EF12EF01 Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas |
EF12EF02 Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo evalorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem |
EF12EF07 Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança |
EF12EF09 Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal |
EF35EF07 Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos daginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano |
EF12EF03 Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas |
EF12EF04 Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e nacomunidade |
EF12EF12 Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas |
EF12EF06 Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes |
EF12EF05 Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes |
EF12EF11 Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuaise de desempenho corporal |
EF12EF10 Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais |
EF13EF01PA Experimentar as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão |
EF13EF02PA Reconhecer a diferença entre jogo e esporte |
EF13EF03PA Conhecer a diversidade de padrões de saúde que existem nos grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são inseridos |
EF13EF04PA Reconhecer as mudanças orgânicas que acontecem durante e após a realização de práticas corporais sistematizadas |
EF13EF05PA Entender que as práticas esportivas podem ser vivenciadas no tempo/ espaço de lazer, como meio para melhorar a aptidão física e saúde |
EF13EF06PA Reconhecer as possibilidades expressivas da combinação de gestos, postura e do corpo em movimento com os estereótipos atribuídos a grupos sociais segundo gênero, classe e etnia |
EF13EF07PA Identificar formas de expressão corporal próprias do lugar onde se vive |
EF13EF08PA Reconhecer a diferença entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais |
EF12EF08 Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral |
EF35EF05 Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivasbásicas para a sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo |
EF13EF09PA Apreciar as semelhanças e as diferenças entre diversas linguagens produzidas por diferentes povos |
EF13EF10PA Conhecer as formas e características de jogos populares e tradicionais infantis vinculadas a grupos sociais do lugar onde vivem |
EF13EF11PA Conhecer as principais regras, habilidades e estratégias básicas implicadas na cultura corporal na realização da boa convivência |
EF13EF12PA Reconhecer na convivência e nas práticas pacíficas maneiras eficazes de crescimento coletivo, dialogando, refletindo e adotando uma postura democrática sobre diferentes pontos de vista postos em debates |
EF13EF13PA Conhecer as formas e características dos jogos populares e tradicionais produzidos pelos povos da região amazônica |
EF13EF14PA Reconhecer as influências de distintos grupos sociais na produção das diferenças e semelhanças, nas tradições culturais da região e na constituição do patrimônio lúdico local |
EF13EF15PA Conhecer a respeito dos jogos, danças e brincadeiras de seu entorno social, estabelecendo redes de diferenças e semelhanças com as características de outras regiões |
EF35EF01 Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural |
|