EDUCACAO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF06EAS01CP

Reconhecer perturbações ambientais, identificando propostas de intervenção no

EF06EAS02CP

ambiente, que considere a utilização sustentável da biodiversidade com enfoque na região amazônica.

EF06EAS03CP

Associar o uso sustentável dos recursos naturais às condições necessárias para a sobrevivência humana e manutenção da qualidade de vida.

EF06EAS04CP

Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

EF06EAS05CP

Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

EF06EAS06CP

Desenvolver a habilidade de observar e identificar diferentes ecossistemas locais.

EF06EAS07CP

Reconhecer as interações entre os seres vivos e o ambiente.

EF06EAS08CP

Entender a importância da biodiversidade e sua relação com a estabilidade dos ecossistemas.

EF06EAS09CP

Identificar espécies locais e compreender seus papéis nos ecossistemas.

EF06EAS10CP

Analisar os impactos ambientais das atividades humanas.

EF06EAS11CP

Identificar maneiras de reduzir ou mitigar esses impactos no ambiente.

EF06EAS12CP

Compreender os princípios da sustentabilidade e sua aplicação em diferentes contextos.

EF06EAS13CP

Identificar práticas sustentáveis no cotidiano e na comunidade.

EF06EAS14CP

Desenvolver a capacidade de separar e reciclar materiais.

EF06EAS15CP

Desenvolver atitudes proativas em relação à conservação da natureza.

EF06EAS16CP

Relacionar esses ciclos com as atividades humanas e seu impacto no ambiente.

EF06EAS17CP

Compreender o conceito de energias renováveis e sua importância.

EF06EAS18CP

Identificar fontes de energia renovável disponíveis na comunidade.

EF06EAS19CP

Conhecer os conceitos básicos das mudanças climáticas e suas causas.

EF06EAS20CP

Explorar maneiras de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

EF06EAS21CP

Desenvolver a responsabilidade individual em relação ao meio ambiente.

EF06EAS22CP

Refletir sobre a influência de pequenas ações cotidianas na preservação do ambiente.Parte superior do formulário

EF06EAS23CP

Identificar e descrever os principais problemas ambientais locais e globais.

EF06EAS24CP

Compreender a importância da biodiversidade e os impactos das atividades humanas sobre ela.

EF06EAS25CP

Reconhecer e explicar os ciclos naturais, como o ciclo da água, o ciclo do carbono e o ciclo do nitrogênio.

EF06EAS26CP

Relacionar as atividades humanas aos desequilíbrios nos ciclos naturais.

EF06EAS27CP

Desenvolver práticas cotidianas sustentáveis, como redução do consumo de água e energia.

EF06EAS28CP

Compreender a importância da reciclagem e da redução do desperdício.

EF06EAS29CP

Compreender o papel dos seres vivos na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

EF06EAS30CP

Reconhecer a responsabilidade individual e coletiva na preservação do meio ambiente.

EF06EAS31CP

Compreender a importância da participação em projetos comunitários de preservação ambiental.

EF06EAS32CP

Analisar e discutir estudos de caso locais relacionados a questões ambientais.

EF06EAS33CP

Propor soluções sustentáveis para os problemas identificados.

EF06EAS34CP

Compreender o conceito de mudanças climáticas e suas causas.

EF06EAS35CP

Discutir medidas de adaptação e mitigação relacionadas às mudanças climáticas.

EF06EAS36CP

Identificar diferentes formas de vida e entender a importância da conservação da biodiversidade.

EF06EAS37CP

Reconhecer os impactos das atividades humanas na perda de biodiversidade.

EF06EAS38CP

Desenvolver empatia pelos seres vivos e reconhecer a interdependência entre todas as formas de vida.

EF06EAS39CP

Demonstrar atitudes de respeito e cuidado com o meio ambiente.

EF06EAS40CP

Apresentar informações de forma clara e discutir as conclusões com os colegas.

EF06EAS41CP

Sensibilizar o educando através de práticas na escola e comunidade a ter mudanças de atitudes.