EF02HI06 Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois) |
EF02HI07 Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário |
EF02HI10 Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância |
EF02HI11 Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive |
EF03HI11 Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos |
EF01HI05 Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares |
EF03HI12 Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências |
EF01HI04 Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que osregem |
EF03HI01 Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenosmigratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. |
EF03HI04 Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados |
EF03HI05 Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados |
EF03HI10 Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção |
EF03HI01 Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município; as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. |
EF02HI01 Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos |
EF03HI07 Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam |
EF03HI09 Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções |
EF03HI08 Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado |
EF01HI03 Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola |
EF01HI06 Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços |
EF02HI08 Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes |
EF01HI02 Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias |
EF01HI07 Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as |
EF02HI02 Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades |
EF02HI05 Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado |
EF01HI03 Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola |
EF02HI03 Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória |
EF02HI04 Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar |
EF03HI05 Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados |
EF03HI06 Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes |
EF01HI01 Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade |
EF02HI09 Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou àda família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados |
EF02HI03 Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória |
EF02HI04 Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar |
EF03HI02 Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive |
EF03HI05 Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados |
EF01HI08 Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade |
EF03HI03 Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes |
|