Unidade Temática: | Leitura e escuta |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Leitura e compreensão, autônoma e/ou mediada, de gêneros em verso e prosa, do Campo da Vida Cotidiana. • Leitura compartilhada de narrativas literárias, no Campo Artístico-literário, como contos de fadas, contos modernos, contos acumulativos, entre outros. • Reconhecimento dos elementos de uma narrativa escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. |
Habilidades: |
EF01LP16 EF01LP20 EF01LP24 EF01LP26 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler, ajustando o texto oral ao texto escrito, textos versificados da cultura popular oral, apoiando-se nessa estratégia para localizar palavras nesses textos. • Organizar corretamente os textos versificados, reconhecendo a palavra e diferenciando-a da frase/verso ou texto. • Segmentar as palavras nas frases/versos, reconhecendo os espaços em branco entre elas como aspecto necessário para a organização dos textos. • Ler decodificando e/ou apoiando-se nos conhecimentos relativos à forma de organização dos textos, ao assunto e à finalidade. • Reconhecer e diferenciar gêneros discursivos diversos, nos diferentes campos de atuação, apoiando-se em conhecimentos sobre os gêneros e sua estrutura composicional. • Ler, com a mediação do professor, de forma compartilhada, e compreender narrativas literárias diversas, identificando os elementos da narrativa. |
Unidade Temática: | Produção de textos |
Objetos do Conhecimento: |
• Registro e produção de gêneros discursivos do Campo da Vida Cotidiana e do Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa. • Produção de narrativas, ditando-as ao professor-escriba. |
Habilidades: |
EF01LP17 EF01LP18 EF01LP22 EF01LP25 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Produzir textos orais e escritos, em diferentes contextos comunicativos, considerando a situação comunicativa e a finalidade dos textos. • Escrever, de memória ou por meio da transcrição, na hipótese alfabética, ainda que com desvios ortográficos, textos versificados da cultura oral, aplicando conhecimentos relativos aos aspectos da notação escrita, como segmentação das palavras nas frases/versos e organização dos textos em versos, frases ou listas. • Produzir narrativas ditando-as ao professor-escriba. • Recuperar, no reconto oral, o enredo do texto original, identificando e relacionando a situação inicial, o conflito, o desfecho e a situação final. |
Unidade Temática: | Oralidade |
Objetos do Conhecimento: |
• Recitação de textos versificados da cultura oral com entonação adequada e observando as rimas. • Produção de textos, orais e multimodais, do Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa. • Reconto oral de narrativas literárias conhecidas. |
Habilidades: |
EF01LP19 EF01LP23 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Memorizar e recitar textos versificados da cultura oral, com entonação adequada, e perceber as rimas. • Ajustar o texto oral – falado e/ou recitado – ao escrito e utilizar essa estratégia para localizar palavras nos textos e perceber aspectos próprios da notação escrita (segmentação e os sinais de pontuação). • Produzir, oralmente, textos do Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa, ditando-os ao professor-escriba, que os registra de acordo com os aspectos notacionais e ocorrências ortográficas. • Recontar oralmente narrativas literárias conhecidas, recuperando enredo do texto original e mantendo a sequência temporal e causal. |
Unidade Temática: | Análise linguística/Semiótica |
Objetos do Conhecimento: |
• Escrita, espontânea ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética. • Reconhecimento de letras em formato impresso e cursiva, maiúsculas e minúsculas. • Agrupamento de palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separação de palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia). • Reconhecimento dos elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. |
Habilidades: |
EF01LP02 EF01LP11 EF01LP15 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Escrever, na hipótese alfabética, ainda que com desvios ortográficos, palavras, frases e textos em versos. • Reconhecer, em textos de diferentes gêneros discursivos, veiculados em suportes diversos, letras em formato impresso e cursiva, maiúsculas e minúsculas. |
Unidade Temática: | Leitura e escuta |
---|---|
Objetos do Conhecimento: | • Leitura e compreensão de textos em verso e prosa, do Campo da Vida Cotidiana e do Campo Artístico-Literário. |
Habilidades: | EF02LP12 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler e compreender, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, cantigas, letras de canções, listas, legendas, bilhetes, convites, receitas culinárias, regras de brincadeiras, recuperando as ideias/informações para construir sentido nos textos. • Ler, com autonomia, e compreender narrativas literárias de gêneros diversos, como contos de fadas, acumulativas, de assombração, fábulas, sendo capaz de recuperar o enredo do texto original e identificar os elementos das narrativas, como personagens, suas características e ações nos textos, enredo e espaço. |
Unidade Temática: | Produção de textos |
Objetos do Conhecimento: |
• Produção escrita e/ou digital, autônoma, de bilhete e carta (na íntegra ou em partes). • Produção de pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais. • Produção de cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade. • Produção, em colaboração com os colegas e com o professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil. • Produção escrita, autônoma, de pequenos registros de observação de resultados de pesquisa. • Reconto, por escrito, de textos narrativos literários lidos pelo professor. |
Habilidades: |
EF02LP13 EF02LP14 EF02LP22 EF02LP23 EF02LP27 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Produzir textos escritos, de próprio punho, com autonomia, aplicando conhecimentos acerca da formatação dos textos, dos recursos linguísticos e semióticos adequados e dos conteúdos desses textos. • Desenvolver a ideia/assunto do texto de acordo com a finalidade, as especificidades do gênero discursivo e a quantidade e qualidade de informações necessárias. • Produzir cartazes articulando diferentes linguagens, em áudio, vídeo ou impressos; relacionando texto verbal e não verbal; utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. • Recontar, por escrito, textos narrativos lidos pelo professor, recuperando o enredo do texto original, identificando e articulando a situação inicial, o conflito, o desfecho e a situação final. |
Unidade Temática: | Oralidade |
Objetos do Conhecimento: |
• Canto de cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia. • Produção oral, em colaboração com colegas e com o professor, notícias para público infantil para repassar em áudio ou em meio digital; relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, entre outros gêneros do Campo Investigativo. • Reconto oral de narrativas literárias conhecidas. |
Habilidades: |
EF02LP15 EF02LP24 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia. • Produzir textos orais em diferentes contextos comunicativos e com diferentes finalidades, reconhecendo as especificidades da produção oral informal em relação às situações mais formais de uso da oralidade. • Aplicar, na produção de textos orais, conhecimentos básicos da língua, como regras de concordância, ritmo e tom de voz adequado, pronúncia correta das palavras. • Recontar oralmente histórias conhecidas e/ou lidas pelo professor, respeitando o enredo do texto original e mantendo a sequência temporal e causal dos acontecimentos. |
Unidade Temática: | Análise linguística/Semiótica |
Objetos do Conhecimento: |
• Identificação e reprodução, em relatos de experiências pessoais, da sequência dos fatos, utilizando expressões que marcam a passagem do tempo e o nível de informatividade necessário. • Reconhecimento do conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes. |
Habilidades: |
EF02LP16 EF02LP17 EF02LP25 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Escrever pequenos relatos pessoais, empregando palavras que marcam a passagem do tempo nos relatos de experiências e dos aspectos específicos da notação escrita, como a organização do texto em parágrafos e o uso adequado dos sinais de pontuação, como ponto final e ponto de interrogação. • Reconhecer o conflito em narrativas ficcionais de diferentes gêneros discursivos, como contos e fábulas, e o relacionar às possíveis resoluções. • Identificar em contos e fábulas as palavras e expressões que são utilizadas para caracterizar personagens e ambientes. • Recontar, por escrito, e com autonomia, integralmente ou em partes, narrativas ficcionais ouvidas, respeitando o enredo do texto original, organizando o texto em parágrafos e empregando sinais de pontuação, como ponto final, ponto de interrogação e dois pontos e travessão para indicar as falas de personagens. |
Unidade Temática: | Leitura e escuta |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Condições de produção dos textos da vida cotidiana (função social, autor, suporte), sua estrutura do texto e a linguagem própria. • Linguagem verbal e não verbal e seu efeito de sentido. • Leitura de gêneros do Campo da Vida Cotidiana, com expressividade e subjetividade. • Finalidade do uso de recursos multissemióticos responsáveis pela persuasão dos textos publicitários e de propaganda. • Situação comunicativa e o tema/assunto do texto dos relatos de pesquisas em fontes de informação. |
Habilidades: |
EF03LP11 EF03LP12 EF03LP24 EF03LP18 EF03LP19 EF35LP27 EF35LP26 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler e compreender, silenciosamente e em voz alta, com fluência adequada e de forma autônoma, receitas, instruções de montagens, diários, cartas pessoais, cartas do leitor e de reclamação, notícias, anúncios publicitários e campanhas de conscientização. • Construir sentidos nos recursos de persuasão utilizados com a finalidade de convencer o leitor. • Compreender, com autonomia, textos ouvidos, lidos pelo professor e/ou veiculados em mídias digitais e recuperar as informações/ideias mais relevantes para a compreensão dos textos. • Ler, compreender e reconhecer a finalidade de diagramas, gráficos e tabelas para apresentar resultados de pesquisas e informações. • Ler e compreender, silenciosamente e em voz alta, textos literários em versos, formulando o assunto e identificando os recursos linguísticos e semióticos próprios desses textos. • Ler e compreender, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, narrativas literárias ficcionais, identificando os elementos da narrativa. |
Unidade Temática: | Produção de textos |
Objetos do Conhecimento: | • Planejamento e produção de texto, em diferentes campos de atuação social, levando em consideração a identificação de sua função social; a ideia central; a estrutura do gênero e a progressão temática. |
Habilidades: |
EF03LP13 EF03LP14 EF03LP25 EF03LP20 EF03LP21 EF35LP25 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Produzir textos escritos, de acordo com a situação comunicativa e as finalidades do texto, inclusive reconhecendo as finalidades da interação, como narrar/relatar, convencer/persuadir, reclamar/solicitar, ensinar/instruir. • Produzir textos multimodais articulando linguagem escrita e outras linguagens, em áudio, vídeo ou impressos, relacionando texto verbal e não verbal e construindo sentidos e respeitando as finalidades do texto. • Utilizar, na produção de textos multimodais, cores, imagens, jogo de palavras, entre outros recursos semióticos para construir sentidos nos textos e convencer/persuadir o interlocutor. • Produzir, com autonomia, gráficos, tabelas, diagramas para compartilhar resultados de pesquisas e informações. • Recontar por escrito, aplicando conhecimentos relativos à notação escrita em narrativas literárias conhecidas, mantendo a estrutura e elementos da narrativa original, utilizando palavras e expressões que marcam a passagem do tempo e auxiliam na coesão do texto. • Criar narrativas literárias ficcionais, na íntegra ou em partes, com um novo final para uma história conhecida, e aplicar os conhecimentos relativos à língua e ao gênero discursivo. |
Unidade Temática: | Oralidade |
Objetos do Conhecimento: |
• Reconhecer as instruções dos textos injuntivos no vídeo e analisar as diferentes semioses (imagem, som, pausa, entonação) a partir das condições de produção, circulação e recepção. • Planejamento e produção de texto injuntivo em áudio ou em vídeo: estrutura, público-alvo, suporte. • Ferramentas de edição com o auxílio do professor. • Recitação de cordel, repentes e emboladas, com expressividade e ritmo. |
Habilidades: |
EF03LP15 EF03LP27 EF35LP28 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Produzir textos orais e multimodais, em áudio e vídeo, de acordo com a situação comunicativa e as finalidades do texto, inclusive reconhecendo as finalidades da interação, como narrar/relatar, convencer/persuadir, reclamar/solicitar, ensinar/instruir. • Recitar poemas, cordel, repentes, emboladas, entre outros textos literários em versos, respeitando o ritmo e a melodia, com postura, entonação e interpretação adequadas. • Recuperar informações e ideias principais em vídeos e as organizar para produzir textos em áudio e/ou vídeo. |
Unidade Temática: | Análise linguística/Semiótica |
Objetos do Conhecimento: |
• Aspectos notacionais: sinais de pontuação, segmentação, parágrafos e recuos. • Ortografia: c/ qu, g/gu, f/v, s/ss, entre outras regularidades contextuais; O e E em sílaba átona final, palavras com marcas de nasalidade – til, m/n – e palavras com nh, ch e lh. • Reconhecer e escrever corretamente palavras com as diferentes estruturas silábicas, sobretudo as sílabas complexas (cla, dra, qua, que, par, al, entre outras). |
Habilidades: |
EF03LP01 EF03LP02 EF03LP03 EF03LP07 |
Unidade Temática: | Leitura e escuta |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Leitura autônoma e compreensão de gêneros do Campo da Vida Cotidiana e das Práticas de estudo e pesquisa. • Identificação dos fatos e das informações sobre os fatos em notícias; distinção entre fato e opinião. • Leitura e compreensão de gráficos, diagramas e tabelas como forma de apresentação de dados e informações. • Leitura e compreensão de textos do Campo Artístico-literário, em versos e em prosa, de gêneros discursivos diversos, sobretudo dos textos dramáticos. |
Habilidades: |
EF04LP09 EF04LP10 EF04LP19 EF04LP20 EF04LP14 EF04LP15 EF35LP26 EF35LP27 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, e compreender textos escritos, do campo da vida pública e das práticas de estudo e pesquisa, como cartas pessoais e de reclamação, notícias, artigos de divulgação científica e verbetes de dicionário e de enciclopédia para o público infantil. • Ler, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, e compreender os sentidos textos multimodais compostos por itens elencados, medidas de consumo e código de barras, como faturas e boletos, e compreender a finalidade desses textos. • Localizar informações e identificar ideias principais, diferenciando-as das secundárias em notícias, artigos de divulgação científica e verbetes de dicionário e de enciclopédia para o público infantil. • Diferenciar fato de opinião em textos de gêneros discursivos diversos, sobretudo em textos jornalísticos e publicitários. • Ler, interpretar e reconhecer a função de gráficos, tabelas e diagramas, entre outras representações visuais de ideias e informações em textos de gêneros discursivos diversos e/ou como forma de apresentação de dados e informações. • Ler e compreender, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, narrativas literárias e identificar os elementos da narrativa. • Identificar as rubricas e as utilizar para ler os textos dramáticos em voz alta, com entonação e a expressão adequadas. • Ler e compreender, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, poemas e outros textos literários em versos, reconhecendo rimas, sons, jogos de palavras, sentido figurado e recursos visuais e sonoros. |
Unidade Temática: | Produção de textos |
Objetos do Conhecimento: |
• Produção de cartas pessoais de reclamação e outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana; e de notícias, do Campo da Vida Pública. • Produção de verbetes de enciclopédia infantil, em formato digital ou impresso, sobre temas de interesse e a partir de pesquisas e levantamento de dados e informações. • Produção de narrativas literárias ficcionais. |
Habilidades: |
EF04LP11 EF04LP16 EF04LP21 EF04LP22 EF35LP25 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Produzir cartas pessoais e de reclamação, aplicando conhecimentos acerca desses gêneros discursivos, da linguagem, da formatação e do conteúdo. • Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar e/ou na comunidade em formato impresso ou digital, de acordo com a linguagem, a formatação e o conteúdo desses textos. • Produzir textos de gêneros diversos, como curiosidades, você sabia, verbete, resumo, roteiro (inclusive para exposição oral), e representações visuais como tabelas, gráficos, diagramas para compartilhar ideias e informações obtidas por meio de estudos e pesquisas. • Produzir, revisar e editar textos para publicar em meios impressos e/ou digitais, aplicando conhecimentos relativos à notação escrita e ao gênero. • Criar, com autonomia, narrativas literárias ficcionais, aplicando conhecimentos relativos à notação escrita e à estrutura e aos elementos da narrativa. |
Unidade Temática: | Oralidade |
Objetos do Conhecimento: |
• Representação de cenas de textos dramáticos e recitação de poemas. • Leitura e produção oral, autônoma, de vídeo digital, para público infantil com instruções de montagem de jogos e brincadeiras. |
Habilidades: |
EF04LP12 EF04LP17 EF04LP28 EF35LP28 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Utilizar a linguagem oral em situações mais formais de comunicação, articulando as práticas de oralidade às de leitura e de produção de textos. • Produzir textos orais, baseando-se em roteiro escrito e aplicando conhecimentos acerca desses gêneros discursivos. • Reconhecer as especificidades do texto dramático e representar cenas, reproduzindo falas e gestos de acordo com as rubricas. • Recitar e declamar poemas e outros textos literários em versos com entonação, postura e interpretação adequadas. • Assistir e construir sentido em vídeo digital e/ou programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras, e produzir tutoriais em áudio e/ou vídeo para ensinar a brincar, jogar ou montar/produzir algo. |
Unidade Temática: | Análise linguística/Semiótica |
Objetos do Conhecimento: |
• Sinais de pontuação: ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto. • Identificação, em textos dramáticos, dos marcadores das falas das personagens e de cena. |
Habilidades: |
EF04LP05 EF04LP13 EF04LP27 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Aplicar, na produção de textos escritos, conhecimentos relativos aos sinais de pontuação, inclusive para indicar o discurso direto. • Reconhecer, nos textos dramáticos, suas especificidades e formatação, identificando os marcadores das falas das personagens. |
Unidade Temática: | Leitura e escuta |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Leitura e compreensão, autônoma, de texto instrucional – regras de jogo e receitas culinárias. • Leitura e compreensão, autônoma, de anedotas, piadas e cartuns. • Leitura e compreensão, autônoma, de notícias, reportagens e vídeos em vlogs argumentativos. • Comparação de informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias para verificar a veracidade. • Leitura e compreensão, autônoma, de verbetes de dicionário. • Leitura e compreensão dos textos do Campo Artístico-literário, incluindo os textos em versos, em prosa e os textos dramáticos e multimodais. |
Habilidades: |
EF05LP09 EF05LP10 EF05LP22 EF05LP15 EF05LP16 EF35LP26 EF35LP27 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler e compreender, com autonomia, diversos textos do Campo da Vida Cotidiana, sobretudo os injuntivo-instrucionais. • Ler e compreender, com autonomia, textos orais, escritos e multimodais, com sentidos implícitos, metafóricos e marcados pela sátira e pela ironia. • Ler e compreender, em meios impressos e digitais, notícias, reportagens e textos argumentativos. • Identificar fatos e comparar um mesmo fato veiculado em diferentes mídias, analisando o suporte e as condições de publicação dos textos, a veracidade e qualidade das informações veiculadas. • Ler e compreender, com autonomia, verbetes de dicionário e utilizar o dicionário como fonte para buscar informações gramaticais e semânticas. • Ler e compreender, com autonomia, silenciosamente e em voz alta, narrativas literárias ficcionais. |
Unidade Temática: | Produção de textos |
Objetos do Conhecimento: |
• Registro autônomo de anedotas, piadas e cartuns. • Produção, com autonomia, de textos instrucionais de regras de jogo, entre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana. • Produção autônoma de roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma. • Produção de texto sobre temas de interesse, organizando resultados de pesquisa. • Produção autônoma de verbetes de dicionário, digitais ou impressos. • Criação/produção de autoria de textos do Campo Artístico-literário em versos e em prosa. |
Habilidades: |
EF05LP11 EF05LP12 EF05LP24 EF05LP25 EF05LP17 EF35LP25 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Registrar textos da cultura oral, com autonomia, aplicando os conhecimentos acerca da língua, da linguagem e dos gêneros discursivos. • Planejar, produzir, revisar e editar, quando necessário, textos de gêneros discursivos diversos, do Campo da Vida Cotidiana e do Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa. • Produzir gráficos, tabelas, diagramas, entre outras representações visuais para organizar, sintetizar e compartilhar informações obtidas por meio de pesquisas. • Produzir, com autonomia, verbetes de dicionário, com a formatação própria desses textos, para expor informações gramaticais e semânticas acerca das palavras. • Criar, com autonomia, textos em versos e em prosa do Campo Artístico-literário, aplicando conhecimentos acerca da linguagem e dos gêneros discursivos. |
Unidade Temática: | Oralidade |
Objetos do Conhecimento: |
• Produção de vídeo para vlogs argumentativos sobre produtos de mídia para público infantil. • Argumentação oral, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital. • Produção de resenhas digitais, em áudio ou vídeo, e compreensão desses textos nos meios digitais. • Recitação de poemas e outros textos em versos e encenação/dramatização de textos dramáticos. |
Habilidades: |
EF05LP13 EF05LP18 EF05LP19 EF05LP14 EF05LP28 EF35LP28 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Produzir vídeos argumentativos para vlogs e outras plataformas de divulgação e opinar sobre diversos produtos de mídia para o público infantil, como filmes, desenhos animados, HQs e games. • Opinar acerca de assuntos polêmicos próprios da atualidade, da comunidade e/ou do cotidiano da escola e elaborar argumentos para sustentar suas opiniões. • Assistir e compreender vídeos argumentativos em vlogs e outras mídias com críticas de brinquedos, jogos, livros, e com base no conteúdo para produzir resenhas digitais, em áudio ou vídeo, planejando, revisando e editando o texto. • Recitar poemas e outros textos literários em versos com entonação, postura e interpretação adequadas. |
Unidade Temática: | Análise linguística/Semiótica |
Objetos do Conhecimento: |
• Reprodução da forma e do estilo da resenha crítica para apresentar e avaliar produtos. • Recursos multissemióticos em ciberpoemas e minicontos infantis em formato digital. |
Habilidades: |
EF05LP28 EF05LP14 EF05LP12 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar os elementos composicionais de uma resenha crítica, assim como suas partes e os recursos que contribuem para a sua coerência. • (Re)produzir forma e estilo do gênero resenha crítica para apresentar e avaliar produtos. |
Unidade Temática: | Leitura e escuta |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos do campos jornalístico; estratégias de leitura; relação entre texto, mídias e práticas da cultura digital. • Exploração das multisemioses e efeitos de sentido. • Distinção de fato e opinião, teses e argumentos. • Estratégias e procedimentos de leitura de textos legais e normativos. • Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas de textos de diferentes gêneros legais e normativos. • Curadoria de informações. • Relação entre textos e reconstrução da textualidade. • Usos de recursos linguísticos e multissemióticos e efeitos de sentidos. |
Habilidades: |
EF06LP01 EF06LP02 EF67LP01 EF67LP02 EF67LP03 EF67LP04 EF67LP05 EF67LP06 EF67LP07 EF67LP08 EF67LP15 EF67LP16 EF67LP17 EF67LP21 EF67LP27 EF67LP29 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Comparar e relacionar informações divulgadas em diferentes meios de comunicação sobre um mesmo fato, analisando sua confiabilidade. • Identificar e diferenciar temas, fatos, opiniões, teses e argumentos em texto jornalístico. • Reconhecer a estrutura de hipertexto e hyperlinks em textos noticiosos na internet. • Identificar os efeitos de sentido produzidos por meio de recursos multissemióticos e comparar recursos persuasivos em textos argumentativos. • Identificar, em textos normativos, a proibição imposta ou o direito garantido. • Reconhecer e analisar gêneros que circulam em canais de reclamação, como reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação. • Realizar pesquisa a partir de questões e recortes previamente definidos, usando fontes indicadas e abertas. • Ler e compreender esquemas e verbetes para organizar tomadas de nota. • Selecionar as ideias principais de um texto, organizando-as em esquema. • Reconhecer relações intertextuais em textos literários. • Identificar a estrutura de textos dramáticos (personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas). |
Unidade Temática: | Produção de textos |
Objetos do Conhecimento: |
• Estratégias e condições de produção de textos publicitários; características do gênero; coesão, adequação à norma-padrão e o uso adequado de ferramentas de edição. • Estratégia de produção textual: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos. • Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição. • Progressão temática. • Construção da textualidade. |
Habilidades: |
EF67LP09 EF67LP10 EF67LP13 EF67LP19 EF67LP21 EF67LP22 EF67LP30 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Planejar, produzir, revisar e editar uma notícia impressa e texto publicitário, de acordo com sua forma composicional, linguagem e o contexto de produção e circulação do texto. • Planejar e produzir esquemas e verbetes para organizar tomadas de notas, de acordo com o contexto de produção e circulação dos gêneros estudados. • Utilizar conhecimentos próprios da narrativa (estrutura e elementos) para criar um conto. |
Unidade Temática: | Oralidade |
Objetos do Conhecimento: |
• Tomada de nota; critérios de organização tópica. • Elementos notacionais da escrita/semântica; coesão. • Diferenças de sentido entre palavras sinonímicas. • Função e flexões de substantivos, adjetivos e verbos; concordância nominal e verbal. • Discussão oral: defesa de opiniões e turno de fala. • Produção de textos orais e modos de interpretação. • Caracterização de personagens: aspectos linguísticos e paralinguísticos. |
Habilidades: |
EF67LP11 EF67LP12 EF67LP14 EF69LP25 EF69LP24 EF69LP52 |
Unidade Temática: | Análise linguística/Semiótica |
Objetos do Conhecimento: |
• Modos verbais e efeitos de sentidos. • Progressão temática e critérios de organização tópica: marcadores de ordenação e numeração. • Recursos linguísticos e semióticos em gêneros literários. |
Habilidades: |
EF06LP03 EF06LP04 EF06LP05 EF67LP25 EF69LP54 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer e usar sinônimos, flexão de substantivos e adjetivos e efeitos de sentido dos modos verbais, nas leituras e produções de textos de diferentes gêneros discursivos. • Identificar problemas ou questões, na comunidade escolar, passíveis de denúncias, reivindicações, reclamações ou solicitações. • Reconhecer os modos verbais e seus efeitos de sentidos, em textos normativos e reivindicatórios. • Reconhecer e utilizar critérios de organização tópica, marcadores de ordenação e numeração. • Reconhecer a interação entre elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos na caracterização dos espaços, tempo, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo. |
Unidade Temática: | Leitura e escuta |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos e relação entre textos. • Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital. • Exploração das multisemioses e efeitos de sentido. • Distinção de fato e opinião, teses e argumentos. • Estratégias e procedimentos de leitura em textos legais e normativos. • Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social. • Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros. • Curadoria de informações. • Relação entre textos e reconstrução da textualidade. • Usos de recursos linguísticos e multissemióticos e efeitos de sentidos. |
Habilidades: |
EF07LP01 EF07LP02 EF67LP01 EF67LP02 EF67LP03 EF67LP04 EF67LP05 EF67LP06 EF67LP07 EF67LP08 EF67LP15 EF67LP16 EF67LP17 EF67LP21 EF67LP27 EF67LP29 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Comparar, em diferentes textos jornalísticos, informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando a confiabilidade. • Reconhecer a estrutura de hipertexto e hyperlinks em textos noticiosos para selecionar informações da web 2.0. • Reconhecer os efeitos de sentido produzidos por meio de recursos multissemióticos em reportagens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes e gifs para impactar o leitor. • Identificar, em textos jornalísticos, fatos e opiniões; teses, posicionamentos explícitos e argumentos. • Identificar recursos persuasivos em textos argumentativos. • Reconhecer as circunstâncias de aplicação de normas ou direitos em textos normativos. • Reconhecer gêneros que circulam em canais de reclamação. • Realizar pesquisa a partir de questões e recortes previamente definidos, usando fontes indicadas e abertas. • Utilizar critérios de organização tópica na tomada de notas, esquemas e resumos. • Reconhecer referências de um texto literário em outros textos e identificar o grau de intertextualidade, considerando a progressão dos nomes complexo para o mais complexo. • Analisar a organização dos textos dramáticos em relação ao enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência. • Reconhecer a forma composicional de diferentes tipos de poemas e seus recursos visuais, semânticos e sonoros. |
Unidade Temática: | Produção de textos |
Objetos do Conhecimento: |
• Estratégias de produção: planejamento de textos informativos. • Textualização: condições de produção; características do gênero a ser produzido; estabelecimento de coesão, adequação à norma-padrão e o uso adequado de ferramentas de edição. • Produção e edição de textos publicitários. • Estratégia de produção textual: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos. • Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição. • Progressão temática. • Estrutura e elementos da narrativa e construção da textualidade. • Recursos visuais, semânticos e sonoros na produção de poemas. |
Habilidades: |
EF67LP09 EF67LP10 EF67LP13 EF67LP19 EF67LP22 EF67LP30 EF67LP31 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Planejar, produzir, revisar e editar uma notícia audiovisual e textos publicitários que propaguem uma ideia. • Identificar problemas ou questões, na comunidade escolar, passíveis de denúncias, reivindicações, reclamações ou solicitações. • Selecionar as ideias principais de um texto e organizá-las em notas ou esquema. • Planejar e produzir texto, parafraseando informações e utilizando mecanismos linguísticos da citação. • Criar poemas, considerando as demandas do gênero, o contexto de produção e a exploração da multisemiose. |
Unidade Temática: | Oralidade |
Objetos do Conhecimento: |
• Elementos notacionais da escrita; semântica e coesão. • Discussão oral: defesa de opiniões e turno de fala. • Tomada de nota; seleção e hierarquização de informações; critérios de organização tópica. • Apresentação oral. • Produção de textos orais e modos de interpretação. • Caracterização de personagens: aspectos linguísticos e paralinguísticos. |
Habilidades: |
EF67LP11 EF67LP12 EF67LP14 EF69LP25 EF69LP24 EF69LP52 |
Unidade Temática: | Leitura e escuta |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos e relação entre textos. • Caracterização do campo jornalístico midiático e a relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital. • Estratégias de leitura: sentido global do texto. • Ferramentas de curadoria. • Relação entre contextos de produção e características composicionais e estilísticas de textos legais e normativos. • Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou propositivos. • Curadoria de informação. • Estrutura de hipertextos e hyperlinks em textos de divulgação científica. • Reconstrução da textualidade e efeitos de sentidos de recursos linguísticos e multissemióticos; relação entre textos; estratégias de leitura. |
Habilidades: |
EF08LP01 EF08LP02 EF89LP03 EF89LP04 EF89LP06 EF89LP14 EF89LP16 EF89LP17 EF89LP19 EF89LP20 EF89LP33 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Analisar diferentes propostas editoriais, relacionando-as ao posicionamento dos veículos de comunicação. • Relacionar os diversos textos, do campo jornalístico-midiático, e o enfoque dado ao fato ou assunto por meio da análise de escolhas lexicais ou de imagens, entre outros elementos. • Comparar textos informativos e argumentativos que tratam do mesmo assunto. • Identificar os sentidos globais dos textos informativos e argumentativos, relacionando as partes do texto. • Analisar os movimentos argumentativos, tipos de argumentos e força argumentativa em textos do campo jornalístico-midiático. • Analisar os efeitos da modalização em textos noticiosos e argumentativos, comparando o efeito de sentido de escolhas lexicais e sintáticas. • Reconstruir o contexto de produção, circulação e recepção dos textos legais e normativos, como o ECA e o regimento escolar. • Relacionar o contexto de produção a características composicionais e estilísticas das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line, posicionando-se criticamente. • Compreender, analisar e utilizar diferentes estratégias de leitura de textos reivindicatórios ou propositivos, como petições políticas e soluções de problemas, avaliando a qualidade das informações. • Realizar pesquisas utilizando, com autonomia, estratégias de curadoria por meio de fontes abertas e confiáveis. • Analisar textos de divulgação científica, reconhecendo a função dos hipertextos e hyperlinks que os compõem. • Analisar textos poéticos como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, líricas, microcontos e lambe-lambes. • Analisar textos narrativos como narrativas de aventura e de ficção científica. |
Unidade Temática: | Produção de textos |
Objetos do Conhecimento: |
• Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos informativos, argumentativos e apreciativos. • Tipos de argumentos: autoridade, comprovação, exemplificação, princípio etc. • Estratégias de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos. • Estratégias de escrita: planejamento, textualização, revisão e edição. • Vozes do discurso: marcas do discurso reportado e citações. • Recursos sonoros, semânticos e visuais. • Ferramentas de escrita colaborativa. |
Habilidades: |
EF08LP03 EF89LP08 EF89LP09 EF89LP10 EF89LP11 EF89LP21 EF89LP23 EF89LP25 EF89LP26 EF89LP35 EF89LP36 |
Unidade Temática: | Oralidade |
Objetos do Conhecimento: |
• Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados e entrevistas orais. • Apreensão do sentido global do texto. • Formulação e negociação de proposta. • Conversação espontânea e formulação de problematização. |
Habilidades: |
EF89LP12 EF89LP13 EF89LP22 EF89LP27 |
Unidade Temática: | Análise linguística/Semiótica |
Objetos do Conhecimento: |
• Análise linguística/Semiótica. • Efeitos de sentido de modificadores: adjuntos adnominais. • Recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais. • Mecanismos de progressão temática: anáfora; catáfora; organizadores textuais e coesivos. • Mecanismos de reformulação e paráfrase. • Ortografia e morfossintaxe: regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc. |
Habilidades: |
EF08LP09 EF08LP13 EF89LP23 EF89LP29 EF08LP04 |
Unidade Temática: | Leitura e escuta |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos e relação entre textos. • Caracterização do campo jornalístico midiático e a relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital. • Estratégias de leitura: apreensão do sentido global do texto. • Ferramentas de curadoria. • Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos; características composicionais e estilísticas desses textos; estratégias e procedimentos de leitura. • Curadoria de informação. • Estrutura de hipertextos e hyperlinks em textos de divulgação científica. • Reconstrução da textualidade e efeitos de sentidos dos recursos linguísticos e multissemióticos; relação entre textos; estratégias de leitura. |
Habilidades: |
EF09LP01 EF09LP02 EF89LP03 EF89LP04 EF89LP06 EF89LP14 EF89LP16 EF89LP17 EF89LP19 EF89LP24 EF69LP48 EF89LP33 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Comparar notícias de mesmo tema, publicadas em redes sociais e na mídia impressa. • Analisar o fenômeno de disseminação de notícias falsas por meio da curadoria das fontes e dos veículos de informação, reconhecendo a veracidade dos fatos e as condições de produção dos textos. • Relacionar os diversos textos do campo jornalístico-midiático e o enfoque dado aos fatos e assuntos por meio da análise de elementos como escolhas lexicais e imagéticas. • Analisar e diferenciar, no campo jornalístico-midiático, os gêneros argumentativos e seus sentidos globais, os movimentos argumentativos, os tipos de argumentos e a força argumentativa. • Analisar os efeitos da modalização em textos argumentativos e noticiosos. • Reconstruir o contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos, e relacionar o contexto de produção às suas características composicionais e estilísticas. • Compreender e utilizar diferentes estratégias de leitura de textos reivindicatórios ou propositivos, como propostas políticas e soluções de problemas. • Analisar os movimentos argumentativos, avaliando a qualidade das informações para fundamentar propostas de solução ou intervenção. • Realizar pesquisas utilizando, com autonomia, estratégias de curadoria por meio de fontes abertas e confiáveis. • Ler e compreender textos de divulgação científica, analisando os hipertextos e hyperlinks como dispositivos de construção desses textos. • Ler e compreender textos poéticos e narrativos, considerando suas condições de contexto de produção, circulação e recepção. |
Unidade Temática: | Produção de textos |
Objetos do Conhecimento: |
• Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos informativos, argumentativos e apreciativos. • Tipos de argumentos. • Estratégias de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos. • Estratégias de escrita. • Vozes do discurso: marcas do discurso reportado e citações. • Construção da textualidade; recursos sonoros, semânticos e visuais; ferramentas de escrita colaborativa. |
Habilidades: |
EF09LP03 EF89LP08 EF89LP09 EF89LP10 EF89LP11 EF89LP21 EF89LP25 EF89LP26 EF89LP35 EF89LP36 |
Unidade Temática: | Oralidade |
Objetos do Conhecimento: |
• Estratégias de produção de debates regrados. • Apreensão do sentido global do texto; formulação, negociação de proposta. • Conversação espontânea e formulação de problematização. |
Habilidades: |
EF89LP12 EF89LP13 EF89LP27 EF89LP22 |
Unidade Temática: | Análise linguística/Semiótica |
Objetos do Conhecimento: |
• Estruturas sintáticas e elementos coesivos. • Movimentos argumentativos e força dos argumentos. • Mecanismos de progressão temática e mecanismos de reformulação e paráfrase. • Morfossintaxe: elementos coesivos na leitura e na produção textual. |
Habilidades: |
EF09LP08 EF89LP04 EF89LP23 EF89LP29 EF09LP08 |