HISTÓRIA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF09HI18

Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais

EF09HI28

Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses

EF09HI33

Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação

EF09HI05

Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive

EF09HI12

Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global

EF09HI13

Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto)

EF09HI14

Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais

EF09HI24

Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aosdias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos

EF09HI29

Descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seusprocedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras

EF09HI31

Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia

EF09HI34

Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região

EF09HI35

Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo nacontemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas

EF09HI02

Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954

EF09HI10

Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa

EF09HI11

Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico

EF09HI06

Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade)

EF09HI09

Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais

EF09HI15

Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização

EF09HI17

Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946

EF09HI20

Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar

EF09HI25

Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989

EF09HI27

Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização

EF09HI32

Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais

EF09HI36

Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência

EF09HI08

Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidadeno Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema

EF09HI26

Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros,indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas

EF09HI01

Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil

EF09HI16

Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitosfundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação

EF09HI19

Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil ediscutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos

EF09HI30

Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especialatenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos

EF09HI22

Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988

EF09HI23

Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo

EF09HI03

Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós- abolição e avaliar os seus resultados

EF09HI04

Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil

EF09HI07

Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos povos indígenas, no contexto republicano (até 1964), e das populações afrodescendentes

EF09HI02

Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954

EF09HI21

Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura