ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Pesquisar habilidades

Habilidades
EI01EF01

Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive

EI01EF02

Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas

EI01EF03

Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas)

EI01EF04

Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor

EI01EF05

Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar

EI01EF06

Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão

EI01EF07

Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, let, etc.)

EI01EF08

Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.)

EI01EF09

Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita

EI02EF01

Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões

EI02EF02

Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos

EI02EF03

Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita)

EI02EF04

Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

EI02EF05

Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

EI02EF06

Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos

EI02EF07

Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais

EI02EF08

Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.)

EI02EF09

Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos

EI03EF01

Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão

EI03EF02

Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos

EI03EF03

Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas

EI03EF04

Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história

EI03EF05

Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba

EI03EF06

Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa

EI03EF07

Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura

EI03EF08

Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.)

EI03EF09

Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea