Unidade Temática: | Números |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Contagem e representação de números. • Sistema de numeração decimal. • Adição e subtração. |
Habilidades: |
EF01MA04 EF01MA07 EF01MA05 EF01MA08 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar números em contextos diversos como quantidade, medida, ordenação ou identificação (número da casa, do código de barras). • Quantificar de forma eficiente até 100 objetos, utilizando ou não materiais manipuláveis. • Ler e representar números naturais até 100, em registros numéricos e em linguagem natural ou em outras representações. • Comparar quantidades utilizando diferentes estratégias. • Utilizar diferentes formas para compor e decompor os números. • Realizar adições e subtrações simples por meio de estratégias pessoais de cálculo. • Mobilizar conhecimentos para resolver problemas de adição e subtração envolvendo diferentes ideias relacionadas a essas operações (juntar, acrescentar, retirar). |
Unidade Temática: | Álgebra |
Objetos do Conhecimento: | Padrões em sequências figurais e numéricas. |
Habilidades: | EF01MA10 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Identificar o padrão de uma sequência numérica ou figural e completar termos ausentes. |
Unidade Temática: | Geometria |
Objetos do Conhecimento: |
• Localização espacial. • Figuras planas e sólidos geométricos. |
Habilidades: |
EF01MA12 EF01MA13 EF01MA14 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço, utilizando tempos que identifiquem sua posição em relação a um ponto de referência. • Reconhecer figuras geométricas espaciais (cone, cilindro, esfera e bloco retangular) em objetos do mundo físico. • Reconhecer, desenhar e nomear figuras geométricas planas (quadrados, retângulos, triângulos e círculos) e identificar essas figuras em diferentes posições, em objetos do cotidiano ou em faces de sólidos geométricos. |
Unidade Temática: | Grandezas e medidas |
Objetos do Conhecimento: |
• Medidas de tempo
e uso do calendário. • Comprimentos, massas e capacidades. • Sistema monetário. |
Habilidades: |
EF01MA17 EF01MA15 EF01MA19 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço, utilizando
termos que identificam sua posição em relação a um ponto de referência. • Reconhecer figuras geométricas espaciais (cone, cilindro, esfera e bloco retangular) em objetos do mundo físico. • Reconhecer, desenhar e nomear figuras geométricas planas (quadrados, retângulos, triângulos e círculos) e identificar essas figuras em diferentes posições, em objetos do cotidiano ou em faces de sólidos geométricos. • Utilizar o calendário para localizar e relacionar dias da semana e meses do ano. • Compreender que medir é comparar duas grandezas de mesmo tipo, realizando estimativas e comparações diretas. • Utilizar vocabulário adequado para comparar comprimentos, massas e capacidades. • Decidir sobre a necessidade ou não da utilização de uma unidade de medida padronizada. • Reconhecer valores em moedas e cédulas do Sistema Monetário Brasileiro, |
Unidade Temática: | Probabilidade e estatística |
Objetos do Conhecimento: | • Tabelas e gráficos de colunas. |
Habilidades: | EF01MA21 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Ler e interpretar dados organizados em tabelas ou em gráficos pictóricos ou de colunas simples. |
Unidade Temática: | Números |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Números com até 3 ordens. • Sistema de numeração decimal. • Adição e subtração. |
Habilidades: |
EF02MA01 EF02MA04 EF02MA05 EF02MA06 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler e representar números naturais de até 3 ordens com registros numéricos e em língua materna. • Comparar e ordenar números utilizando diferentes estratégias. • Compor e decompor os números de 3 ordens, apropriando-se das características do sistema de numeração decimal. • Realizar adições e subtrações simples com número de até 3 ordens por meio de diferentes estratégias de cálculo (estimativa, cálculo mental, algoritmo convencional). • Resolver situações-problema de adição e subtração, envolvendo as ideias de juntar, acrescentar, comparar e retirar, utilizando diferentes estratégias de solução e descrevendo a sua forma de pensar. |
Unidade Temática: | Álgebra |
Objetos do Conhecimento: | • Regularidades em sequências numéricas: ordem crescente e decrescente. |
Habilidades: |
EF02MA09 EF02MA11 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Observar, identificar, descrever regularidades e construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente. • Determinar termos ausentes em sequências de números naturais que respeitam uma regularidade. |
Unidade Temática: | Geometria |
Objetos do Conhecimento: |
• Localização espacial. • Figuras planas. • Sólidos geométricos. |
Habilidades: |
EF02MA12 EF02MA14 EF02MA15 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar e descrever a localização e o deslocamento de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência e as mudanças de direção e/ou de sentido. • Reconhecer, desenhar, nomear e comparar figuras geométricas planas (quadrados, retângulos, triângulos e círculos) e identificar semelhanças e diferenças entre elas. • Reconhecer alguns sólidos geométricos em objetos do cotidiano. • Nomear, comparar e identificar semelhanças e diferenças entre figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera). • Reconhecer figuras planas como faces de prismas e pirâmides. |
Unidade Temática: | Grandezas e medidas |
Objetos do Conhecimento: |
• Sistema monetário brasileiro. • Tempo. • Comprimento. |
Habilidades: |
EF02MA16 EF02MA18 EF02MA19 EF02MA20 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro e estabelecer equivalência entre seus valores. • Resolver situações-problema cotidianas envolvendo o sistema monetário. • Identificar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, utilizando o calendário para organização da ação. • Estimar, medir e comparar comprimentos utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas (metro e centímetro) e instrumentos de medição adequados. • Reconhecer horário em relógio digital: horas e minutos. |
Unidade Temática: | Probabilidade e estatística |
Objetos do Conhecimento: |
• Tabelas e gráficos de barras ou colunas. • Chances. |
Habilidades: |
EF02MA21 EF02MA22 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler, contar e interpretar dados representados em tabelas simples de dupla entrada e em gráficos de barras simples ou de colunas simples. • Identificar a maior ou menor chance de ocorrência de um evento aleatório do cotidiano, empregando termos como: impossível, certo, pouco ou muito provável. |
Unidade Temática: | Números |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Números com até 4 ordens. • Adição com reserva e subtração com recurso. • Multiplicação. • Divisão. |
Habilidades: |
EF03MA01 EF03MA02 EF03MA05 EF03MA06 EF03MA07 EF03MA08 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler, representar, comparar e ordenar números naturais de até 4 ordens, em registros numéricos, em língua materna e na reta numérica, pela compreensão de características do sistema de numeração decimal. • Utilizar diferentes formas para compor e decompor os números naturais de 4 ordens, apropriando-se das características do sistema de numeração decimal. • Realizar adição com reserva e subtração com recurso com números de até 4 ordens por meio de diferentes estratégias de cálculo (estimativa, cálculo mental, algoritmo convencional). • Resolver situações-problema de adição (envolvendo as ideias de juntar e acrescentar) e subtração (envolvendo as ideias de comparar, completar e retirar) com números de até 4 ordens, utilizando diferentes estratégias de solução e descrevendo sua forma de pensar. • Compreender o conceito de multiplicar e a organização das fotos fundamentais da multiplicação (tabuadas do 2, 3, 4, 5 e 10). • Resolver situações-problema de multiplicação (soma de parcelas iguais e organização retangular), utilizando estratégias diversas. • Compreender o conceito de dividir como repartição equitativa, com e sem resto. • Resolver situações-problema de divisão de um número natural por outro até 10, com resto zero e com resto diferente de zero, com o significado de repartição equitativa, utilizando estratégias e registros pessoais. |
Unidade Temática: | Álgebra |
Objetos do Conhecimento: | • Padrões e regularidades em sequências. |
Habilidades: | EF03MA10 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Reconhecer e descrever um padrão ou uma regularidade de sequências de números naturais resultantes de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, e determinar termos ausentes nessas sequências. |
Unidade Temática: | Geometria |
Objetos do Conhecimento: |
• Figuras planas. • Figuras espaciais. • Planificação de poliedros. |
Habilidades: |
EF03MA13 EF03MA14 EF03MA15 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo). • Classificar figuras planas em relação à quantidade de medidas de seus lados e à quantidade de vértices. • Reconhecer e nomear figuras geométricas espaciais (prisma reto, pirâmide, esfera, cilindro e cone). • Identificar e descrever figuras geométricas espaciais por suas propriedades. • Associar figuras geométricas espaciais a suas planificações. |
Unidade Temática: | Grandezas e medidas |
Objetos do Conhecimento: |
• Sistema monetário. • Tempo. • Comprimento. • Massa e capacidade. |
Habilidades: |
EF03MA24 EF03MA23 EF03MA19 EF03MA20 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Comparar valores de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro na resolução de problemas em situações de compra, venda e troca. • Ler e registrar horários, utilizando relógios digitais e analógicos, e reconhecer a relação entre horas e minutos. • Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos de medida adequados. |
Unidade Temática: | Probabilidade e estatística |
Objetos do Conhecimento: |
• Tabelas e gráficos de barras ou colunas. • Pesquisa estatística. |
Habilidades: |
EF03MA27 EF03MA28 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler, interpretar e comparar dados representados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas e de barras. • Resolver problemas cujos dados são apresentados em tabelas e gráficos de colunas e de barras. • Realizar pesquisa estatística e organizar os dados coletados em tabelas, listas e em gráficos de colunas simples. |
Unidade Temática: | Números |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Números com até 5 ordens. • Sistema de numeração decimal. • Adição. • Subtração. • Multiplicação. • Divisão. • Frações unitárias. |
Habilidades: |
EF04MA01 EF04MA02 EF04MA03 EF04MA06 EF04MA07 EF04MA09 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler, representar, comparar e ordenar números naturais de até 5 ordens, em registros numéricos, em língua materna e na reta numérica. • Compor e decompor números naturais de até 5 ordens utilizando as escritas aditivas e multiplicativas. • Apropriar-se das características do sistema de numeração decimal. • Utilizar as operações de adição e subtração, na resolução de problemas, por meio de diferentes estratégias (estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais, relação existente entre essas operações e suas propriedades). • Compreender o conceito de multiplicar e a organização dos fatos fundamentais da multiplicação (tabuadas do 2 ao 10) iniciando o processo de memorização. • Utilizar a operação de multiplicação entre números naturais na resolução de problemas envolvendo o significado de “adição de parcelas iguais”, de “configuração retangular” e de “proporcionalidade” por meio de diferentes estratégias (estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais). • Reconhecer a relação existente entre as operações de multiplicação e divisão. • Utilizar propriedades da multiplicação no cálculo convencional e mental. • Utilizar a operação de divisão de um número natural por um divisor natural com um algarismo, na resolução de problemas com o significado de “repartição equitativa” e de “medida”, por meio de diferentes estratégias (estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais). • Reconhecer a relação existente entre as operações de multiplicação e divisão. • Utilizar propriedades da divisão no cálculo convencional e mental. • Ler e representar as frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10), em registros numéricos e em língua materna, reconhecendo-as como medidas menores que a unidade e usando a reta numérica como apoio. |
Unidade Temática: | Álgebra |
Objetos do Conhecimento: | • Igualdade e equivalência. |
Habilidades: | EF04MA15 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer o sentido de equivalência expresso pelo sinal de igualdade. • Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade entre duas expressões numéricas, que envolvam operações fundamentais entre números naturais. |
Unidade Temática: | Geometria |
Objetos do Conhecimento: |
• Ângulos. • Paralelismo e perpendicularismo. • Polígonos. • Prismas e pirâmides. • Planificação. |
Habilidades: |
EF04MA17 EF04MA18 EF04MA19 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Associar ângulos a mudanças de direção decorrentes de giros em torno de um ponto. • Identificar ângulos retos e não retos em polígonos. • Reconhecer, nomear e comparar prismas e pirâmides, identificando seus elementos (faces, arestas e vértices) e atributos dos polígonos das faces desses sólidos. • Associar prismas e pirâmides a suas planificações. • Identificar e traçar figuras poligonais simétricas por reflexão em malhas quadriculadas, em relação a eixo vertical ou horizontal. |
Unidade Temática: | Grandezas e medidas |
Objetos do Conhecimento: |
• Tempo. • Comprimento e perímetro. • Massa. • Capacidade. • Sistema monetário. |
Habilidades: |
EF04MA20 EF04MA22 EF04MA25 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler e registrar medidas de tempo em horas, minutos e segundos. • Utilizar a relação entre horas e minutos e entre minutos e segundos em situações do cotidiano que envolvam a grandeza tempo. • Estimar e medir comprimentos (incluindo perímetro), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais e instrumentos adequados. • Resolver situações problema envolvendo as grandezas e medidas em estudo. • Utilizar valores do Sistema Monetário Brasileiro na resolução de problemas em situações do cotidiano. |
Unidade Temática: | Probabilidade e estatística |
Objetos do Conhecimento: |
• Eventos aleatórios. • Noção de probabilidade. • Tabelas e gráficos de barras. • Pesquisa estatística. |
Habilidades: |
EF04MA26 EF04MA27 EF04MA28 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Classificar eventos cotidianos em prováveis, pouco prováveis ou improváveis. • Ler e interpretar dados representados em tabelas simples e de dupla entrada, gráficos de barras, colunas e pictóricos. • Reconhecer as etapas de uma pesquisa. • Diferenciar variáveis categóricas (qualitativas) de numéricas. • Coletar dados e organizá-los em tabelas ou gráficos dados colhidos em pesquisa censitária na classe ou na família. • Descobrir resultados de pesquisa realizada. • Compreender e calcular a média de um conjunto de números. |
Unidade Temática: | Números |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Números com até 6 ordens. • Sistema de numeração decimal. • Frações. • Equivalência de frações. • Números fracionários decimais. • Adição de números decimais. • Subtração de números decimais. • Multiplicação de números naturais. • Divisão de números naturais. |
Habilidades: |
EF05MA01 EF05MA02 EF05MA03 EF05MA04 EF05MA05 EF05MA07 EF05MA08 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Ler, representar, comparar e ordenar números naturais de até 6 ordens, em registros numéricos, em língua materna e na reta numérica. • Compor e decompor números naturais de até 6 ordens utilizando escritas aditivas e multiplicativas. • Apropriar-se das características do sistema de numeração decimal. • Utilizar a operação de multiplicação de números naturais de um número de até 6 ordens por um número de até 2 algarismos, na resolução de problemas, por meio de diferentes estratégias (estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais, relação existente entre multiplicação e divisão e propriedades da multiplicação). • Utilizar a operação de divisão de um número natural de até cinco algarismos por outro número natural de até dois algarismos, com ou sem resto, na resolução de problemas, utilizando diferentes estratégias de cálculo (estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais, relação existente entre divisão e multiplicação e propriedades da divisão). • Representar, comparar e ordenar frações menores ou maiores que um inteiro utilizando a reta numérica como apoio. • Identificar frações equivalentes. • Ler, escrever, representar, comparar e ordenar números racionais expressos na forma decimal, associando-os a pontos da reta numérica. • Associar números decimais a frações com denominadores 10, 100 e 1 000. • Utilizar as operações de adição e subtração de números decimais, cuja escrita tenha um número finito de algarismos após a vírgula, na resolução de problemas, utilizando diferentes estratégias de cálculo. • Identificar as porcentagens de 10%, 25%, 50%, 75% e 100% a frações e números na forma decimal. • Realizar o cálculo das porcentagens em estudo, na resolução de problemas, utilizando diferentes estratégias de cálculo. |
Unidade Temática: | Álgebra |
Objetos do Conhecimento: | • Igualdade e equivalência. |
Habilidades: | EF05MA10 |
Expectativas de Aprendizagem: | • Compreender que a relação de igualdade existente entre duas expressões numéricas, que envolvam operações fundamentais entre números naturais, permanece quando se adiciona, subtrai, multiplica ou divide ambas as expressões por um mesmo número. |
Unidade Temática: | Geometria |
Objetos do Conhecimento: |
• Ângulos. • Paralelismo e perpendicularismo. • Polígonos. • Prismas e pirâmides. • Planificação. |
Habilidades: |
EF05MA14 EF05MA17 EF05MA16 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Associar ângulos a mudanças de direção decorrentes de giros em torno de um ponto. • Identificar ângulos retos e não retos em polígonos. • Reconhecer linhas paralelas ou perpendiculares em mapas, croquis e em lados e arestas de figuras geométricas. • Reconhecer, denominar e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos. • Classificar triângulos e quadriláteros com base em propriedades de lados e de ângulos. • Reconhecer, nomear, desenhar e comparar prismas, pirâmides, cilindros e cones, identificando seus atributos. • Associar prismas, pirâmides, cilindros e cones a suas planificações. |
Unidade Temática: | Grandezas e medidas |
Objetos do Conhecimento: |
• Tempo. • Comprimento. • Massa. • Capacidade. • Área. • Conceito de volume. |
Habilidades: | EF05MA19 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Resolver situações-problema envolvendo as grandezas, comprimento, massa, capacidade e tempo, utilizando unidades de medida padronizadas e conversões entre as unidades mais usuais. • Relacionar as principais unidades de medida de comprimento, massa e capacidade. • Compreender a grandeza área como a medida do espaço ocupado por uma figura plana. • Calcular a área de figuras representadas em malhas quadriculadas pela contagem de unidades de medida não padronizadas. • Utilizar as unidades de medida padronizadas de área (m² e cm²) na resolução de problemas. • Compreender a grandeza volume e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando objetos concretos. |
Unidade Temática: | Probabilidade e estatística |
Objetos do Conhecimento: |
• Eventos aleatórios. • Espaço amostral. • Noção de probabilidade. • Tabelas e gráficos de barras e linhas. • Média aritmética. • Pesquisa estatística. |
Habilidades: |
EF05MA22 EF05MA24 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Compreender e descrever todos os possíveis resultados (espaço amostral) de um experimento aleatório, observando se esses resultados são igualmente prováveis ou não. • Identificar a maior, igual ou menor chance de ocorrência de um experimento aleatório, pela análise do espaço amostral e os casos favoráveis a este experimento. • Ler e interpretar dados representados em tabelas, em gráficos de colunas e de linhas. • Resolver situações problema que envolvam dados expressos em tabelas e gráficos. • Compreender e calcular a média de um conjunto de números. |
Unidade Temática: | Números |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Sistema de numeração decimal. • Operações em N, incluindo a potenciação. • Frações e decimais. • Porcentagem. |
Habilidades: |
EF06MA01 EF06MA02 EF06MA03 EF06MA07 EF06MA08 EF06MA09 EF06MA10 EF06MA11 EF06MA13 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar propriedades da estrutura do Sistema de Numeração Decimal (SND). • Compor e decompor números naturais nas ordens do SND. • Associar números decimais a frações com denominadores 10, 100 e 1.000. • Ler, representar, comparar e ordenar números racionais positivos, na forma decimal. • Compor e decompor números racionais, na forma decimal, de diferentes formas. • Reconhecer uma potência de expoente natural como um produto de fatores iguais e calcular potências de base e expoente natural. • Adicionar, subtrair, multiplicar e dividir números racionais positivos na forma decimal, na resolução de problemas, utilizando diferentes estratégias de cálculo (uso de algoritmos, cálculo mental e estimativas). • Utilizar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de racionais positivos na forma decimal na resolução de problemas. • Calcular a fração de uma quantidade com resultado inteiro. • Conhecer e empregar os critérios de equivalência de frações. • Comparar e ordenar números racionais na forma fracionária, utilizando o ordenamento de frações equivalentes. • Utilizar o conceito de frações equivalentes para somar e subtrair frações, com denominadores iguais ou diferentes, na resolução de problemas. • Reconhecer a porcentagem como representação de frações com denominador 100. |
Unidade Temática: | Álgebra |
Objetos do Conhecimento: | • Igualdade e operações inversas. |
Habilidades: | EF06MA14 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Compreender que a igualdade entre expressões aritméticas é preservada efetuando-se as mesmas operações em ambos os lados da igualdade. • Fazer uso da relação entre adição e subtração ou entre multiplicação e divisão para determinar números desconhecidos em uma igualdade entre expressões aritméticas. |
Unidade Temática: | Geometria |
Objetos do Conhecimento: |
• Plano cartesiano (1º Q). • Classificação de triângulos e quadriláteros. • Prismas e pirâmides. |
Habilidades: |
EF06MA16 EF06MA17 EF06MA18 EF06MA19 EF06MA20 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Conhecer o plano cartesiano e identificar pares ordenados (com coordenadas racionais) no primeiro quadrante. • Identificar diferentes tipos de triângulos e classificá-los em relação às medidas de seus lados (equilátero, escaleno e isósceles) e ângulos (retângulo, acutângulo ou obtusângulo). • Identificar características dos quadriláteros, classificando-os em relação aos lados (congruência, paralelismo e perpendicularismo) e à medida dos ângulos (retos ou não retos), reconhecendo a inclusão e a interseção de classes de quadriláteros. • Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando o número e a medida dos lados, a quantidade de vértices e a medida de ângulos, inclusive classificando-os em regulares e não regulares. • Identificar regularidades no conjunto dos poliedros (prismas e pirâmides) envolvendo os seus elementos e relações, por meio da linguagem comum ou por meio de expressão matemática. • Relacionar a quantidade de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides em função do polígono da base. |
Unidade Temática: | Grandezas e Medidas |
Objetos do Conhecimento: | • Perímetro, área e volume. |
Habilidades: |
EF06MA24 EF06MA25 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Compreender o conceito de ângulo como mudança de direção em torno de um ponto. • Identificar ângulos retos e não retos. • Identificar ângulos em polígonos e em faces de poliedros. • Comparar medidas de ângulos com o ângulo reto, discriminando ângulos agudos, retos e obtusos. • Compreender o conceito de área e as principais unidades de medida, cm² e m². • Determinar a área de figuras planas elementares (triângulos, paralelogramos, polígonos regulares), usando comparações com áreas de quadrados ou retângulos. • Compreender o conceito de volume e as principais unidades de medida, cm³, dm³ e m³. • Determinar o volume de sólidos obtidos pela justaposição de cubos ou de paralelepípedos retângulos, sem a utilização de fórmulas. • Relacionar as grandezas volume e capacidade. • Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas. |
Unidade Temática: | Probabilidade e Estatística |
Objetos do Conhecimento: |
• Espaço amostral. • Princípio Multiplicativo de Contagem. • Probabilidade. • Gráficos estatísticos. |
Habilidades: |
EF06MA30 EF06MA32 |
Unidade Temática: | Números |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Números naturais, inteiros, fracionários e decimais. • Adição, subtração, multiplicação e divisão. • Potenciação. • Razão. • Porcentagem. |
Habilidades: |
EF07MA02 EF07MA03 EF07MA04 EF07MA08 EF07MA10 EF07MA11 EF07MA12 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Identificar, na reta numérica, pares de números inteiros simétricos (opostos) um do outro. • Comparar, ordenar e representar, na reta numérica, números inteiros, positivos e negativos. • Interpretar e modelar situações envolvendo potências do tipo (a/b)ⁿ e calcular seu valor. • Resolver operações de adição e subtração com números inteiros, compreendendo as propriedades operatórias envolvidas como extensão das propriedades já conhecidas das operações com números naturais. • Resolver operações de multiplicação e divisão com números inteiros, compreendendo as propriedades operatórias envolvidas como extensão das propriedades já conhecidas das operações com números naturais. • Modelar e resolver problemas, envolvendo as quatro operações com números inteiros, compreendendo as propriedades operatórias envolvidas como extensão das propriedades já conhecidas das operações com números naturais. • Conjecturar, generalizar e justificar relações entre números inteiros. • Modelar e resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão de números racionais, expressos como números decimais, usando estratégias eficientes. • Expressar e efetuar a divisão de números inteiros em termos de frações na resolução de problemas. • Resolver problemas envolvendo os usos da fração na representação de razão e divisão. • Modelar e resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão de números racionais, expressos como frações, usando estratégias eficientes. • Escrever, simplificar e calcular expressões numéricas que envolvam as operações com números racionais, fazendo uso das propriedades. • Representar a razão entre duas grandezas, expressas por números inteiros,como fração e resolver problemas envolvendo razões e relações de proporcionalidade em diferentes contextos. • Calcular porcentagens em situações-problema envolvendo acréscimos e decréscimos, simples compreendendo os processos envolvidos. |
Unidade Temática: | Álgebra |
Objetos do Conhecimento: |
• Propriedades da igualdade. • Expressões algébricas. • Equações lineares. • Proporcionalidade direta e inversa. • Regra de três. |
Habilidades: |
EF07MA05 EF07MA06 EF07MA13 EF07MA15 EF07MA17 EF07MA18 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer e aplicar as relações entre as operações aritméticas e a preservação da igualdade em procedimentos aritméticos para resolver problemas envolvendo equações lineares da forma ax + b = c. • Utilizar a linguagem algébrica, com expressões numéricas e literais, distinguindo os usos de expressões literais para denotar incógnitas e variáveis. • Determinar o valor de expressões algébricas ao atribuir valores numéricos aos termos incógnitos ou variáveis. • Reconhecer e aplicar as relações entre as operações aritméticas e a preservação da igualdade em procedimentos aritméticos para resolver problemas envolvendo equações lineares. • Modelar e resolver problemas envolvendo relações de proporcionalidade entre variáveis ou equações lineares com duas variáveis. • Descrever relação de proporcionalidade direta em termos de razões entre grandezas e distinguir relações entre grandezas que não são de proporcionalidade direta. • Aplicar a regra de três ou a razão de proporcionalidade na resolução de problemas que envolvem variação de proporcionalidade direta. • Interpretar, modelar e resolver problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais. |
Unidade Temática: | Geometria |
Objetos do Conhecimento: |
• Ângulos em polígonos. • Triângulos. • Quadriláteros. • Polígonos regulares. • Plano cartesiano. • Simetrias no plano cartesiano. |
Habilidades: |
EF07MA20 EF07MA24 EF07MA27 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Corresponder pontos no plano cartesiano a pares ordenados. • Identificar a simetria e o simétrico de uma figura poligonal no plano cartesiano. • Representar o simétrico de uma figura poligonal no plano cartesiano em relação aos eixos e à origem. • Construir triângulos, utilizando recursos diversos (como dedução lógica e uso de instrumentos como régua, esquadros, compassos, transferidor, dobraduras e softwares) investigando a condição de existência de triângulos em função das medidas de seus lados. • Deduzir a soma dos ângulos internos de um triângulo e utilizar esse conhecimento para inferir a soma dos ângulos internos de um quadrilátero e de um polígono regular. • Resolver problemas envolvendo medidas de ângulos internos ou de ângulos externos em triângulos e demais polígonos convexos. |
Unidade Temática: | Probabilidade e Estatística |
Objetos do Conhecimento: |
• Probabilidade. • Medidas de tendência central. • Amplitude. • Gráficos: barras, colunas, linhas e setores. |
Habilidades: |
EF07MA34 EF07MA35 EF07MA36 EF07MA37 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Determinar o espaço amostral de eventos aleatórios. • Calcular o número de elementos de um evento utilizando o Princípio Multiplicativo de Contagem. • Determinar a probabilidade de um evento, interpretando-a intuitivamente em termos de frequência relativa (obtida por meio de experimentos ou simulações),expressa por meio de fração ou percentual. • Ler e produzir gráficos de setores. • Organizar e representar os dados por meio de tabelas ou gráficos de frequências, construindo classes de igual amplitude para agrupar dados discretos, incluindo fonte, título e legenda no caso de gráficos. • Identificar situações em que as diferentes medidas de tendências central (média, mediana ou moda) descrevem com maior ou menor fidedignidade a distribuição dos valores de uma pesquisa estatística, considerando a amplitude de dispersão desses dados. |
Unidade Temática: | Números |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Números racionais. • Potenciação. • Notação científica. • Princípio Multiplicativo de Contagem. • Proporcionalidade direta e inversa (regra de três). |
Habilidades: |
EF08MA01 EF08MA03 EF08MA04 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Compreender o conceito de potência com expoentes inteiros e utilizá-lo na expansão decimal dos números racionais. • Reconhecer a notação científica como forma de expressar números muito grandes ou muito pequenos, usando potências de 10. • Compreender o princípio multiplicativo, desenvolvendo processos de contagem associados à multiplicação e resolver problemas de contagem cuja solução pode ser modelada pelo princípio multiplicativo. • Conhecer o significado de porcentagem e as suas representações (fração, decimal e percentual), utilizando diferentes estratégias para o cálculo de valores percentuais. • Resolver problemas que envolvam o cálculo de porcentagem, utilizando diferentes estratégias. |
Unidade Temática: | Álgebra |
Objetos do Conhecimento: |
• Sistema de equações lineares de 1º grau. • Grandezas direta ou inversamente proporcionais. |
Habilidades: |
EF08MA06 EF08MA07 EF08MA08 EF08MA12 EF08MA13 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Resolver problemas que podem ser modelados por expressões algébricas e calcular o valor numérico dessas expressões, utilizando as propriedades das operações. • Expressar a variação proporcional entre duas grandezas por uma equação do primeiro grau a duas variáveis e representar essa relação por uma reta no plano cartesiano, cuja inclinação e interceptos com os eixos coordenados dependem dos parâmetros da equação. • Resolver um sistema de duas equações lineares a duas variáveis algebricamente e geometricamente. • Identificar a posição relativa das retas que representam no plano cartesiano um sistema de duas equações lineares a duas variáveis. • Resolver problemas que podem ser modelados por sistemas lineares do 1º grau. • Identificar e justificar quando duas grandezas são direta ou inversamente proporcionais, expressando a relação existente entre elas algebricamente (por meio de equações lineares), ou geometricamente (usando retas no plano cartesiano). • Identificar e determinar a razão de proporcionalidade entre duas grandezas diretamente proporcionais. • Resolver problemas que envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas, utilizando os conceitos de razões, equivalência de frações, razão de proporcionalidade ou a regra de três. |
Unidade Temática: | Geometria |
Objetos do Conhecimento: |
• Congruência de triângulos. • Simetria no plano. • Classificação de quadriláteros. |
Habilidades: |
EF08MA14 EF08MA18 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Corresponder pontos do plano cartesiano a pares ordenados. • Identificar e representar transformações geométricas (translações, reflexões e rotações), identificando simetrias e invariâncias de figuras geométricas no plano. • Compreender e aplicar os critérios de congruência de triângulos. • Identificar relações de congruência e simetrias em quadriláteros. • Diferenciar quadriláteros (quadrados, retângulos, paralelogramos, trapézios e losangos) por suas propriedades geométricas relativas a lados, ângulos e diagonais. |
Unidade Temática: | Grandezas e Medidas |
Objetos do Conhecimento: |
• Área. • Volume. • Capacidade. |
Habilidades: |
EF08MA19 EF08MA20 EF08MA21 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Deduzir experimentalmente a medida do comprimento de uma circunferência. • Deduzir experimentalmente pela composição e decomposição de figuras as expressões para cálculo de áreas de figuras planas e do círculo. • Resolver problemas que envolvam o cálculo de área de triângulos, quadriláteros, círculos e de partes do círculo. • Relacionar as medidas mais usuais de volume e de capacidade. • Resolver problemas envolvendo volume de figuras que podem ser decompostas em cubos e blocos retangulares. |
Unidade Temática: | Probabilidade e Estatística |
Objetos do Conhecimento: |
• Espaço amostral. • Probabilidade. • Medidas de tendência central e amplitude. • Tabelas e gráficos. |
Habilidades: |
EF08MA22 EF08MA23 EF08MA25 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Calcular o número de elementos de um evento utilizando o Princípio Multiplicativo de Contagem. • Descrever o espaço amostral associado a um experimento aleatório, com uso de recursos como diagramas de árvore e métodos de contagem. • Calcular a probabilidade de ocorrência de um determinado evento e expressá-la na forma de fração, decimal e percentual. • Determinar os valores de medidas de tendência central (média, moda e mediana) de uma variável, indicando qual melhor representa a distribuição de valores observados dessa variável. • Resolver situações-problema cujos dados estão apresentados em tabelas e gráficos e/ou envolvem as medidas de tendência central. • Escolher o gráfico mais adequado para representar um conjunto de dados. |
Unidade Temática: | Números |
---|---|
Objetos do Conhecimento: |
• Números racionais e irracionais. • Operações com números reais. • Porcentagem. • Juros simples e compostos. |
Habilidades: |
EF09MA02 EF09MA04 EF09MA05 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer as expansões decimais de números reais, distinguindo números racionais e números irracionais. • Localizar, de modo exato ou aproximado, números reais na reta numérica. • Efetuar operações com números reais (naturais, inteiros, racionais e raízes quadráticas), utilizando algoritmos convencionais, estratégias pessoais ou mesmo estimativas. • Compreender o conceito de potência com expoentes inteiros e utilizá-lo na expansão decimal dos números racionais. • Reconhecer a notação científica como forma de expressar números muito grandes ou muito pequenos, usando potências de base 10. • Resolver problemas envolvendo operações com números reais, utilizando algoritmos convencionais, estratégias pessoais ou estimativas. • Calcular porcentagens em situações-problema envolvendo acréscimos e decréscimos, simples compreendendo os processos envolvidos. • Resolver problemas que envolvem acréscimos ou decréscimos compostos. |
Unidade Temática: | Álgebra |
Objetos do Conhecimento: |
• Proporcionalidade e regra de três. • Fatoração. • Equações quadráticas. • Noção de função. |
Habilidades: |
EF09MA05 EF09MA06 EF09MA07 EF09MA08 EF09MA09 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Utilizar na resolução de problemas a representação como razão entre duas grandezas de espécies diferentes. • Aplicar a regra de três ou a razão de proporcionalidade na resolução de problemas que envolvem variação de proporcionalidade direta. • Efetuar operações com expressões algébricas, identificando fatores comuns e a fatoração de quadrados perfeitos. • Resolver equações quadráticas, usando a relação entre fatores lineares e raízes, completamento de quadrados, relações entre raízes e coeficientes da equação, Bhaskara e outras estratégias. • Modelar e resolver problemas envolvendo equações quadráticas. • Identificar as relações de proporcionalidade em escalas, divisões em partes proporcionais ou taxas de variações de duas grandezas. • Diferenciar taxas, índices e razões em situações contextualizadas. • Resolver problemas que envolvam taxas, índices e razões entre duas grandezas de mesma ou de diferentes espécies. • Descrever relações entre variáveis numéricas, em diversos contextos, em termos de funções, representando-as com registros numéricos, algébricos e gráficos. • Interpretar situações descritas por funções afins apresentadas algebrica ou graficamente. |
Unidade Temática: | Geometria |
Objetos do Conhecimento: |
• Ângulos entre retas paralelas e uma reta transversal. • Semelhança de triângulos. • Relações métricas em triângulos. • Teorema de Pitágoras. • Proporcionalidade de medidas de segmentos. • Vistas ortogonais. |
Habilidades: |
EF09MA10 EF09MA12 EF09MA13 EF09MA14 EF09MA17 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Reconhecer pares de ângulos congruentes ou suplementares dentre os ângulos determinados por uma reta transversal a um feixe de retas paralelas. • Reconhecer relações de semelhança entre triângulos, usando critério como a proporcionalidade de ângulos correspondentes nos dois triângulos ou a proporcionalidade entre medidas de lados correspondentes. • Deduzir experimentalmente as relações métricas no triângulo retângulo (inclusive o Teorema de Pitágoras) a partir de relações de semelhança de triângulos. • Utilizar na resolução de problemas, as relações métricas no triângulo retângulo (inclusive o Teorema de Pitágoras). • Resolver problemas envolvendo proporcionalidade de medidas de segmentos determinados por retas transversais a um feixe de retas paralelas. • Associar figuras geométricas a uma de suas vistas ortogonais (superior, frontal ou lateral). |
Unidade Temática: | Grandezas e Medidas |
Objetos do Conhecimento: | • Volume. |
Habilidades: | EF09MA19 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Deduzir experimentalmente expressões para o cálculo do volume de prismas e cilindros retos. • Resolver problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, em situações cotidianas. |
Unidade Temática: | Probabilidade e Estatística |
Objetos do Conhecimento: |
• Probabilidade. • Eventos independentes. • Gráficos. • Medidas de tendência central. • Amplitude. |
Habilidades: |
EF09MA20 EF09MA22 |
Expectativas de Aprendizagem: |
• Calcular o número de elementos de um evento utilizando o Princípio Multiplicativo de Contagem. • Descrever o espaço amostral associado a um experimento aleatório, com uso de recursos como diagramas de árvores e métodos de contagem. • Calcular a probabilidade de ocorrência de um determinado evento e expressá-la na forma de fração, decimal e percentual. • Interpretar as medidas de tendência central em relação à amplitude dos dados. |