EF06HI06 Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano |
EF06HI09 Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas |
EF06HI03 Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação |
EF06HI08 Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras |
EF06HI16 Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organizaçãodo trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos |
EF06HI07 Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, noOriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades |
EF06HI01 - Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas) |
EF06HI04 Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano |
EF06HI19 Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais |
EF06HI02 Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas |
EF06HI14 Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços. |
EF06HI17 Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo |
EF06HI13 Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas |
EF06HI15 Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado |
EF06HI18 Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. |
EF06HI05 Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas |
EF06HI10 Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais eculturais |
EF06HI11 Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquicoe republicano |
EF06HI12 Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas |
EF06HI05 Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas |
|