EF09HI18 Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais |
EF09HI28 Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses |
EF09HI33 Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação |
EF09HI05 Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive |
EF09HI12 Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global |
EF09HI13 Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto) |
EF09HI14 Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais |
EF09HI24 Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aosdias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos |
EF09HI29 Descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seusprocedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras |
EF09HI31 Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia |
EF09HI34 Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região |
EF09HI35 Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo nacontemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas |
EF09HI02 Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954 |
EF09HI10 Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa |
EF09HI11 Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico |
EF09HI06 Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade) |
EF09HI09 Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais |
EF09HI15 Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização |
EF09HI17 Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946 |
EF09HI20 Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar |
EF09HI25 Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989 |
EF09HI27 Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização |
EF09HI32 Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais |
EF09HI36 Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência |
EF09HI08 Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidadeno Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema |
EF09HI26 Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros,indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas |
EF09HI01 Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil |
EF09HI16 Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitosfundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação |
EF09HI19 Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil ediscutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos |
EF09HI30 Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especialatenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos |
EF09HI22 Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988 |
EF09HI23 Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo |
EF09HI03 Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós- abolição e avaliar os seus resultados |
EF09HI04 Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil |
EF09HI07 Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos povos indígenas, no contexto republicano (até 1964), e das populações afrodescendentes |
EF09HI02 Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954 |
EF09HI21 Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura |
|