ARTES
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF15AR02

Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)

EF15AR10

Experimentar diferentes formas de orientação no espaço(deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado

EF15AR14

Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura,intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical

EF15AR19

Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.)

EF15AR04

Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

EF15AR09

Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado

EF15AR15

Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos,reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados

EF15AR19

Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.)

EF15AR05

Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade

EF15AR11

Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivosdos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança

EF15AR17

Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentosmusicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo

EF15AR22

Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos

EF15AR24

Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais