Expectativa da Aprendizagem
Lingua Portuguesa


Unidade Temática: Leitura e escuta
Objetos do Conhecimento: • Condições de produção dos textos da vida cotidiana (função social, autor, suporte), sua estrutura do texto e a linguagem própria.
• Linguagem verbal e não verbal e seu efeito de sentido.
• Leitura de gêneros do Campo da Vida Cotidiana, com expressividade e subjetividade.
• Finalidade do uso de recursos multissemióticos responsáveis pela persuasão dos textos publicitários e de propaganda.
• Situação comunicativa e o tema/assunto do texto dos relatos de pesquisas em fontes de informação.
Habilidades: EF03LP11
EF03LP12
EF03LP24
EF03LP18
EF03LP19
EF35LP27
EF35LP26
Expectativas de Aprendizagem: • Ler e compreender, silenciosamente e em voz alta, com fluência adequada e de forma autônoma, receitas, instruções de montagens, diários, cartas pessoais, cartas do leitor e de reclamação, notícias, anúncios publicitários e campanhas de conscientização.
• Construir sentidos nos recursos de persuasão utilizados com a finalidade de convencer o leitor.
• Compreender, com autonomia, textos ouvidos, lidos pelo professor e/ou veiculados em mídias digitais e recuperar as informações/ideias mais relevantes para a compreensão dos textos.
• Ler, compreender e reconhecer a finalidade de diagramas, gráficos e tabelas para apresentar resultados de pesquisas e informações.
• Ler e compreender, silenciosamente e em voz alta, textos literários em versos, formulando o assunto e identificando os recursos linguísticos e semióticos próprios desses textos.
• Ler e compreender, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, narrativas literárias ficcionais, identificando os elementos da narrativa.
Unidade Temática: Produção de textos
Objetos do Conhecimento: • Planejamento e produção de texto, em diferentes campos de atuação social, levando em consideração a identificação de sua função social; a ideia central; a estrutura do gênero e a progressão temática.
Habilidades: EF03LP13
EF03LP14
EF03LP25
EF03LP20
EF03LP21
EF35LP25
Expectativas de Aprendizagem: • Produzir textos escritos, de acordo com a situação comunicativa e as finalidades do texto, inclusive reconhecendo as finalidades da interação, como narrar/relatar, convencer/persuadir, reclamar/solicitar, ensinar/instruir.
• Produzir textos multimodais articulando linguagem escrita e outras linguagens, em áudio, vídeo ou impressos, relacionando texto verbal e não verbal e construindo sentidos e respeitando as finalidades do texto.
• Utilizar, na produção de textos multimodais, cores, imagens, jogo de palavras, entre outros recursos semióticos para construir sentidos nos textos e convencer/persuadir o interlocutor.
• Produzir, com autonomia, gráficos, tabelas, diagramas para compartilhar resultados de pesquisas e informações.
• Recontar por escrito, aplicando conhecimentos relativos à notação escrita em narrativas literárias conhecidas, mantendo a estrutura e elementos da narrativa original, utilizando palavras e expressões que marcam a passagem do tempo e auxiliam na coesão do texto.
• Criar narrativas literárias ficcionais, na íntegra ou em partes, com um novo final para uma história conhecida, e aplicar os conhecimentos relativos à língua e ao gênero discursivo.
Unidade Temática: Oralidade
Objetos do Conhecimento: • Reconhecer as instruções dos textos injuntivos no vídeo e analisar as diferentes semioses (imagem, som, pausa, entonação) a partir das condições de produção, circulação e recepção.
• Planejamento e produção de texto injuntivo em áudio ou em vídeo: estrutura, público-alvo, suporte.
• Ferramentas de edição com o auxílio do professor.
• Recitação de cordel, repentes e emboladas, com expressividade e ritmo.
Habilidades: EF03LP15
EF03LP27
EF35LP28
Expectativas de Aprendizagem: • Produzir textos orais e multimodais, em áudio e vídeo, de acordo com a situação comunicativa e as finalidades do texto, inclusive reconhecendo as finalidades da interação, como narrar/relatar, convencer/persuadir, reclamar/solicitar, ensinar/instruir.
• Recitar poemas, cordel, repentes, emboladas, entre outros textos literários em versos, respeitando o ritmo e a melodia, com postura, entonação e interpretação adequadas.
• Recuperar informações e ideias principais em vídeos e as organizar para produzir textos em áudio e/ou vídeo.
Unidade Temática: Análise linguística/Semiótica
Objetos do Conhecimento: • Aspectos notacionais: sinais de pontuação, segmentação, parágrafos e recuos.
• Ortografia: c/ qu, g/gu, f/v, s/ss, entre outras regularidades contextuais; O e E em sílaba átona final, palavras com marcas de nasalidade – til, m/n – e palavras com nh, ch e lh.
• Reconhecer e escrever corretamente palavras com as diferentes estruturas silábicas, sobretudo as sílabas complexas (cla, dra, qua, que, par, al, entre outras).
Habilidades: EF03LP01
EF03LP02
EF03LP03
EF03LP07

Unidade Temática: Leitura e escuta
Objetos do Conhecimento: • Leitura autônoma e compreensão de gêneros do Campo da Vida Cotidiana e das Práticas de estudo e pesquisa.
• Identificação dos fatos e das informações sobre os fatos em notícias; distinção entre fato e opinião.
• Leitura e compreensão de gráficos, diagramas e tabelas como forma de apresentação de dados e informações.
• Leitura e compreensão de textos do Campo Artístico-literário, em versos e em prosa, de gêneros discursivos diversos, sobretudo dos textos dramáticos.
Habilidades: EF04LP09
EF04LP10
EF04LP19
EF04LP20
EF04LP14
EF04LP15
EF35LP26
EF35LP27
Expectativas de Aprendizagem: • Ler, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, e compreender textos escritos, do campo da vida pública e das práticas de estudo e pesquisa, como cartas pessoais e de reclamação, notícias, artigos de divulgação científica e verbetes de dicionário e de enciclopédia para o público infantil.
• Ler, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, e compreender os sentidos textos multimodais compostos por itens elencados, medidas de consumo e código de barras, como faturas e boletos, e compreender a finalidade desses textos.
• Localizar informações e identificar ideias principais, diferenciando-as das secundárias em notícias, artigos de divulgação científica e verbetes de dicionário e de enciclopédia para o público infantil.
• Diferenciar fato de opinião em textos de gêneros discursivos diversos, sobretudo em textos jornalísticos e publicitários.
• Ler, interpretar e reconhecer a função de gráficos, tabelas e diagramas, entre outras representações visuais de ideias e informações em textos de gêneros discursivos diversos e/ou como forma de apresentação de dados e informações.
• Ler e compreender, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, narrativas literárias e identificar os elementos da narrativa.
• Identificar as rubricas e as utilizar para ler os textos dramáticos em voz alta, com entonação e a expressão adequadas.
• Ler e compreender, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, poemas e outros textos literários em versos, reconhecendo rimas, sons, jogos de palavras, sentido figurado e recursos visuais e sonoros.
Unidade Temática: Produção de textos
Objetos do Conhecimento: • Produção de cartas pessoais de reclamação e outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana; e de notícias, do Campo da Vida Pública.
• Produção de verbetes de enciclopédia infantil, em formato digital ou impresso, sobre temas de interesse e a partir de pesquisas e levantamento de dados e informações.
• Produção de narrativas literárias ficcionais.
Habilidades: EF04LP11
EF04LP16
EF04LP21
EF04LP22
EF35LP25
Expectativas de Aprendizagem: • Produzir cartas pessoais e de reclamação, aplicando conhecimentos acerca desses gêneros discursivos, da linguagem, da formatação e do conteúdo.
• Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar e/ou na comunidade em formato impresso ou digital, de acordo com a linguagem, a formatação e o conteúdo desses textos.
• Produzir textos de gêneros diversos, como curiosidades, você sabia, verbete, resumo, roteiro (inclusive para exposição oral), e representações visuais como tabelas, gráficos, diagramas para compartilhar ideias e informações obtidas por meio de estudos e pesquisas.
• Produzir, revisar e editar textos para publicar em meios impressos e/ou digitais, aplicando conhecimentos relativos à notação escrita e ao gênero.
• Criar, com autonomia, narrativas literárias ficcionais, aplicando conhecimentos relativos à notação escrita e à estrutura e aos elementos da narrativa.
Unidade Temática: Oralidade
Objetos do Conhecimento: • Representação de cenas de textos dramáticos e recitação de poemas.
• Leitura e produção oral, autônoma, de vídeo digital, para público infantil com instruções de montagem de jogos e brincadeiras.
Habilidades: EF04LP12
EF04LP17
EF04LP28
EF35LP28
Expectativas de Aprendizagem: • Utilizar a linguagem oral em situações mais formais de comunicação, articulando as práticas de oralidade às de leitura e de produção de textos.
• Produzir textos orais, baseando-se em roteiro escrito e aplicando conhecimentos acerca desses gêneros discursivos.
• Reconhecer as especificidades do texto dramático e representar cenas, reproduzindo falas e gestos de acordo com as rubricas.
• Recitar e declamar poemas e outros textos literários em versos com entonação, postura e interpretação adequadas.
• Assistir e construir sentido em vídeo digital e/ou programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras, e produzir tutoriais em áudio e/ou vídeo para ensinar a brincar, jogar ou montar/produzir algo.
Unidade Temática: Análise linguística/Semiótica
Objetos do Conhecimento: • Sinais de pontuação: ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.
• Identificação, em textos dramáticos, dos marcadores das falas das personagens e de cena.
Habilidades: EF04LP05
EF04LP13
EF04LP27
Expectativas de Aprendizagem: • Aplicar, na produção de textos escritos, conhecimentos relativos aos sinais de pontuação, inclusive para indicar o discurso direto.
• Reconhecer, nos textos dramáticos, suas especificidades e formatação, identificando os marcadores das falas das personagens.

Unidade Temática: Leitura e escuta
Objetos do Conhecimento: • Leitura e compreensão, autônoma, de texto instrucional – regras de jogo e receitas culinárias.
• Leitura e compreensão, autônoma, de anedotas, piadas e cartuns.
• Leitura e compreensão, autônoma, de notícias, reportagens e vídeos em vlogs argumentativos.
• Comparação de informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias para verificar a veracidade.
• Leitura e compreensão, autônoma, de verbetes de dicionário.
• Leitura e compreensão dos textos do Campo Artístico-literário, incluindo os textos em versos, em prosa e os textos dramáticos e multimodais.
Habilidades: EF05LP09
EF05LP10
EF05LP22
EF05LP15
EF05LP16
EF35LP26
EF35LP27
Expectativas de Aprendizagem: • Ler e compreender, com autonomia, diversos textos do Campo da Vida Cotidiana, sobretudo os injuntivo-instrucionais.
• Ler e compreender, com autonomia, textos orais, escritos e multimodais, com sentidos implícitos, metafóricos e marcados pela sátira e pela ironia.
• Ler e compreender, em meios impressos e digitais, notícias, reportagens e textos argumentativos.
• Identificar fatos e comparar um mesmo fato veiculado em diferentes mídias, analisando o suporte e as condições de publicação dos textos, a veracidade e qualidade das informações veiculadas.
• Ler e compreender, com autonomia, verbetes de dicionário e utilizar o dicionário como fonte para buscar informações gramaticais e semânticas.
• Ler e compreender, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, narrativas literárias ficcionais.
Unidade Temática: Produção de textos
Objetos do Conhecimento: • Registro autônomo de anedotas, piadas e cartuns.
• Produção, com autonomia, de textos instrucionais de regras de jogo, entre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana.
• Produção autônoma de roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma.
• Produção de texto sobre temas de interesse, organizando resultados de pesquisa.
• Produção autônoma de verbetes de dicionário, digitais ou impressos.
• Criação/produção de autoria de textos do Campo Artístico-literário em versos e em prosa.
Habilidades: EF05LP11
EF05LP12
EF05LP24
EF05LP25
EF05LP17
EF35LP25
Expectativas de Aprendizagem: • Registrar textos da cultura oral, com autonomia, aplicando os conhecimentos acerca da língua, da linguagem e dos gêneros discursivos.
• Planejar, produzir, revisar e editar, quando necessário, textos de gêneros discursivos diversos, do Campo da Vida Cotidiana e do Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa.
• Produzir gráficos, tabelas, diagramas, entre outras representações visuais para organizar, sintetizar e compartilhar informações obtidas por meio de pesquisas.
• Produzir, com autonomia, verbetes de dicionário, com a formatação própria desses textos, para expor informações gramaticais e semânticas acerca das palavras.
• Criar, com autonomia, textos em versos e em prosa do Campo Artístico-literário, aplicando conhecimentos acerca da linguagem e dos gêneros discursivos.
Unidade Temática: Oralidade
Objetos do Conhecimento: • Produção de vídeo para vlogs argumentativos sobre produtos de mídia para público infantil.
• Argumentação oral, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital.
• Produção de resenhas digitais, em áudio ou vídeo, e compreensão desses textos nos meios digitais.
• Recitação de poemas e outros textos em versos e encenação/dramatização de textos dramáticos.
Habilidades: EF05LP13
EF05LP18
EF05LP19
EF05LP14
EF05LP28
EF35LP28
Expectativas de Aprendizagem: • Produzir vídeos argumentativos para vlogs e outras plataformas de divulgação e opinar sobre diversos produtos de mídia para o público infantil, como filmes, desenhos animados, HQs e games.
• Opinar acerca de assuntos polêmicos próprios da atualidade, da comunidade e/ou do cotidiano da escola e elaborar argumentos para sustentar suas opiniões.
• Assistir e compreender vídeos argumentativos em vlogs e outras mídias com críticas de brinquedos, jogos, livros, e com base no conteúdo para produzir resenhas digitais, em áudio ou vídeo, planejando, revisando e editando o texto.
• Recitar poemas e outros textos literários em versos com entonação, postura e interpretação adequadas.
Unidade Temática: Análise linguística/Semiótica
Objetos do Conhecimento: • Reprodução da forma e do estilo da resenha crítica para apresentar e avaliar produtos.
• Recursos multissemióticos em ciberpoemas e minicontos infantis em formato digital.
Habilidades: EF05LP28
EF05LP14
EF05LP12
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar os elementos composicionais de uma resenha crítica, assim como suas partes e os recursos que contribuem para a sua coerência.
• (Re)produzir forma e estilo do gênero resenha crítica para apresentar e avaliar produtos.

Unidade Temática: Leitura e escuta
Objetos do Conhecimento: • Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos do campos jornalístico; estratégias de leitura; relação entre texto, mídias e práticas da cultura digital.
• Exploração das multisemioses e efeitos de sentido.
• Distinção de fato e opinião, teses e argumentos.
• Estratégias e procedimentos de leitura de textos legais e normativos.
• Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas de textos de diferentes gêneros legais e normativos.
• Curadoria de informações.
• Relação entre textos e reconstrução da textualidade.
• Usos de recursos linguísticos e multissemióticos e efeitos de sentidos.
Habilidades: EF06LP01
EF06LP02
EF67LP01
EF67LP02
EF67LP03
EF67LP04
EF67LP05
EF67LP06
EF67LP07
EF67LP08
EF67LP15
EF67LP16
EF67LP17
EF67LP21
EF67LP27
EF67LP29
Expectativas de Aprendizagem: • Comparar e relacionar informações divulgadas em diferentes meios de comunicação sobre um mesmo fato, analisando sua confiabilidade.
• Identificar e diferenciar temas, fatos, opiniões, teses e argumentos em texto jornalístico.
• Reconhecer a estrutura de hipertexto e hyperlinks em textos noticiosos na internet.
• Identificar os efeitos de sentido produzidos por meio de recursos multissemióticos e comparar recursos persuasivos em textos argumentativos.
• Identificar, em textos normativos, a proibição imposta ou o direito garantido.
• Reconhecer e analisar gêneros que circulam em canais de reclamação, como reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação.
• Realizar pesquisa a partir de questões e recortes previamente definidos, usando fontes indicadas e abertas.
• Ler e compreender esquemas e verbetes para organizar tomadas de nota.
• Selecionar as ideias principais de um texto, organizando-as em esquema.
• Reconhecer relações intertextuais em textos literários.
• Identificar a estrutura de textos dramáticos (personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas).
Unidade Temática: Produção de textos
Objetos do Conhecimento: • Estratégias e condições de produção de textos publicitários; características do gênero; coesão, adequação à norma-padrão e o uso adequado de ferramentas de edição.
• Estratégia de produção textual: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos.
• Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição.
• Progressão temática.
• Construção da textualidade.
Habilidades: EF67LP09
EF67LP10
EF67LP13
EF67LP19
EF67LP21
EF67LP22
EF67LP30
Expectativas de Aprendizagem: • Planejar, produzir, revisar e editar uma notícia impressa e texto publicitário, de acordo com sua forma composicional, linguagem e o contexto de produção e circulação do texto.
• Planejar e produzir esquemas e verbetes para organizar tomadas de notas, de acordo com o contexto de produção e circulação dos gêneros estudados.
• Utilizar conhecimentos próprios da narrativa (estrutura e elementos) para criar um conto.
Unidade Temática: Oralidade
Objetos do Conhecimento: • Tomada de nota; critérios de organização tópica.
• Elementos notacionais da escrita/semântica; coesão.
• Diferenças de sentido entre palavras sinonímicas.
• Função e flexões de substantivos, adjetivos e verbos; concordância nominal e verbal.
• Discussão oral: defesa de opiniões e turno de fala.
• Produção de textos orais e modos de interpretação.
• Caracterização de personagens: aspectos linguísticos e paralinguísticos.
Habilidades: EF67LP11
EF67LP12
EF67LP14
EF69LP25
EF69LP24
EF69LP52
Unidade Temática: Análise linguística/Semiótica
Objetos do Conhecimento: • Modos verbais e efeitos de sentidos.
• Progressão temática e critérios de organização tópica: marcadores de ordenação e numeração.
• Recursos linguísticos e semióticos em gêneros literários.
Habilidades: EF06LP03
EF06LP04
EF06LP05
EF67LP25
EF69LP54
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer e usar sinônimos, flexão de substantivos e adjetivos e efeitos de sentido dos modos verbais, nas leituras e produções de textos de diferentes gêneros discursivos.
• Identificar problemas ou questões, na comunidade escolar, passíveis de denúncias, reivindicações, reclamações ou solicitações.
• Reconhecer os modos verbais e seus efeitos de sentidos, em textos normativos e reivindicatórios.
• Reconhecer e utilizar critérios de organização tópica, marcadores de ordenação e numeração.
• Reconhecer a interação entre elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos na caracterização dos espaços, tempo, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

Unidade Temática: Leitura e escuta
Objetos do Conhecimento: • Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos e relação entre textos.
• Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.
• Exploração das multisemioses e efeitos de sentido.
• Distinção de fato e opinião, teses e argumentos.
• Estratégias e procedimentos de leitura em textos legais e normativos.
• Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social.
• Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros.
• Curadoria de informações.
• Relação entre textos e reconstrução da textualidade.
• Usos de recursos linguísticos e multissemióticos e efeitos de sentidos.
Habilidades: EF07LP01
EF07LP02
EF67LP01
EF67LP02
EF67LP03
EF67LP04
EF67LP05
EF67LP06
EF67LP07
EF67LP08
EF67LP15
EF67LP16
EF67LP17
EF67LP21
EF67LP27
EF67LP29
Expectativas de Aprendizagem: • Comparar, em diferentes textos jornalísticos, informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando a confiabilidade.
• Reconhecer a estrutura de hipertexto e hyperlinks em textos noticiosos para selecionar informações da web 2.0.
• Reconhecer os efeitos de sentido produzidos por meio de recursos multissemióticos em reportagens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes e gifs para impactar o leitor.
• Identificar, em textos jornalísticos, fatos e opiniões; teses, posicionamentos explícitos e argumentos.
• Identificar recursos persuasivos em textos argumentativos.
• Reconhecer as circunstâncias de aplicação de normas ou direitos em textos normativos.
• Reconhecer gêneros que circulam em canais de reclamação.
• Realizar pesquisa a partir de questões e recortes previamente definidos, usando fontes indicadas e abertas.
• Utilizar critérios de organização tópica na tomada de notas, esquemas e resumos.
• Reconhecer referências de um texto literário em outros textos e identificar o grau de intertextualidade, considerando a progressão dos nomes complexo para o mais complexo.
• Analisar a organização dos textos dramáticos em relação ao enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência.
• Reconhecer a forma composicional de diferentes tipos de poemas e seus recursos visuais, semânticos e sonoros.
Unidade Temática: Produção de textos
Objetos do Conhecimento: • Estratégias de produção: planejamento de textos informativos.
• Textualização: condições de produção; características do gênero a ser produzido; estabelecimento de coesão, adequação à norma-padrão e o uso adequado de ferramentas de edição.
• Produção e edição de textos publicitários.
• Estratégia de produção textual: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos.
• Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição.
• Progressão temática.
• Estrutura e elementos da narrativa e construção da textualidade.
• Recursos visuais, semânticos e sonoros na produção de poemas.
Habilidades: EF67LP09
EF67LP10
EF67LP13
EF67LP19
EF67LP22
EF67LP30
EF67LP31
Expectativas de Aprendizagem: • Planejar, produzir, revisar e editar uma notícia audiovisual e textos publicitários que propaguem uma ideia.
• Identificar problemas ou questões, na comunidade escolar, passíveis de denúncias, reivindicações, reclamações ou solicitações.
• Selecionar as ideias principais de um texto e organizá-las em notas ou esquema.
• Planejar e produzir texto, parafraseando informações e utilizando mecanismos linguísticos da citação.
• Criar poemas, considerando as demandas do gênero, o contexto de produção e a exploração da multisemiose.
Unidade Temática: Oralidade
Objetos do Conhecimento: • Elementos notacionais da escrita; semântica e coesão.
• Discussão oral: defesa de opiniões e turno de fala.
• Tomada de nota; seleção e hierarquização de informações; critérios de organização tópica.
• Apresentação oral.
• Produção de textos orais e modos de interpretação.
• Caracterização de personagens: aspectos linguísticos e paralinguísticos.
Habilidades: EF67LP11
EF67LP12
EF67LP14
EF69LP25
EF69LP24
EF69LP52

Unidade Temática: Leitura e escuta
Objetos do Conhecimento: • Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos e relação entre textos.
• Caracterização do campo jornalístico midiático e a relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.
• Estratégias de leitura: sentido global do texto.
• Ferramentas de curadoria.
• Relação entre contextos de produção e características composicionais e estilísticas de textos legais e normativos.
• Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou propositivos.
• Curadoria de informação.
• Estrutura de hipertextos e hyperlinks em textos de divulgação científica.
• Reconstrução da textualidade e efeitos de sentidos de recursos linguísticos e multissemióticos; relação entre textos; estratégias de leitura.
Habilidades: EF08LP01
EF08LP02
EF89LP03
EF89LP04
EF89LP06
EF89LP14
EF89LP16
EF89LP17
EF89LP19
EF89LP20
EF89LP33
Expectativas de Aprendizagem: • Analisar diferentes propostas editoriais, relacionando-as ao posicionamento dos veículos de comunicação.
• Relacionar os diversos textos, do campo jornalístico-midiático, e o enfoque dado ao fato ou assunto por meio da análise de escolhas lexicais ou de imagens, entre outros elementos.
• Comparar textos informativos e argumentativos que tratam do mesmo assunto.
• Identificar os sentidos globais dos textos informativos e argumentativos, relacionando as partes do texto.
• Analisar os movimentos argumentativos, tipos de argumentos e força argumentativa em textos do campo jornalístico-midiático.
• Analisar os efeitos da modalização em textos noticiosos e argumentativos, comparando o efeito de sentido de escolhas lexicais e sintáticas.
• Reconstruir o contexto de produção, circulação e recepção dos textos legais e normativos, como o ECA e o regimento escolar.
• Relacionar o contexto de produção a características composicionais e estilísticas das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line, posicionando-se criticamente.
• Compreender, analisar e utilizar diferentes estratégias de leitura de textos reivindicatórios ou propositivos, como petições políticas e soluções de problemas, avaliando a qualidade das informações.
• Realizar pesquisas utilizando, com autonomia, estratégias de curadoria por meio de fontes abertas e confiáveis.
• Analisar textos de divulgação científica, reconhecendo a função dos hipertextos e hyperlinks que os compõem.
• Analisar textos poéticos como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, líricas, microcontos e lambe-lambes.
• Analisar textos narrativos como narrativas de aventura e de ficção científica.
Unidade Temática: Produção de textos
Objetos do Conhecimento: • Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos informativos, argumentativos e apreciativos.
• Tipos de argumentos: autoridade, comprovação, exemplificação, princípio etc.
• Estratégias de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos.
• Estratégias de escrita: planejamento, textualização, revisão e edição.
• Vozes do discurso: marcas do discurso reportado e citações.
• Recursos sonoros, semânticos e visuais.
• Ferramentas de escrita colaborativa.
Habilidades: EF08LP03
EF89LP08
EF89LP09
EF89LP10
EF89LP11
EF89LP21
EF89LP23
EF89LP25
EF89LP26
EF89LP35
EF89LP36
Unidade Temática: Oralidade
Objetos do Conhecimento: • Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados e entrevistas orais.
• Apreensão do sentido global do texto.
• Formulação e negociação de proposta.
• Conversação espontânea e formulação de problematização.
Habilidades: EF89LP12
EF89LP13
EF89LP22
EF89LP27
Unidade Temática: Análise linguística/Semiótica
Objetos do Conhecimento: • Análise linguística/Semiótica.
• Efeitos de sentido de modificadores: adjuntos adnominais.
• Recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
• Mecanismos de progressão temática: anáfora; catáfora; organizadores textuais e coesivos.
• Mecanismos de reformulação e paráfrase.
• Ortografia e morfossintaxe: regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
Habilidades: EF08LP09
EF08LP13
EF89LP23
EF89LP29
EF08LP04

Unidade Temática: Leitura e escuta
Objetos do Conhecimento: • Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos e relação entre textos.
• Caracterização do campo jornalístico midiático e a relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.
• Estratégias de leitura: apreensão do sentido global do texto.
• Ferramentas de curadoria.
• Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos; características composicionais e estilísticas desses textos; estratégias e procedimentos de leitura.
• Curadoria de informação.
• Estrutura de hipertextos e hyperlinks em textos de divulgação científica.
• Reconstrução da textualidade e efeitos de sentidos dos recursos linguísticos e multissemióticos; relação entre textos; estratégias de leitura.
Habilidades: EF09LP01
EF09LP02
EF89LP03
EF89LP04
EF89LP06
EF89LP14
EF89LP16
EF89LP17
EF89LP19
EF89LP24
EF69LP48
EF89LP33
Expectativas de Aprendizagem: • Comparar notícias de mesmo tema, publicadas em redes sociais e na mídia impressa.
• Analisar o fenômeno de disseminação de notícias falsas por meio da curadoria das fontes e dos veículos de informação, reconhecendo a veracidade dos fatos e as condições de produção dos textos.
• Relacionar os diversos textos do campo jornalístico-midiático e o enfoque dado aos fatos e assuntos por meio da análise de elementos como escolhas lexicais e imagéticas.
• Analisar e diferenciar, no campo jornalístico-midiático, os gêneros argumentativos e seus sentidos globais, os movimentos argumentativos, os tipos de argumentos e a força argumentativa.
• Analisar os efeitos da modalização em textos argumentativos e noticiosos.
• Reconstruir o contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos, e relacionar o contexto de produção às suas características composicionais e estilísticas.
• Compreender e utilizar diferentes estratégias de leitura de textos reivindicatórios ou propositivos, como propostas políticas e soluções de problemas.
• Analisar os movimentos argumentativos, avaliando a qualidade das informações para fundamentar propostas de solução ou intervenção.
• Realizar pesquisas utilizando, com autonomia, estratégias de curadoria por meio de fontes abertas e confiáveis.
• Ler e compreender textos de divulgação científica, analisando os hipertextos e hyperlinks como dispositivos de construção desses textos.
• Ler e compreender textos poéticos e narrativos, considerando suas condições de contexto de produção, circulação e recepção.
Unidade Temática: Produção de textos
Objetos do Conhecimento: • Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos informativos, argumentativos e apreciativos.
• Tipos de argumentos.
• Estratégias de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos.
• Estratégias de escrita.
• Vozes do discurso: marcas do discurso reportado e citações.
• Construção da textualidade; recursos sonoros, semânticos e visuais; ferramentas de escrita colaborativa.
Habilidades: EF09LP03
EF89LP08
EF89LP09
EF89LP10
EF89LP11
EF89LP21
EF89LP25
EF89LP26
EF89LP35
EF89LP36
Unidade Temática: Oralidade
Objetos do Conhecimento: • Estratégias de produção de debates regrados.
• Apreensão do sentido global do texto; formulação, negociação de proposta.
• Conversação espontânea e formulação de problematização.
Habilidades: EF89LP12
EF89LP13
EF89LP27
EF89LP22
Unidade Temática: Análise linguística/Semiótica
Objetos do Conhecimento: • Estruturas sintáticas e elementos coesivos.
• Movimentos argumentativos e força dos argumentos.
• Mecanismos de progressão temática e mecanismos de reformulação e paráfrase.
• Morfossintaxe: elementos coesivos na leitura e na produção textual.
Habilidades: EF09LP08
EF89LP04
EF89LP23
EF89LP29
EF09LP08