GEOGRAFIA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF01GE02

Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares

EF01GE03

Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações

EF01GE05

Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade, etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade comoutras

EF01GE01

Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares

EF01GE06

Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção

EF01GE10

Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.)

EF02GE05

Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos

EF03GE05

Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares

EF03GE04

Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outroslugares

EF01GE07

Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade

EF01GE08

Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras

EF01GE09

Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo,dentro e fora) e tendo o corpo como referência

EF02GE08

Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência

EF02GE09

Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua)

EF02GE10

Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representaçõesespaciais da sala de aula e da escola

EF03GE06

Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica

EF03GE07

Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas

EF02GE03

Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu usoresponsável

EF02GE11

Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactosdesses usos no cotidiano da cidade e do campo

EF02GE07

Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais

EF03GE10

Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável

EF03GE09

Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemasambientais provocados por esses usos

EF03GE08

Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliaçãode hábitos de redução, reúso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno

EF03GE11

Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas

EF01GE11

Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente

EF01GE04

Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.)

EF02GE04

Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares

EF02GE01

Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive

EF02GE06

Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.)

EF02GE02

Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças

EF03GE01

Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo

EF03GE02

Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens

EF03GE03

Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares