EDUCAÇÃO FÍSICA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF12EF01

Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas

EF12EF02

Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo evalorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem

EF12EF07

Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança

EF12EF09

Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal

EF35EF07

Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos daginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano

EF12EF03

Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas

EF12EF04

Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e nacomunidade

EF12EF12

Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas

EF12EF06

Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes

EF12EF05

Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes

EF12EF11

Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuaise de desempenho corporal

EF12EF10

Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais

EF13EF01PA

Experimentar as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão

EF13EF02PA

Reconhecer a diferença entre jogo e esporte

EF13EF03PA

Conhecer a diversidade de padrões de saúde que existem nos grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são inseridos

EF13EF04PA

Reconhecer as mudanças orgânicas que acontecem durante e após a realização de práticas corporais sistematizadas

EF13EF05PA

Entender que as práticas esportivas podem ser vivenciadas no tempo/ espaço de lazer, como meio para melhorar a aptidão física e saúde

EF13EF06PA

Reconhecer as possibilidades expressivas da combinação de gestos, postura e do corpo em movimento com os estereótipos atribuídos a grupos sociais segundo gênero, classe e etnia

EF13EF07PA

Identificar formas de expressão corporal próprias do lugar onde se vive

EF13EF08PA

Reconhecer a diferença entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais

EF12EF08

Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral

EF35EF05

Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivasbásicas para a sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo

EF13EF09PA

Apreciar as semelhanças e as diferenças entre diversas linguagens produzidas por diferentes povos

EF13EF10PA

Conhecer as formas e características de jogos populares e tradicionais infantis vinculadas a grupos sociais do lugar onde vivem

EF13EF11PA

Conhecer as principais regras, habilidades e estratégias básicas implicadas na cultura corporal na realização da boa convivência

EF13EF12PA

Reconhecer na convivência e nas práticas pacíficas maneiras eficazes de crescimento coletivo, dialogando, refletindo e adotando uma postura democrática sobre diferentes pontos de vista postos em debates

EF13EF13PA

Conhecer as formas e características dos jogos populares e tradicionais produzidos pelos povos da região amazônica

EF13EF14PA

Reconhecer as influências de distintos grupos sociais na produção das diferenças e semelhanças, nas tradições culturais da região e na constituição do patrimônio lúdico local

EF13EF15PA

Conhecer a respeito dos jogos, danças e brincadeiras de seu entorno social, estabelecendo redes de diferenças e semelhanças com as características de outras regiões

EF35EF01

Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural