EDUCACAO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF08EAS01CP

Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

EF08EAS02CP

Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de uso.

EF08EAS03CP

Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

EF08EAS04CP

Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

EF08EAS05CP

Considerar os saberes populares locais como forma de conhecimentos que podem contribuir para a sustentabilidade ambiental.

EF08EAS06CP

Debater a importância de preservar a biodiversidade amazônica, considerando os impactos ambientais decorrentes da exploração das espécies com potencial econômico

EF08EAS07CP

Identificar e analisar os impactos ambientais causados por atividades humanas em nível local e global.

EF08EAS08CP

Desenvolver uma consciência crítica sobre questões ambientais.

EF08EAS09CP

Reconhecer a importância de atitudes individuais na preservação do meio ambiente.

EF08EAS10CP

Identificar problemas ambientais específicos e propor soluções viáveis.

EF08EAS11CP

Desenvolver projetos que visem à resolução ou minimização desses problemas.

EF08EAS12CP

Compreender políticas de sustentabilidade em níveis local, nacional e global.

EF08EAS13CP

Analisar criticamente a eficácia dessas políticas na promoção da sustentabilidade.

EF08EAS14CP

Engajar-se em atividades práticas de conservação, como plantio de árvores, limpeza de áreas naturais e reciclagem.

EF08EAS15CP

Compreender a importância da participação ativa na preservação do meio ambiente.

EF08EAS16CP

Analisar os ciclos biogeoquímicos e sua importância para o equilíbrio ecológico.

EF08EAS17CP

Relacionar a interferência humana nesses ciclos e seus impactos.

EF08EAS18CP

Calcular e analisar a pegada ecológica pessoal.

EF08EAS19CP

Desenvolver estratégias para reduzir a pegada ecológica individual e coletiva.

EF08EAS20CP

Elaborar projetos de conscientização ambiental para a comunidade.

EF08EAS21CP

Organizar eventos educativos sobre sustentabilidade e meio ambiente.

EF08EAS22CP

Calcular e analisar a pegada ecológica individual e coletiva.

EF08EAS23CP

Propor estratégias para reduzir a pegada ecológica pessoal e comunitária.

EF08EAS24CP

Compreender o conceito de biorremediação e outras tecnologias sustentáveis.

EF08EAS25CP

Analisar exemplos de aplicação dessas tecnologias na recuperação de ambientes degradados.

EF08EAS26CP

Investigar ecossistemas específicos, como florestas, rios, e manguezais.

EF08EAS27CP

Analisar os serviços ecossistêmicos prestados por esses ambientes.

EF08EAS28CP

Analisar casos globais de degradação ambiental e suas implicações.

EF08EAS29CP

Propor soluções e estratégias para abordar esses desafios em nível internacional.

EF08EAS30CP

Desenvolver e implementar programas de educação ambiental para comunidades locais.

EF08EAS31CP

Avaliar o impacto desses programas na conscientização e práticas sustentáveis.

EF08EAS32CP

Compreender o papel da governança ambiental e suas instituições.

EF08EAS33CP

Analisar políticas ambientais e participar de discussões sobre questões ambientais.

EF08EAS34CP

Entender os princípios da economia circular.

EF08EAS35CP

Propor estratégias para implementar a economia circular em diferentes setores.

EF08EAS36CP

Refletir sobre questões éticas relacionadas ao meio ambiente.

EF08EAS37CP

Analisar dilemas éticos e propor soluções baseadas em valores ambientais.

EF08EAS38CP

Identificar espécies ameaçadas e compreender os esforços de conservação.

EF08EAS39CP

Propor ações para proteger e preservar a biodiversidade.

EF08EAS40CP

Desenvolver habilidades empreendedoras voltadas para soluções sustentáveis.

EF08EAS41CP

Criar projetos que promovam a sustentabilidade e o impacto positivo na comunidade.