EF35EF04 Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaçospúblicos disponíveis |
EF35EF01PA Experienciar por meio das diferentes tecnologias as diversas possibilidades de desenvolvimento das brincadeiras |
EF35EF03 Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentesculturas |
EF35EF02PA Participar de diferentes brincadeiras, jogos e danças individuais e coletivas |
EF35EF08PA Utilizar o corpo como fonte sonora diversas (palmas, batida dos pés, voz, sons do corpo) |
EF35EF07 Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondocoreografias com diferentes temas do cotidiano |
EF35EF03PA Utilizar diferentes linguagens na promoção de atitudes de respeito e valorização de todo ser humano |
EF35EF12 Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-la |
EF35EF04PA Desenvolver individual e coletivamente atitudes de combate à discriminação por meio das múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual) |
EF35EF09 Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significadosdessas danças em suas culturas de origem |
EF35EF10 Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena eafricana |
EF35EF13 Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana |
EF35EF15 Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas dematriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais |
|