ARTES
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF15AR06

Dialogar sore a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais

EF15AR12

Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais ecoletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios

EF15AR17

Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentosmusicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo

EF15AR20

Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorandodesde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais

EF15AR07

Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.)

EF15AR11

Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivoe colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança

EF15AR16

Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem comoprocedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional

EF15AR22

Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos

EF15AR21

Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, deforma intencional e reflexiva

EF15AR23

Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas

EF15AR25

Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas