Expectativa da Aprendizagem

Matemática


Unidade Temática: Números
Objetos do Conhecimento: • Números com até 4 ordens.
• Adição com reserva e subtração com recurso.
• Multiplicação.
• Divisão.
Habilidades: EF03MA01
EF03MA02
EF03MA05
EF03MA06
EF03MA07
EF03MA08
Expectativas de Aprendizagem: • Ler, representar, comparar e ordenar números naturais de até 4 ordens, em registros numéricos, em língua materna e na reta numérica, pela compreensão de características do sistema de numeração decimal.
• Utilizar diferentes formas para compor e decompor os números naturais de 4 ordens, apropriando-se das características do sistema de numeração decimal.
• Realizar adição com reserva e subtração com recurso com números de até 4 ordens por meio de diferentes estratégias de cálculo (estimativa, cálculo mental, algoritmo convencional).
• Resolver situações-problema de adição (envolvendo as ideias de juntar e acrescentar) e subtração (envolvendo as ideias de comparar, completar e retirar) com números de até 4 ordens, utilizando diferentes estratégias de solução e descrevendo sua forma de pensar.
• Compreender o conceito de multiplicar e a organização das fotos fundamentais da multiplicação (tabuadas do 2, 3, 4, 5 e 10).
• Resolver situações-problema de multiplicação (soma de parcelas iguais e organização retangular), utilizando estratégias diversas.
• Compreender o conceito de dividir como repartição equitativa, com e sem resto.
• Resolver situações-problema de divisão de um número natural por outro até 10, com resto zero e com resto diferente de zero, com o significado de repartição equitativa, utilizando estratégias e registros pessoais.
Unidade Temática: Álgebra
Objetos do Conhecimento: • Padrões e regularidades em sequências.
Habilidades: EF03MA10
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer e descrever um padrão ou uma regularidade de sequências de números naturais resultantes de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, e determinar termos ausentes nessas sequências.
Unidade Temática: Geometria
Objetos do Conhecimento: • Figuras planas.
• Figuras espaciais.
• Planificação de poliedros.
Habilidades: EF03MA13
EF03MA14
EF03MA15
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo).
• Classificar figuras planas em relação à quantidade de medidas de seus lados e à quantidade de vértices.
• Reconhecer e nomear figuras geométricas espaciais (prisma reto, pirâmide, esfera, cilindro e cone).
• Identificar e descrever figuras geométricas espaciais por suas propriedades.
• Associar figuras geométricas espaciais a suas planificações.
Unidade Temática: Grandezas e medidas
Objetos do Conhecimento: • Sistema monetário.
• Tempo.
• Comprimento.
• Massa e capacidade.
Habilidades: EF03MA24
EF03MA23
EF03MA19
EF03MA20
Expectativas de Aprendizagem: • Comparar valores de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro na resolução de problemas em situações de compra, venda e troca.
• Ler e registrar horários, utilizando relógios digitais e analógicos, e reconhecer a relação entre horas e minutos.
• Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos de medida adequados.
Unidade Temática: Probabilidade e estatística
Objetos do Conhecimento: • Tabelas e gráficos de barras ou colunas.
• Pesquisa estatística.
Habilidades: EF03MA27
EF03MA28
Expectativas de Aprendizagem: • Ler, interpretar e comparar dados representados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas e de barras.
• Resolver problemas cujos dados são apresentados em tabelas e gráficos de colunas e de barras.
• Realizar pesquisa estatística e organizar os dados coletados em tabelas, listas e em gráficos de colunas simples.

Unidade Temática: Números
Objetos do Conhecimento: • Números com até 5 ordens.
• Sistema de numeração decimal.
• Adição.
• Subtração.
• Multiplicação.
• Divisão.
• Frações unitárias.
Habilidades: EF04MA01
EF04MA02
EF04MA03
EF04MA06
EF04MA07
EF04MA09
Expectativas de Aprendizagem: • Ler, representar, comparar e ordenar números naturais de até 5 ordens, em registros numéricos, em língua materna e na reta numérica.
• Compor e decompor números naturais de até 5 ordens utilizando as escritas aditivas e multiplicativas.
• Apropriar-se das características do sistema de numeração decimal.
• Utilizar as operações de adição e subtração, na resolução de problemas, por meio de diferentes estratégias (estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais, relação existente entre essas operações e suas propriedades).
• Compreender o conceito de multiplicar e a organização dos fatos fundamentais da multiplicação (tabuadas do 2 ao 10) iniciando o processo de memorização.
• Utilizar a operação de multiplicação entre números naturais na resolução de problemas envolvendo o significado de “adição de parcelas iguais”, de “configuração retangular” e de “proporcionalidade” por meio de diferentes estratégias (estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais).
• Reconhecer a relação existente entre as operações de multiplicação e divisão.
• Utilizar propriedades da multiplicação no cálculo convencional e mental.
• Utilizar a operação de divisão de um número natural por um divisor natural com um algarismo, na resolução de problemas com o significado de “repartição equitativa” e de “medida”, por meio de diferentes estratégias (estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais).
• Reconhecer a relação existente entre as operações de multiplicação e divisão.
• Utilizar propriedades da divisão no cálculo convencional e mental.
• Ler e representar as frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10), em registros numéricos e em língua materna, reconhecendo-as como medidas menores que a unidade e usando a reta numérica como apoio.
Unidade Temática: Álgebra
Objetos do Conhecimento: • Igualdade e equivalência.
Habilidades: EF04MA15
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer o sentido de equivalência expresso pelo sinal de igualdade.
• Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade entre duas expressões numéricas, que envolvam operações fundamentais entre números naturais.
Unidade Temática: Geometria
Objetos do Conhecimento: • Ângulos.
• Paralelismo e perpendicularismo.
• Polígonos.
• Prismas e pirâmides.
• Planificação.
Habilidades: EF04MA17
EF04MA18
EF04MA19
Expectativas de Aprendizagem: • Associar ângulos a mudanças de direção decorrentes de giros em torno de um ponto.
• Identificar ângulos retos e não retos em polígonos.
• Reconhecer, nomear e comparar prismas e pirâmides, identificando seus elementos (faces, arestas e vértices) e atributos dos polígonos das faces desses sólidos.
• Associar prismas e pirâmides a suas planificações.
• Identificar e traçar figuras poligonais simétricas por reflexão em malhas quadriculadas, em relação a eixo vertical ou horizontal.
Unidade Temática: Grandezas e medidas
Objetos do Conhecimento: • Tempo.
• Comprimento e perímetro.
• Massa.
• Capacidade.
• Sistema monetário.
Habilidades: EF04MA20
EF04MA22
EF04MA25
Expectativas de Aprendizagem: • Ler e registrar medidas de tempo em horas, minutos e segundos.
• Utilizar a relação entre horas e minutos e entre minutos e segundos em situações do cotidiano que envolvam a grandeza tempo.
• Estimar e medir comprimentos (incluindo perímetro), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais e instrumentos adequados.
• Resolver situações problema envolvendo as grandezas e medidas em estudo.
• Utilizar valores do Sistema Monetário Brasileiro na resolução de problemas em situações do cotidiano.
Unidade Temática: Probabilidade e estatística
Objetos do Conhecimento: • Eventos aleatórios.
• Noção de probabilidade.
• Tabelas e gráficos de barras.
• Pesquisa estatística.
Habilidades: EF04MA26
EF04MA27
EF04MA28
Expectativas de Aprendizagem: • Classificar eventos cotidianos em prováveis, pouco prováveis ou improváveis.
• Ler e interpretar dados representados em tabelas simples e de dupla entrada, gráficos de barras, colunas e pictóricos.
• Reconhecer as etapas de uma pesquisa.
• Diferenciar variáveis categóricas (qualitativas) de numéricas.
• Coletar dados e organizá-los em tabelas ou gráficos dados colhidos em pesquisa censitária na classe ou na família.
• Descobrir resultados de pesquisa realizada.
• Compreender e calcular a média de um conjunto de números.

Unidade Temática: Números
Objetos do Conhecimento: • Números com até 6 ordens.
• Sistema de numeração decimal.
• Frações.
• Equivalência de frações.
• Números fracionários decimais.
• Adição de números decimais.
• Subtração de números decimais.
• Multiplicação de números naturais.
• Divisão de números naturais.
Habilidades: EF05MA01
EF05MA02
EF05MA03
EF05MA04
EF05MA05
EF05MA07
EF05MA08
Expectativas de Aprendizagem: • Ler, representar, comparar e ordenar números naturais de até 6 ordens, em registros numéricos, em língua materna e na reta numérica.
• Compor e decompor números naturais de até 6 ordens utilizando escritas aditivas e multiplicativas.
• Apropriar-se das características do sistema de numeração decimal.
• Utilizar a operação de multiplicação de números naturais de um número de até 6 ordens por um número de até 2 algarismos, na resolução de problemas, por meio de diferentes estratégias (estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais, relação existente entre multiplicação e divisão e propriedades da multiplicação).
• Utilizar a operação de divisão de um número natural de até cinco algarismos por outro número natural de até dois algarismos, com ou sem resto, na resolução de problemas, utilizando diferentes estratégias de cálculo (estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais, relação existente entre divisão e multiplicação e propriedades da divisão).
• Representar, comparar e ordenar frações menores ou maiores que um inteiro utilizando a reta numérica como apoio.
• Identificar frações equivalentes.
• Ler, escrever, representar, comparar e ordenar números racionais expressos na forma decimal, associando-os a pontos da reta numérica.
• Associar números decimais a frações com denominadores 10, 100 e 1 000.
• Utilizar as operações de adição e subtração de números decimais, cuja escrita tenha um número finito de algarismos após a vírgula, na resolução de problemas, utilizando diferentes estratégias de cálculo.
• Identificar as porcentagens de 10%, 25%, 50%, 75% e 100% a frações e números na forma decimal.
• Realizar o cálculo das porcentagens em estudo, na resolução de problemas, utilizando diferentes estratégias de cálculo.
Unidade Temática: Álgebra
Objetos do Conhecimento: • Igualdade e equivalência.
Habilidades: EF05MA10
Expectativas de Aprendizagem: • Compreender que a relação de igualdade existente entre duas expressões numéricas, que envolvam operações fundamentais entre números naturais, permanece quando se adiciona, subtrai, multiplica ou divide ambas as expressões por um mesmo número.
Unidade Temática: Geometria
Objetos do Conhecimento: • Ângulos.
• Paralelismo e perpendicularismo.
• Polígonos.
• Prismas e pirâmides.
• Planificação.
Habilidades: EF05MA14
EF05MA17
EF05MA16
Expectativas de Aprendizagem: • Associar ângulos a mudanças de direção decorrentes de giros em torno de um ponto.
• Identificar ângulos retos e não retos em polígonos.
• Reconhecer linhas paralelas ou perpendiculares em mapas, croquis e em lados e arestas de figuras geométricas.
• Reconhecer, denominar e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos.
• Classificar triângulos e quadriláteros com base em propriedades de lados e de ângulos.
• Reconhecer, nomear, desenhar e comparar prismas, pirâmides, cilindros e cones, identificando seus atributos.
• Associar prismas, pirâmides, cilindros e cones a suas planificações.
Unidade Temática: Grandezas e medidas
Objetos do Conhecimento: • Tempo.
• Comprimento.
• Massa.
• Capacidade.
• Área.
• Conceito de volume.
Habilidades: EF05MA19
Expectativas de Aprendizagem: • Resolver situações-problema envolvendo as grandezas, comprimento, massa, capacidade e tempo, utilizando unidades de medida padronizadas e conversões entre as unidades mais usuais.
• Relacionar as principais unidades de medida de comprimento, massa e capacidade.
• Compreender a grandeza área como a medida do espaço ocupado por uma figura plana.
• Calcular a área de figuras representadas em malhas quadriculadas pela contagem de unidades de medida não padronizadas.
• Utilizar as unidades de medida padronizadas de área (m² e cm²) na resolução de problemas.
• Compreender a grandeza volume e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando objetos concretos.
Unidade Temática: Probabilidade e estatística
Objetos do Conhecimento: • Eventos aleatórios.
• Espaço amostral.
• Noção de probabilidade.
• Tabelas e gráficos de barras e linhas.
• Média aritmética.
• Pesquisa estatística.
Habilidades: EF05MA22
EF05MA24
Expectativas de Aprendizagem: • Compreender e descrever todos os possíveis resultados (espaço amostral) de um experimento aleatório, observando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.
• Identificar a maior, igual ou menor chance de ocorrência de um experimento aleatório, pela análise do espaço amostral e os casos favoráveis a este experimento.
• Ler e interpretar dados representados em tabelas, em gráficos de colunas e de linhas.
• Resolver situações problema que envolvam dados expressos em tabelas e gráficos.
• Compreender e calcular a média de um conjunto de números.

Unidade Temática: Números
Objetos do Conhecimento: • Sistema de numeração decimal.
• Operações em N, incluindo a potenciação.
• Frações e decimais.
• Porcentagem.
Habilidades: EF06MA01
EF06MA02
EF06MA03
EF06MA07
EF06MA08
EF06MA09
EF06MA10
EF06MA11
EF06MA13
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar propriedades da estrutura do Sistema de Numeração Decimal (SND).
• Compor e decompor números naturais nas ordens do SND.
• Associar números decimais a frações com denominadores 10, 100 e 1.000.
• Ler, representar, comparar e ordenar números racionais positivos, na forma decimal.
• Compor e decompor números racionais, na forma decimal, de diferentes formas.
• Reconhecer uma potência de expoente natural como um produto de fatores iguais e calcular potências de base e expoente natural.
• Adicionar, subtrair, multiplicar e dividir números racionais positivos na forma decimal, na resolução de problemas, utilizando diferentes estratégias de cálculo (uso de algoritmos, cálculo mental e estimativas).
• Utilizar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de racionais positivos na forma decimal na resolução de problemas.
• Calcular a fração de uma quantidade com resultado inteiro.
• Conhecer e empregar os critérios de equivalência de frações.
• Comparar e ordenar números racionais na forma fracionária, utilizando o ordenamento de frações equivalentes.
• Utilizar o conceito de frações equivalentes para somar e subtrair frações, com denominadores iguais ou diferentes, na resolução de problemas.
• Reconhecer a porcentagem como representação de frações com denominador 100.
Unidade Temática: Álgebra
Objetos do Conhecimento: • Igualdade e operações inversas.
Habilidades: EF06MA14
Expectativas de Aprendizagem: • Compreender que a igualdade entre expressões aritméticas é preservada efetuando-se as mesmas operações em ambos os lados da igualdade.
• Fazer uso da relação entre adição e subtração ou entre multiplicação e divisão para determinar números desconhecidos em uma igualdade entre expressões aritméticas.
Unidade Temática: Geometria
Objetos do Conhecimento: • Plano cartesiano (1º Q).
• Classificação de triângulos e quadriláteros.
• Prismas e pirâmides.
Habilidades: EF06MA16
EF06MA17
EF06MA18
EF06MA19
EF06MA20
Expectativas de Aprendizagem: • Conhecer o plano cartesiano e identificar pares ordenados (com coordenadas racionais) no primeiro quadrante.
• Identificar diferentes tipos de triângulos e classificá-los em relação às medidas de seus lados (equilátero, escaleno e isósceles) e ângulos (retângulo, acutângulo ou obtusângulo).
• Identificar características dos quadriláteros, classificando-os em relação aos lados (congruência, paralelismo e perpendicularismo) e à medida dos ângulos (retos ou não retos), reconhecendo a inclusão e a interseção de classes de quadriláteros.
• Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando o número e a medida dos lados, a quantidade de vértices e a medida de ângulos, inclusive classificando-os em regulares e não regulares.
• Identificar regularidades no conjunto dos poliedros (prismas e pirâmides) envolvendo os seus elementos e relações, por meio da linguagem comum ou por meio de expressão matemática.
• Relacionar a quantidade de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides em função do polígono da base.
Unidade Temática: Grandezas e Medidas
Objetos do Conhecimento: • Perímetro, área e volume.
Habilidades: EF06MA24
EF06MA25
Expectativas de Aprendizagem: • Compreender o conceito de ângulo como mudança de direção em torno de um ponto.
• Identificar ângulos retos e não retos.
• Identificar ângulos em polígonos e em faces de poliedros.
• Comparar medidas de ângulos com o ângulo reto, discriminando ângulos agudos, retos e obtusos.
• Compreender o conceito de área e as principais unidades de medida, cm² e m².
• Determinar a área de figuras planas elementares (triângulos, paralelogramos, polígonos regulares), usando comparações com áreas de quadrados ou retângulos.
• Compreender o conceito de volume e as principais unidades de medida, cm³, dm³ e m³.
• Determinar o volume de sólidos obtidos pela justaposição de cubos ou de paralelepípedos retângulos, sem a utilização de fórmulas.
• Relacionar as grandezas volume e capacidade.
• Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas.
Unidade Temática: Probabilidade e Estatística
Objetos do Conhecimento: • Espaço amostral.
• Princípio Multiplicativo de Contagem.
• Probabilidade.
• Gráficos estatísticos.
Habilidades: EF06MA30
EF06MA32

Unidade Temática: Números
Objetos do Conhecimento: • Números naturais, inteiros, fracionários e decimais.
• Adição, subtração, multiplicação e divisão.
• Potenciação.
• Razão.
• Porcentagem.
Habilidades: EF07MA02
EF07MA03
EF07MA04
EF07MA08
EF07MA10
EF07MA11
EF07MA12
Expectativas de Aprendizagem: • Identificar, na reta numérica, pares de números inteiros simétricos (opostos) um do outro.
• Comparar, ordenar e representar, na reta numérica, números inteiros, positivos e negativos.
• Interpretar e modelar situações envolvendo potências do tipo (a/b)ⁿ e calcular seu valor.
• Resolver operações de adição e subtração com números inteiros, compreendendo as propriedades operatórias envolvidas como extensão das propriedades já conhecidas das operações com números naturais.
• Resolver operações de multiplicação e divisão com números inteiros, compreendendo as propriedades operatórias envolvidas como extensão das propriedades já conhecidas das operações com números naturais.
• Modelar e resolver problemas, envolvendo as quatro operações com números inteiros, compreendendo as propriedades operatórias envolvidas como extensão das propriedades já conhecidas das operações com números naturais.
• Conjecturar, generalizar e justificar relações entre números inteiros.
• Modelar e resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão de números racionais, expressos como números decimais, usando estratégias eficientes.
• Expressar e efetuar a divisão de números inteiros em termos de frações na resolução de problemas.
• Resolver problemas envolvendo os usos da fração na representação de razão e divisão.
• Modelar e resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão de números racionais, expressos como frações, usando estratégias eficientes. • Escrever, simplificar e calcular expressões numéricas que envolvam as operações com números racionais, fazendo uso das propriedades. • Representar a razão entre duas grandezas, expressas por números inteiros,como fração e resolver problemas envolvendo razões e relações de proporcionalidade em diferentes contextos. • Calcular porcentagens em situações-problema envolvendo acréscimos e decréscimos, simples compreendendo os processos envolvidos.
Unidade Temática: Álgebra
Objetos do Conhecimento: • Propriedades da igualdade.
• Expressões algébricas.
• Equações lineares.
• Proporcionalidade direta e inversa.
• Regra de três.
Habilidades: EF07MA05
EF07MA06
EF07MA13
EF07MA15
EF07MA17
EF07MA18
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer e aplicar as relações entre as operações aritméticas e a preservação da igualdade em procedimentos aritméticos para resolver problemas envolvendo equações lineares da forma ax + b = c.
• Utilizar a linguagem algébrica, com expressões numéricas e literais, distinguindo os usos de expressões literais para denotar incógnitas e variáveis.
• Determinar o valor de expressões algébricas ao atribuir valores numéricos aos termos incógnitos ou variáveis.
• Reconhecer e aplicar as relações entre as operações aritméticas e a preservação da igualdade em procedimentos aritméticos para resolver problemas envolvendo equações lineares.
• Modelar e resolver problemas envolvendo relações de proporcionalidade entre variáveis ou equações lineares com duas variáveis.
• Descrever relação de proporcionalidade direta em termos de razões entre grandezas e distinguir relações entre grandezas que não são de proporcionalidade direta.
• Aplicar a regra de três ou a razão de proporcionalidade na resolução de problemas que envolvem variação de proporcionalidade direta.
• Interpretar, modelar e resolver problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.
Unidade Temática: Geometria
Objetos do Conhecimento: • Ângulos em polígonos.
• Triângulos.
• Quadriláteros.
• Polígonos regulares.
• Plano cartesiano.
• Simetrias no plano cartesiano.
Habilidades: EF07MA20
EF07MA24
EF07MA27
Expectativas de Aprendizagem: • Corresponder pontos no plano cartesiano a pares ordenados.
• Identificar a simetria e o simétrico de uma figura poligonal no plano cartesiano.
• Representar o simétrico de uma figura poligonal no plano cartesiano em relação aos eixos e à origem.
• Construir triângulos, utilizando recursos diversos (como dedução lógica e uso de instrumentos como régua, esquadros, compassos, transferidor, dobraduras e softwares) investigando a condição de existência de triângulos em função das medidas de seus lados.
• Deduzir a soma dos ângulos internos de um triângulo e utilizar esse conhecimento para inferir a soma dos ângulos internos de um quadrilátero e de um polígono regular. • Resolver problemas envolvendo medidas de ângulos internos ou de ângulos externos em triângulos e demais polígonos convexos.
Unidade Temática: Probabilidade e Estatística
Objetos do Conhecimento: • Probabilidade.
• Medidas de tendência central.
• Amplitude.
• Gráficos: barras, colunas, linhas e setores.
Habilidades: EF07MA34
EF07MA35
EF07MA36
EF07MA37
Expectativas de Aprendizagem:
• Determinar o espaço amostral de eventos aleatórios.
• Calcular o número de elementos de um evento utilizando o Princípio Multiplicativo de Contagem.
• Determinar a probabilidade de um evento, interpretando-a intuitivamente em termos de frequência relativa (obtida por meio de experimentos ou simulações),expressa por meio de fração ou percentual.
• Ler e produzir gráficos de setores.
• Organizar e representar os dados por meio de tabelas ou gráficos de frequências, construindo classes de igual amplitude para agrupar dados discretos, incluindo fonte, título e legenda no caso de gráficos.
• Identificar situações em que as diferentes medidas de tendências central (média, mediana ou moda) descrevem com maior ou menor fidedignidade a distribuição dos valores de uma pesquisa estatística, considerando a amplitude de dispersão desses dados.

Unidade Temática: Números
Objetos do Conhecimento: • Números racionais.
• Potenciação.
• Notação científica.
• Princípio Multiplicativo de Contagem.
• Proporcionalidade direta e inversa (regra de três).
Habilidades: EF08MA01
EF08MA03
EF08MA04
Expectativas de Aprendizagem: • Compreender o conceito de potência com expoentes inteiros e utilizá-lo na expansão decimal dos números racionais.
• Reconhecer a notação científica como forma de expressar números muito grandes ou muito pequenos, usando potências de 10.
• Compreender o princípio multiplicativo, desenvolvendo processos de contagem associados à multiplicação e resolver problemas de contagem cuja solução pode ser modelada pelo princípio multiplicativo.
• Conhecer o significado de porcentagem e as suas representações (fração, decimal e percentual), utilizando diferentes estratégias para o cálculo de valores percentuais.
• Resolver problemas que envolvam o cálculo de porcentagem, utilizando diferentes estratégias.
Unidade Temática: Álgebra
Objetos do Conhecimento: • Sistema de equações lineares de 1º grau.
• Grandezas direta ou inversamente proporcionais.
Habilidades: EF08MA06
EF08MA07
EF08MA08
EF08MA12
EF08MA13
Expectativas de Aprendizagem: • Resolver problemas que podem ser modelados por expressões algébricas e calcular o valor numérico dessas expressões, utilizando as propriedades das operações.
• Expressar a variação proporcional entre duas grandezas por uma equação do primeiro grau a duas variáveis e representar essa relação por uma reta no plano cartesiano, cuja inclinação e interceptos com os eixos coordenados dependem dos parâmetros da equação.
• Resolver um sistema de duas equações lineares a duas variáveis algebricamente e geometricamente.
• Identificar a posição relativa das retas que representam no plano cartesiano um sistema de duas equações lineares a duas variáveis.
• Resolver problemas que podem ser modelados por sistemas lineares do 1º grau.
• Identificar e justificar quando duas grandezas são direta ou inversamente proporcionais, expressando a relação existente entre elas algebricamente (por meio de equações lineares), ou geometricamente (usando retas no plano cartesiano).
• Identificar e determinar a razão de proporcionalidade entre duas grandezas diretamente proporcionais.
• Resolver problemas que envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas, utilizando os conceitos de razões, equivalência de frações, razão de proporcionalidade ou a regra de três.
Unidade Temática: Geometria
Objetos do Conhecimento: • Congruência de triângulos.
• Simetria no plano.
• Classificação de quadriláteros.
Habilidades: EF08MA14
EF08MA18
Expectativas de Aprendizagem: • Corresponder pontos do plano cartesiano a pares ordenados.
• Identificar e representar transformações geométricas (translações, reflexões e rotações), identificando simetrias e invariâncias de figuras geométricas no plano.
• Compreender e aplicar os critérios de congruência de triângulos.
• Identificar relações de congruência e simetrias em quadriláteros.
• Diferenciar quadriláteros (quadrados, retângulos, paralelogramos, trapézios e losangos) por suas propriedades geométricas relativas a lados, ângulos e diagonais.
Unidade Temática: Grandezas e Medidas
Objetos do Conhecimento: • Área.
• Volume.
• Capacidade.
Habilidades: EF08MA19
EF08MA20
EF08MA21
Expectativas de Aprendizagem: • Deduzir experimentalmente a medida do comprimento de uma circunferência.
• Deduzir experimentalmente pela composição e decomposição de figuras as expressões para cálculo de áreas de figuras planas e do círculo.
• Resolver problemas que envolvam o cálculo de área de triângulos, quadriláteros, círculos e de partes do círculo.
• Relacionar as medidas mais usuais de volume e de capacidade.
• Resolver problemas envolvendo volume de figuras que podem ser decompostas em cubos e blocos retangulares.
Unidade Temática: Probabilidade e Estatística
Objetos do Conhecimento: • Espaço amostral.
• Probabilidade.
• Medidas de tendência central e amplitude.
• Tabelas e gráficos.
Habilidades: EF08MA22
EF08MA23
EF08MA25
Expectativas de Aprendizagem: • Calcular o número de elementos de um evento utilizando o Princípio Multiplicativo de Contagem.
• Descrever o espaço amostral associado a um experimento aleatório, com uso de recursos como diagramas de árvore e métodos de contagem.
• Calcular a probabilidade de ocorrência de um determinado evento e expressá-la na forma de fração, decimal e percentual.
• Determinar os valores de medidas de tendência central (média, moda e mediana) de uma variável, indicando qual melhor representa a distribuição de valores observados dessa variável.
• Resolver situações-problema cujos dados estão apresentados em tabelas e gráficos e/ou envolvem as medidas de tendência central.
• Escolher o gráfico mais adequado para representar um conjunto de dados.

Unidade Temática: Números
Objetos do Conhecimento: • Números racionais e irracionais.
• Operações com números reais.
• Porcentagem.
• Juros simples e compostos.
Habilidades: EF09MA02
EF09MA04
EF09MA05
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer as expansões decimais de números reais, distinguindo números racionais e números irracionais.
• Localizar, de modo exato ou aproximado, números reais na reta numérica.
• Efetuar operações com números reais (naturais, inteiros, racionais e raízes quadráticas), utilizando algoritmos convencionais, estratégias pessoais ou mesmo estimativas.
• Compreender o conceito de potência com expoentes inteiros e utilizá-lo na expansão decimal dos números racionais.
• Reconhecer a notação científica como forma de expressar números muito grandes ou muito pequenos, usando potências de base 10.
• Resolver problemas envolvendo operações com números reais, utilizando algoritmos convencionais, estratégias pessoais ou estimativas.
• Calcular porcentagens em situações-problema envolvendo acréscimos e decréscimos, simples compreendendo os processos envolvidos.
• Resolver problemas que envolvem acréscimos ou decréscimos compostos.
Unidade Temática: Álgebra
Objetos do Conhecimento: • Proporcionalidade e regra de três.
• Fatoração.
• Equações quadráticas.
• Noção de função.
Habilidades: EF09MA05
EF09MA06
EF09MA07
EF09MA08
EF09MA09
Expectativas de Aprendizagem: • Utilizar na resolução de problemas a representação como razão entre duas grandezas de espécies diferentes.
• Aplicar a regra de três ou a razão de proporcionalidade na resolução de problemas que envolvem variação de proporcionalidade direta.
• Efetuar operações com expressões algébricas, identificando fatores comuns e a fatoração de quadrados perfeitos.
• Resolver equações quadráticas, usando a relação entre fatores lineares e raízes, completamento de quadrados, relações entre raízes e coeficientes da equação, Bhaskara e outras estratégias.
• Modelar e resolver problemas envolvendo equações quadráticas.
• Identificar as relações de proporcionalidade em escalas, divisões em partes proporcionais ou taxas de variações de duas grandezas.
• Diferenciar taxas, índices e razões em situações contextualizadas.
• Resolver problemas que envolvam taxas, índices e razões entre duas grandezas de mesma ou de diferentes espécies.
• Descrever relações entre variáveis numéricas, em diversos contextos, em termos de funções, representando-as com registros numéricos, algébricos e gráficos.
• Interpretar situações descritas por funções afins apresentadas algebrica ou graficamente.
Unidade Temática: Geometria
Objetos do Conhecimento: • Ângulos entre retas paralelas e uma reta transversal.
• Semelhança de triângulos.
• Relações métricas em triângulos.
• Teorema de Pitágoras.
• Proporcionalidade de medidas de segmentos.
• Vistas ortogonais.
Habilidades: EF09MA10
EF09MA12
EF09MA13
EF09MA14
EF09MA17
Expectativas de Aprendizagem: • Reconhecer pares de ângulos congruentes ou suplementares dentre os ângulos determinados por uma reta transversal a um feixe de retas paralelas.
• Reconhecer relações de semelhança entre triângulos, usando critério como a proporcionalidade de ângulos correspondentes nos dois triângulos ou a proporcionalidade entre medidas de lados correspondentes.
• Deduzir experimentalmente as relações métricas no triângulo retângulo (inclusive o Teorema de Pitágoras) a partir de relações de semelhança de triângulos.
• Utilizar na resolução de problemas, as relações métricas no triângulo retângulo (inclusive o Teorema de Pitágoras).
• Resolver problemas envolvendo proporcionalidade de medidas de segmentos determinados por retas transversais a um feixe de retas paralelas.
• Associar figuras geométricas a uma de suas vistas ortogonais (superior, frontal ou lateral).
Unidade Temática: Grandezas e Medidas
Objetos do Conhecimento: • Volume.
Habilidades: EF09MA19
Expectativas de Aprendizagem: • Deduzir experimentalmente expressões para o cálculo do volume de prismas e cilindros retos.
• Resolver problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, em situações cotidianas.
Unidade Temática: Probabilidade e Estatística
Objetos do Conhecimento: • Probabilidade.
• Eventos independentes.
• Gráficos.
• Medidas de tendência central.
• Amplitude.
Habilidades: EF09MA20
EF09MA22
Expectativas de Aprendizagem: • Calcular o número de elementos de um evento utilizando o Princípio Multiplicativo de Contagem.
• Descrever o espaço amostral associado a um experimento aleatório, com uso de recursos como diagramas de árvores e métodos de contagem.
• Calcular a probabilidade de ocorrência de um determinado evento e expressá-la na forma de fração, decimal e percentual.
• Interpretar as medidas de tendência central em relação à amplitude dos dados.

2025 - SEMED © Curriculo Consult. Todos direitos reservados