EF89EF05 Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam |
EF89EF09 Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais |
EF89EF06 Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demaispráticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre |
EF89EF10 Experimentar e fluir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos |
EF89EF04 Identificar os elementos técnicos ou técnicos-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte:rede/parede, campo e taco, invasão e combate |
EF89EF02PA Aplicar regras, habilidades básicas e intenções táticas adequadas às práticas corporais sistematizadas |
EF89EF18 Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, danças e jogos valorizando e respeitando as culturas de origem |
EF89EF01 Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo |
EF89EF02 Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas |
EF89EF13PA Identificar semelhanças e diferenças dos jogos em contextos sociais diferenciados, tais como aldeias indígenas, quilombolas, etc. |
EF89EF03PA Identificar as diferenças e semelhanças entre as práticas corporais de conscientização e as de condicionamento físico e reconhecer como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estare cuidado consigo mesmo |
EF89EF11 Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessasmanifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo |
EF89EF04PA Identificar os cuidados básicos de saúde, alimentação e higiene na realização de práticas corporais sistematizadas |
EF89EF01PA Reconhecer a diversidade de práticas corporais culturalmente construídas identificando seus elementos constitutivos e a possibilidade de reinventá-los |
EF89EF06PA Conhecer a difusão e diferença de cada esporte, relacionando-as com as mudanças do contexto histórico brasileiro |
EF89EF07PA Reconhecer e se apropriar dos fundamentos básicos dos diferentes esportes e conhecimento das noções básicas das regras das diferentes manifestações esportivas |
EF89EF05PA Identificar os espaços públicos próximo do local onde mora: praças, parques, academias públicas, associações esportivas, espaços improvisados para a realização de práticascorporais sistematizadas |
EF89EF08PA Conhecer difusão dos jogos e brincadeiras populares e tradicionais no contexto brasileiro |
EF89EF09PA Identificar os Jogos, as brincadeiras e suas diferenças regionais |
|