HISTÓRIA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF02HI06

Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois)

EF02HI07

Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário

EF02HI10

Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância

EF02HI11

Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive

EF03HI11

Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos

EF01HI05

Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares

EF03HI12

Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências

EF01HI04

Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que osregem

EF03HI01

Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenosmigratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

EF03HI04

Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados

EF03HI05

Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados

EF03HI10

Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção

EF03HI01

Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município; as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

EF02HI01

Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos

EF03HI07

Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam

EF03HI09

Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções

EF03HI08

Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado

EF01HI03

Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola

EF01HI06

Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços

EF02HI08

Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes

EF01HI02

Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias

EF01HI07

Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as

EF02HI02

Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades

EF02HI05

Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado

EF01HI03

Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola

EF02HI03

Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória

EF02HI04

Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar

EF03HI05

Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados

EF03HI06

Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes

EF01HI01

Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade

EF02HI09

Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou àda família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados

EF02HI03

Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória

EF02HI04

Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar

EF03HI02

Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive

EF03HI05

Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados

EF01HI08

Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade

EF03HI03

Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes