou escassez. • Identificar diferentes usos dos rios na Amazônia brasileira, reconhecendo sua importância econômica, social, ambiental e simbólica para as pessoas que vivem nesta região. • Reconhecer a importância do solo das plantas, aos animais e às pessoas, identificando principais ameaças à sua conservação. • Conhecer formas ancestrais e tradicionais de cuidado com o solo e aumento de sua fertilidade, praticadas pelos povos amazônicos. |
Unidade Temática: | O sujeito e seu lugar no mundo |
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Objetos do Conhecimento: |
• Influências culturais de vários povos e grupos sociais. • Povos e comunidades tradicionais e sociodiversidade. • Manifestações culturais no campo e na cidade. |
Habilidades: | EF03GE02 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar aspectos que revelem influências culturais de grupos sociais provenientes de diversas localidades do Brasil e do mundo nos lugares de vivência (na língua, alimentação, arquitetura, vestuário, entre outros), considerando contribuições de povos indígenas, africanos, latino-americanos, europeus e asiáticos. • Valorizar a diversidade cultural de comunidades tradicionais (como ribeirinhos, seringueiros, castanheiros, pescadores artesanais, quebradeiras de coco babaçu, quilombolas, paiçabores, peixeiros) e de povos indígenas brasileiros, investigando sua presença no município onde vive e sobre suas formas de se relacionar com os elementos da natureza. • Investigar manifestações culturais (artísticas, musicais, esportivas ou de lazer) realizadas por grupos sociais de seus lugares de vivência, nos espaços rurais, urbanos, áreas florestadas e/ou alagadiças. |
Unidade Temática: | Conexões e escalas |
Objetos do Conhecimento: | • Transformação das paisagens. |
Habilidades: | EF03GE04 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar elementos naturais e elementos humanizados (ou elementos culturais) em distintas paisagens, incluindo as do lugar de vivência. • Reconhecer fenômenos naturais e ações humanas que podem favorecer a transformação de paisagens, com elementos da paisagem que se modificam ao longo do tempo, mas que ganham novos usos e significados. |
Unidade Temática: | Mundo do trabalho |
Objetos do Conhecimento: | • Diferentes produtos e atividades de trabalho. |
Habilidades: | EF03GE05 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar produtos extraídos, cultivados ou produzidos a partir de elementos da natureza, com destaque para os que são extraídos, cultivados ou produzidos por povos e comunidades tradicionais na Amazônia brasileira. • Relacionar diferentes atividades econômicas aos tipos de trabalho associados a cada uma delas, e aos espaços em que são realizados, considerando os que são realizados na região. • Investigar transformações de paisagens e impactos ambientais causados pela atividade agropecuária, extrativista e industrial, baseado em exemplos concretos da realidade amazônica. |
Unidade Temática: | Formas de representação e pensamento espacial |
Objetos do Conhecimento: | • Representações espaciais bidimensionais e tridimensionais. |
Habilidades: | EF03GE06 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Reconhecer e diferenciar representações do espaço geográfico bidimensionais (como desenhos, croquis, mapas mentais e plantas cartográficas) e tridimensionais (como maquete e globo terrestre). |
Objetos do Conhecimento: | • Legendas e seus símbolos. |
Habilidades: | EF03GE07 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer a importância da legenda para a interpretação de símbolos, linhas, cores e padrões utilizados em representações cartográficas. • Comparar representações cartográficas de mesma localidade em diferentes escalas com base em elementos da paisagem representados em suas legendas. • Interpretar e elaborar legendas de mapas sociais ou outros tipos de representação de territórios de povos e comunidades tradicionais amazônicas. |
Unidade Temática: | Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Objetos do Conhecimento: |
• Usos dos elementos da natureza. • Importância da água e de seu uso consciente. • Produção e descarte adequado do lixo. |
Habilidades: | EF03GE09 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar os principais usos da água nas atividades cotidianas domésticas, na geração de energia e na agricultura (ou em outras atividades como pecuária, extrativismo e indústria). • Refletir sobre os problemas que a falta de chuvas ou de água podem acarretar ao ambiente e ao abastecimento humano, tomando como exemplo situações vivenciadas na Amazônia brasileira. • Investigar usos de elementos da natureza para produção de produtos que usamos no dia a dia e a forma como são descartados (ou embalagens) depois de utilizados, refletindo sobre propostas a favor de um destino final que considere a conservação da paisagem e qualidade de vida das pessoas. • Reconhecer desafios do despejo final de resíduos sólidos não orgânicos em comunidades que habitam longe de centros urbanos na Amazônia ou em áreas periféricas de cidades onde não há sistema adequado de coleta. |
Unidade Temática: | O sujeito e seu lugar no mundo |
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Objetos do Conhecimento: | Território e diversidade cultural |
Habilidades: | EF04GE01 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar as influências culturais de diversos povos nos hábitos da população de seu lugar de vivência e na região amazônica brasileira como um todo, ressaltando as influências dos povos indígenas, africanos e afrodescendentes. • Reunir relatos sobre histórias familiares envolvendo migrantes, abordando, inclusive, aspectos das migrações da população negra que se direcionou para o estado do Pará ao longo do tempo, como as pessoas negras escravizadas que, por volta de 1760, foram para o Vale do Guaporé; ou dos migrantes indígenas, a partir de 1870, do Nordeste para trabalhar na extração da borracha, minérios e metais preciosos; ou de grupos que vieram das Antilhas, a partir de 1873, para a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; ou dos haitianos, que vieram a partir de 2010; ou de venezuelanos, a partir de 2018; ou dos brasileiros que migraram para o território francês da Guiana. |
Unidade Temática: | Conexões e escalas |
Objetos do Conhecimento: |
• Unidades político-administrativas do Brasil. • Principais governantes e suas funções. • O exercício da cidadania na esfera do município. |
Habilidades: | EF04GE05 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer as principais unidades político-administrativas do Brasil (distrito, município, unidades da federação, regiões), localizando o lugar de viver em mapas e outras representações cartográficas. • Identificar quem são os principais governantes que atuam nas esferas municipal, estadual e federal dos diferentes municípios e reconhecer suas diferentes atribuições. • Reconhecer canais de participação social e diferentes modos de exercer a cidadania, junto ao poder público municipal, propondo ações para o lugar de vivência. • Reconhecer formas de participação social e cidadã de povos indígenas, comunidades quilombolas e outros povos tradicionais visando à afirmação de seus direitos. |
Objetos do Conhecimento: | Territórios dos povos indígenas e das comunidades quilombolas. |
Habilidades: | EF04GE06 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar as expressões de territorialidade de diferentes povos do mundo e do Brasil, em especial dos que vivem na Amazônia. • Reconhecer a importância da demarcação dos territórios onde vivem os povos indígenas e a titulação dos territórios onde vivem as comunidades quilombolas para a sua sobrevivência física e manutenção de seus hábitos culturais. • Compreender os critérios utilizados para a demarcação dessas terras. • Identificar desafios enfrentados pelos povos indígenas, povos amazônicos e comunidades quilombolas em seus territórios, a partir de realidades vivenciadas no estado do Pará. |
Unidade Temática: | Mundo do trabalho |
Objetos do Conhecimento: | Características do trabalho no campo e na cidade. |
Habilidades: | EF04GE07 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar características do espaço rural (campo) e urbano (cidade) e suas relações de interdependência, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. • Comparar características do trabalho no setor primário (predominantemente desenvolvido nos espaços rurais dos municípios) com as do trabalho nos setores secundário e terciário (predominantemente desenvolvido nos espaços urbanos dos municípios). • Reconhecer que muitas das atividades de trabalho se relacionam com o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos. |
Unidade Temática: | Formas de representação e pensamento espacial |
Objetos do Conhecimento: | Direções cardeais. |
Habilidades: | EF04GE09 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer formas distintas de localização e orientação utilizadas pelas pessoas ao longo do tempo. • Utilizar a rosa dos ventos para indicar a direção de objetos, pessoas e localidades rurais e urbanas considerando os pontos cardeais e colaterais. |
Objetos do Conhecimento: | Tipos de mapas e seus elementos constitutivos. |
Habilidades: | EF04GE10 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar os principais usos e finalidades dos mapas, reconhecendo que são formas de representação simplificadas do espaço geográfico e que expressam uma visão do mundo e da realidade. • Comparar distintos mapas elaborados ao longo do tempo, avaliando os materiais e técnicas utilizadas. |
Unidade Temática: | Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Objetos do Conhecimento: | Aspectos físicos-naturais do lugar de vivência. Conservação e degradação da natureza. |
Habilidades: | EF04GE11 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar as formas de relevo, características dos rios, clima e diferentes tipos de formação vegetal do Brasil e do lugar de viver. • Identificar alterações e elementos da natureza promovidas pela ação humana que impactam o relevo, os rios, o clima e a vegetação no ambiente em que vive, reconhecendo formas de minimizar tais impactos. |
Unidade Temática: | O sujeito e seu lugar no mundo |
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Objetos do Conhecimento: | População mundial e brasileira: dinâmicas recentes. |
Habilidades: | EF05GE01 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Analisar dados demográficos do Brasil, interpretando quadros, gráficos e mapas. • Analisar os principais fluxos de migração externa e interna recentes no Brasil e os desafios enfrentados pelos migrantes no local de destino. • Reconhecer diferenças étnico-raciais e étnico-culturais da população brasileira e aspectos das desigualdades sociais e regionais no Brasil e no estado do Pará, enfatizando a realidade das populações negras, afrodescendentes e indígenas. • Reconhecer desigualdades sociais da população brasileira, a partir de dados como diferença de renda entre homens e mulheres, e entre pessoas negras e brancas, refletindo sobre a importância e formas de mudar as enormes discrepâncias encontradas. |
Unidade Temática: | Conexões e escalas |
Objetos do Conhecimento: | Cidades: formas, funções e crescimento urbano. |
Habilidades: | EF05GE03 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer diversas formas urbanas brasileiras a partir das características espaciais de cidades que tiveram seu crescimento espontâneo e das que tiveram um planejamento prévio. • Apontar razões para o acelerado crescimento urbano no Brasil, que ocasiona mudanças rápidas na paisagem das cidades e inúmeros desafios para as pessoas que ali vivem. • Indicar as distintas funções que as cidades podem ter (como centros político-administrativos, turísticos, religiosos, portuários, entre outros) e hierarquias urbanas, se atentando para suas redes de conexão. • Identificar problemas ambientais que ocorrem nos espaços urbanos do município onde vive, apresentando soluções para atenuá-los junto a órgãos do poder público. |
Unidade Temática: | Mundo do trabalho |
Objetos do Conhecimento: | Transformações dos meios de transporte e de comunicação. |
Habilidades: | EF05GE06 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar mudanças nos meios de transporte ao longo do tempo, comparando características e principais vantagens e desvantagens de cada tipo de transporte em relação ao deslocamento de mercadorias e de pessoas. • Reconhecer a importância social, econômica e simbólica que os rios têm na região amazônica para o deslocamento de pessoas e mercadorias. • Reconhecer mudanças nos meios de comunicação ao longo do tempo, refletindo sobre as dicções na utilização desses meios e da importância de ações de inclusão e cidadania digital no mundo contemporâneo. • Identificar formas de utilização de tecnologias modernas de comunicação por povos e comunidades tradicionais na Amazônia, e os impactos positivos e negativos desse uso. |
Objetos do Conhecimento: | Formas de produção de energia elétrica e o desafio da sustentabilidade. |
Habilidades: | EF05GE07 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar diversas formas de produção de energia elétrica, a partir de fontes renováveis e não renováveis, reconhecendo vantagens e desvantagens em cada uma dessas formas. • Reconhecer a importância da energia elétrica no cotidiano das pessoas e para as várias atividades econômicas contemporâneas (incluindo a indústria, a agricultura e o extrativismo), propondo formas de economizar energia elétrica no lugar de vivência. • Avaliar impactos socioambientais que construções de usinas hidrelétricas causaram na Amazônia, debatendo sobre essa forma de produção de energia. • Identificar ações de sustentabilidade ambiental, social e econômica que são desenvolvidas na Amazônia e têm contribuído para novas formas de geração de energia de baixo impacto. |
Unidade Temática: | Formas de representação e pensamento espacial |
Objetos do Conhecimento: | Transformações de paisagens nas representações espaciais. |
Habilidades: | EF05GE08 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Reconhecer transformações nas paisagens a partir de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite, incluindo análises dos espaços urbanos. |
Objetos do Conhecimento: | Representações de redes e hierarquias urbanas. |
Habilidades: | EF05GE09 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Identificar redes e hierarquias urbanas a partir de mapas temáticos e representações gráficas. |
Unidade Temática: | Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Objetos do Conhecimento: | Problemas ambientais no lugar de vivência e formas de minimizá-los. |
Habilidades: | EF05GE11 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água, verificando como isso ocorre no estado do Pará. • Identificar problemas ambientais no lugar de vivência relacionados à poluição do ar e das águas e descarte inadequado de resíduos sólidos, propondo formas de minimizá-los. • Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida no lugar de vivência, analisando as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade onde se vive. • Identificar exemplos de órgãos públicos e entidades não governamentais que têm buscado melhorias na qualidade de vida de pessoas negras, indígenas e comunidades tradicionais no Pará. |
Unidade Temática: | O sujeito e seu lugar no mundo |
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Objetos do Conhecimento: | Usos do espaço geográfico e a modificação das paisagens |
Habilidades: | EF06GE02 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Diferenciar os principais conceitos de referência da geografia (lugar, paisagem, território, região), estabelecendo relações entre eles a fim de caracterizar o seu objeto de análise: o espaço geográfico. • Identificar diferentes usos que as pessoas fazem dos espaços que ocupam, atentando-se para o lugar de vivência. • Observar elementos da paisagem, diferenciando os que são naturais dos que são antrópicos (humanizados ou culturais). • Reconhecer causas das mudanças das paisagens em diferentes tempos, associando a transformação da paisagem tanto às ações naturais, como também às necessidades e aos modos de vida dos seres humanos. • Avaliar formas de ocupação do espaço e transformações das paisagens por povos originários na Amazônia ao longo do tempo, a partir das investigações arqueológicas, históricas, entrevistas, observações diretas, entre outras estratégias. |
Unidade Temática: | Conexões e escalas |
Objetos do Conhecimento: | Aspectos físico-naturais do planeta Terra: relevo, solo, clima, hidrografia e vegetação |
Habilidades: | EF06GE05 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Caracterizar aspectos físico-naturais referentes a relevo, solo, clima, hidrografia e vegetação do planeta, estabelecendo relações entre eles. • Reconhecer as diversas fontes de água, refletindo sobre a importância desse elemento natural para os seres vivos. • Identificar características e elementos que compõem uma bacia hidrográfica, incluindo processos de escoamento de água para seus rios superficiais e subterrâneos em áreas não desmatadas, em áreas urbanas e em espaços degradados. • Conhecer explicações sobre os elementos físico-naturais a partir de cosmogonias e saberes de povos tradicionais. |
Unidade Temática: | Mundo do trabalho |
Objetos do Conhecimento: | Transformações das paisagens do campo e da cidade pelas atividades econômicas |
Habilidades: | EF06GE06 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Distinguir as atividades econômicas predominantes pelos principais setores da economia (primário, secundário e terciário), identificando qual deles se relaciona à atividade profissional das pessoas com as quais convive. • Reconhecer mudanças nas paisagens rurais e urbanas ocasionadas pelo desenvolvimento da agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços, identificando tipos de produção, mão de obra e técnicas de trabalho utilizadas nas atividades econômicas no Brasil e no estado do Pará. |
Objetos do Conhecimento: | Surgimento e adensamento das cidades e os impactos socioambientais |
Habilidades: | EF06GE07 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Comparar características das primeiras cidades surgidas no mundo com cidades da contemporaneidade. • Apontar as principais razões que levam ao crescimento das cidades e à alta taxa de urbanização no Brasil, avaliando suas consequências em relação à transformação das paisagens naturais. • Reconhecer os principais problemas contemporâneos das grandes cidades do Brasil e do estado do Pará, apontando soluções para minimizá-los, considerando preceitos da sustentabilidade ambiental, social e econômica. |
Unidade Temática: | Formas de representação e pensamento espacial |
Objetos do Conhecimento: | Mapas: tipos e elementos principais |
Habilidades: | EF06GE08 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer a importância da cartografia para as análises espaciais dos fenômenos. • Ler e interpretar diferentes tipos de mapas, identificando os seus principais elementos (título, legenda, escala, rosa dos ventos e fonte) e funções. • Diferenciar escalas gráfica e numérica, utilizando-as para medir distâncias em localidades de superfície terrestre. |
Objetos do Conhecimento: | Diferentes tipos de representações espaciais |
Habilidades: | EF06GE09 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Interpretar e/ou elaborar representações bidimensionais e tridimensionais que expressem diferentes elementos e dinâmicas físico-naturais. • Interpretar perfis topográficos de vegetação a fim de evidenciar, respectivamente, diferentes altitudes e estratificação de formações vegetais. |
Unidade Temática: | Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Objetos do Conhecimento: | Transformações dos elementos naturais pelas pessoas: relevo, solo, clima e vegetação |
Habilidades: | EF06GE11 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Refletir, por meio de exemplos, sobre como diferentes sociedades se relacionam com a natureza e transformam os ambientes naturais e as paisagens, comparando realidades da região Amazônica em seus diferentes espaços. |
Unidade Temática: | O sujeito e seu lugar no mundo |
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Objetos do Conhecimento: | Formação socioeconômica e territorial do Brasil |
Habilidades: | EF07GE02 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer o Brasil como um Estado nacional, identificando os limites terrestres e marítimos do território brasileiro, suas principais divisões político-administrativas e formas de organização política. • Identificar os estados que compõem a Amazônia Legal, reconhecendo o contexto de criação e as razões que levaram o governo federal a criar essa região de planejamento. • Evidenciar as principais atividades econômicas que contribuíram para a ocupação do território brasileiro e o afluxo populacional ao longo do tempo, questionando estereótipos relacionados a esse processo. • Apontar razões para o território brasileiro ter mudado de configuração ao longo do tempo, evidenciando conflitos, tensões políticas e ações diplomáticas. • Reconhecer a importância dos povos indígenas originários na definição de rotas terrestres no Brasil entre os séculos XV e XVIII. • Analisar como ocorreu o processo de ocupação territorial na Amazônia em diferentes momentos históricos, considerando diversas perspectivas, incluindo as indígenas e as de comunidades tradicionais. |
Unidade Temática: | Conexões e escalas |
Objetos do Conhecimento: | Territórios e territorialidades dos povos tradicionais, indígenas e comunidades quilombolas |
Habilidades: | EF07GE03 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Contextualizar a luta de comunidades remanescentes de quilombos (comunidades quilombolas), indígenas e demais povos tradicionais na busca pelo reconhecimento de seus territórios de referência, onde reproduzem suas territorialidades, hábitos culturais, modos de vida e formas estreitas de se relacionar com a natureza. • Indicar, a partir de leitura de mapas, onde há concentração das Terras Indígenas no Brasil e comparar as extensões territoriais das Terras Indígenas situadas dentro e fora da Amazônia Legal. • Confrontar, a partir de leitura de gráficos e mapas, o número de comunidades quilombolas reconhecidas pelo governo brasileiro, e o número de terras tituladas, levantando hipóteses para explicar a disparidade numérica existente. • Identificar alguns dos principais problemas socioambientais contemporâneos nas terras e territórios dos povos tradicionais, indígenas e comunidades quilombolas, no Brasil e no estado do Pará. |
Unidade Temática: | Mundo do trabalho |
Objetos do Conhecimento: | Impactos ambientais e econômicos das atividades produtivas |
Habilidades: | EF07GE06 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar formas de trabalho existentes nas diversas etapas de extração/produção, circulação e venda de mercadorias e os diversos impactos socioambientais desses processos. • Relacionar mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com transformações no mundo do trabalho em diversos setores da economia brasileira. • Analisar a importância das redes de transporte e comunicação nas etapas de extração/produção, circulação e venda de mercadorias e no desenvolvimento da economia brasileira, identificando os principais modais de transporte (cargas e pessoas) e meios de comunicação utilizados no Brasil e nas regiões brasileiras. • Relacionar a abertura de estradas na Amazônia Brasileira com o aumento da urbanização e significativo desmatamento nessa região. • Analisar como as formas de produção e os padrões de consumo atuais provocam diversos impactos socioambientais, propondo ações ligadas à sustentabilidade, considerando a realidade do lugar de vivência. |
Unidade Temática: | Formas de representação e pensamento espacial |
Objetos do Conhecimento: | Interpretação e elaboração de mapas temáticos e históricos do Brasil |
Habilidades: | EF07GE09 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Interpretar e/ou elaborar mapas temáticos e históricos relacionados às mudanças das configurações dos limites internacionais e das unidades federativas do Brasil. • Interpretar e/ou elaborar mapas temáticos e históricos relacionados à produção nos diferentes setores da economia, às redes de transporte e comunicação, à demografia ou aos componentes físico-naturais do território brasileiro ou paraense. |
Unidade Temática: | Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Objetos do Conhecimento: | Aspectos físico-naturais do Brasil e intervenções humanas: relevo, clima, hidrografia e vegetação |
Habilidades: | EF07GE11 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, estereótipos acerca das paisagens do Brasil. • Indicar as principais formas de relevo, clima e aspectos da hidrografia e da vegetação brasileira. • Caracterizar as principais formas do relevo brasileiro, indicando diferentes ações humanas que vêm contribuindo para sua alteração (com destaque para a exploração de minérios que vêm provocando desastres ambientais como os assistidos nos municípios de Mariana-MG, Brumadinho-MG, Barcarena-PA e Maceió-AL). • Caracterizar as principais formações vegetais brasileiras, apontando causas e consequências da sua devastação, bem como destacando ações que contribuem para a sua preservação e conservação (enfatizando o caso da Floresta Amazônica). • Identificar os tipos de Unidades de Conservação (UCs) existentes no Brasil, indicando sua importância socioambiental e reconhecendo a influência da luta dos chamados “povos da floresta” na criação do tipo de UCs de Uso Sustentável. • Caracterizar os principais tipos de climas no Brasil, a partir da leitura de climogramas, e indicar as consequências das mudanças climáticas no país. • Reconhecer efeitos e grupos atingidos pelo racismo ambiental no Brasil, com ênfase no estado do Pará, analisando casos concretos de violência e exclusão sofridos por esses grupos ou de degradação ambiental de seus territórios tradicionais |
Unidade Temática: | O sujeito e seu lugar no mundo |
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Objetos do Conhecimento: | Dinâmica demográfica mundial e latino-americana |
Habilidades: | EF08GE03 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar os principais fluxos migratórios voluntários e forçados na América Latina em diferentes períodos, considerando as áreas de expulsão e atração de migrantes, além de fatores políticos, históricos, socioeconômicos, climáticos e outros condicionantes físico-naturais. • Caracterizar aspectos da demografia mundial e paraense, considerando dados relacionados à população absoluta e relativa, crescimento vegetativo, densidade demográfica, estrutura etária, renda média salarial, taxa de fertilidade, esperança de vida ao nascer, migrações externas, entre outros, a partir da interpretação de tabelas, gráficos e mapas. • Refletir sobre os desafios da população indígena e afrodescendente na América Latina, considerando exemplos de lutas envolvendo seus territórios, territorialidade e consolidação de direitos. • Analisar criticamente formas estereotipadas em que foram representados os povos indígenas, africanos, e outros povos e comunidades tradicionais da América e da África ao longo dos tempos, avaliando as consequências negativas para esses povos e comunidades e para a manutenção do racismo estrutural em diversos países do mundo e Brasil. |
Unidade Temática: | Conexões e escalas |
Objetos do Conhecimento: | Organização das Nações Unidas (ONU): objetivos e desafios. Outras organizações internacionais multilaterais. |
Habilidades: | EF08GE06 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Indicar as razões do fim da Segunda Guerra ser um marco na criação de inúmeras organizações internacionais multilaterais. • Reconhecer a importância da Organização das Nações Unidas (ONU) nas relações diplomáticas internacionais, identificando seus principais objetivos, agências, formas de ação e desafios para a promoção da paz. • Reconhecer formas de atuação de organizações internacionais de natureza distintas, sejam financeiras (como FMI, Banco Mundial, NDB), econômicas (como a OMC, a OCDE e os blocos econômicos), políticas (como a OEA), militares (como a OTAN), científico-culturais (como a OEI), entre outras. • Diferenciar os blocos econômicos dos fóruns econômicos, identificando objetivos e desafios de alguns que atuam na América e África, como os blocos econômicos USMC (ex-Nafta), Mercosul, Caricom, Unasul, Comunidade Andina, APEC, SADC, União Africana, União do Magrebe Árabe, e os fóruns econômicos G-7, G-20 e BRICS. |
Unidade Temática: | Mundo do trabalho |
Objetos do Conhecimento: | Desenvolvimento econômico e científico e atividades de destaque em países da África e da América Latina |
Habilidades: | EF08GE13 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar atividades econômicas de destaque desenvolvidas em países africanos e latino-americanos e a inserção da tecnologia nas atividades de trabalho nos espaços rurais e urbanos destes países. • Reconhecer a dependência tecnológica no setor produtivo dos países africanos e latino-americanos em relação aos países do norte global, avaliando as consequências dessas dependências. • Identificar atividades econômicas (legais e ilegais) de destaque que vêm sendo desenvolvidas em países da pan-amazônia nas últimas décadas e os modelos de ocupação que foram priorizados nessas localidades. |
Unidade Temática: | Formas de representação e pensamento espacial |
Objetos do Conhecimento: | Interpretação de mapas físicos, políticos e temáticos da América e da África |
Habilidades: | EF08GE18 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Interpretar e/ou elaborar mapas de diferentes regionalizações dos continentes africano e americano. • Interpretar e/ou elaborar mapas e outras formas de representação cartográfica da América, África e Antártica, relacionados às suas características naturais, geopolíticas, demográficas, uso e ocupação do solo, urbanização, zonas industriais, produção agropecuária, entre outras temáticas. |
Unidade Temática: | Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Objetos do Conhecimento: | Desigualdades socioeconômicas e pressão sobre os ambientes naturais no continente americano e africano |
Habilidades: | EF08GE20 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Analisar dados socioeconômicos de países da América e da África, enfocando desigualdades regionais e formas de exploração e uso intensivo dos recursos naturais nesses continentes. • Avaliar algumas das razões que explicam o baixo desenvolvimento econômico da maioria dos países latino-americanos e africanos, considerando indicadores como PIB, IDH e IDH-verde. • Identificar razões que levaram ao desenvolvimento de grandes cidades na América Latina, analisando os problemas e as formas de segregação e vulnerabilidade que muitos de seus habitantes enfrentam. |
Objetos do Conhecimento: | Antártica: controle geopolítico e importância ambiental e científica |
Habilidades: | EF08GE21 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Identificar as principais premissas dos tratados internacionais que definiram e dividiram o controle da Antártica. • Avaliar os interesses geopolíticos e econômicos de inúmeros Estados nacionais no continente. • Reconhecer a importância das pesquisas científicas no continente e da preservação do frágil ecossistema Antártico. | Objetos do Conhecimento: | • Aspectos físico-naturais da América e África. • Povos e paisagens da América Latina e da África. |
Habilidades: | EF08GE23 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Indicar as principais formas de relevo, rios, aquíferos, tipos de clima e
formações vegetais da América e África. • Reconhecer a importância dos recursos hídricos na América Latina e África, com destaque para a região amazônica, refletindo sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. • Caracterizar o fenômeno dos rios voadores na América do Sul, contextualizando a necessidade de manter-se a “floresta de pé” na Amazônia para o equilíbrio climático e para um regime de chuvas maior no Centro-Sul do Brasil. • Relacionar diferentes paisagens naturais com os modos de viver de diversos povos da América Latina. |
Unidade Temática: | O sujeito e seu lugar no mundo |
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Objetos do Conhecimento: | Empresas multinacionais. Organizações internacionais. |
Habilidades: | EF09GE02 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer o papel central das empresas transnacionais na globalização, identificando o que são e quais são suas principais estratégias de atuação. • Reconhecer as formas de atuação de organizações internacionais na Europa, Ásia e Oceania de natureza distintas, sejam financeiras (como FMI, Banco Mundial, NDB), econômicas (como a OMC, a OCDE e blocos econômicos), políticas (como a Commonwealth), militares (como a OTAN), entre outras. • Explicar os objetivos e os principais desafios atuais que alguns blocos econômicos da Europa, da Ásia e da Oceania enfrentam, como a União Europeia, Asean, APEC e CEI. • Avaliar criticamente exemplos de atuação de corporações internacionais e organizações econômicas internacionais nas relações de trabalho, hábitos de consumo, formas de comunicação e deslocamento das pessoas. |
Unidade Temática: | Conexões e escalas |
Objetos do Conhecimento: | Globalização e fluxos. Regionalizações e zonas de influência no mundo. Conflitos e tensões geopolíticas na Europa, na Ásia e na Oceania. Demografia e desenvolvimento socioeconômico de países da Europa, da Ásia e da Oceania. |
Habilidades: | EF09GE05, EF09GE06, EF09GE08, EF09GE09 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Comparar os conceitos de globalização e mundialização, a fim de analisar características da ordem mundial atual. • Analisar as razões do aumento significativo dos fluxos de mercadorias, serviços, finanças, informações e pessoas na globalização, considerando aspectos políticos, econômicos e tecnológicos. • Analisar criticamente diferentes tipos de regionalização e divisões do mundo por critérios históricos, políticos e econômicos como Ocidente e Oriente, Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo (no contexto da Guerra Fria); países desenvolvidos e em desenvolvimento ou Norte e Sul. • Abordar exemplos de conflitos e tensões geopolíticas recentes envolvendo Estados nacionais, grupos paramilitares e movimentos jihadistas na Europa, na Ásia e na Oceania, avaliando suas motivações e principais consequências socioeconômicas e ambientais. • Caracterizar as culturas de povos que lutam pela criação de um território independente ou de minorias étnicas e religiosas, analisando as razões da repressão por parte dos governos locais de países da Europa, da Ásia e da Oceania. • Comparar indicadores demográficos e socioeconômicos de alguns países da Europa, da Ásia e da Oceania, refletindo sobre as desigualdades socioespaciais. • Identificar as principais áreas de degradação ambiental em territórios continentais e marítimos da Europa, da Ásia e da Oceania, reconhecendo estratégias sustentáveis para reverter tais impactos. |
Unidade Temática: | Mundo do trabalho |
Objetos do Conhecimento: | Industrialização no mundo. Impactos do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania. Urbanização no mundo. Impactos da modernização do campo na Europa, na Ásia e na Oceania. |
Habilidades: | EF09GE10, EF09GE12, EF09GE13 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Avaliar mudanças técnico-científicas do processo de industrialização, considerando seus impactos no mundo do trabalho, no intercâmbio comercial, na esfera do consumo e na intensidade de retirada de recursos da natureza. • Associar o processo de industrialização com o fenômeno de modernização do setor agropecuário e com o aumento da urbanização. • Analisar formas de exploração e uso dos recursos naturais em países da Europa, na Ásia e na Oceania, e ações sustentáveis realizadas nesses continentes para preservação ambiental. • Evidenciar condições de vida em diferentes cidades da Europa, Ásia e Oceania, considerando desigualdades regionais e formas de segregação espacial. • Identificar o papel do setor primário na economia da Europa, Ásia e Oceania, reconhecendo os países onde se destacam atividades ligadas à agropecuária e ao extrativismo. |
Unidade Temática: | Formas de representação e pensamento espacial |
Objetos do Conhecimento: | Gráficos de barras e setores. Mapas temáticos, esquemáticos e anamorfoses. Regionalizações do mundo em mapas. |
Habilidades: | EF09GE14, EF09GE15 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Interpretar e/ou elaborar gráficos, mapas temáticos, esquemáticos e anamorfoses que evidenciem desigualdades socioeconômicas mundiais e regionais. • Interpretar e/ou elaborar mapas temáticos relacionados às diferentes formas de regionalização do espaço mundial. • Comparar mapas físicos (como os de relevo, clima, hidrografia e vegetação) da Europa, da Ásia e da Oceania. |
Unidade Temática: | Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Objetos do Conhecimento: | Aspectos físico-naturais e paisagens da Europa, da Ásia e da Oceania. |
Habilidades: | EF09GE17 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Relacionar diferenças das paisagens naturais com os modos de viver de diversos povos da Europa, da Ásia e da Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais. |