EDUCAÇÃO FÍSICA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF89EF05

Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam

EF89EF09

Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais

EF89EF06

Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demaispráticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre

EF89EF10

Experimentar e fluir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos

EF89EF04

Identificar os elementos técnicos ou técnicos-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte:rede/parede, campo e taco, invasão e combate

EF89EF02PA

Aplicar regras, habilidades básicas e intenções táticas adequadas às práticas corporais sistematizadas

EF89EF18

Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, danças e jogos valorizando e respeitando as culturas de origem

EF89EF01

Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo

EF89EF02

Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas

EF89EF13PA

Identificar semelhanças e diferenças dos jogos em contextos sociais diferenciados, tais como aldeias indígenas, quilombolas, etc.

EF89EF03PA

Identificar as diferenças e semelhanças entre as práticas corporais de conscientização e as de condicionamento físico e reconhecer como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estare cuidado consigo mesmo

EF89EF11

Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessasmanifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo

EF89EF04PA

Identificar os cuidados básicos de saúde, alimentação e higiene na realização de práticas corporais sistematizadas

EF89EF01PA

Reconhecer a diversidade de práticas corporais culturalmente construídas identificando seus elementos constitutivos e a possibilidade de reinventá-los

EF89EF06PA

Conhecer a difusão e diferença de cada esporte, relacionando-as com as mudanças do contexto histórico brasileiro

EF89EF07PA

Reconhecer e se apropriar dos fundamentos básicos dos diferentes esportes e conhecimento das noções básicas das regras das diferentes manifestações esportivas

EF89EF05PA

Identificar os espaços públicos próximo do local onde mora: praças, parques, academias públicas, associações esportivas, espaços improvisados para a realização de práticascorporais sistematizadas

EF89EF08PA

Conhecer difusão dos jogos e brincadeiras populares e tradicionais no contexto brasileiro

EF89EF09PA

Identificar os Jogos, as brincadeiras e suas diferenças regionais