EF01ER01PA Perceber na sua convivência a existência das religiões |
EF03ER03 Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas |
EF02ER01PA Identificar com respeito às religiões presentes no seu bairro |
EF03ER02 Caracterizar os espaços e territórios religiosos como locais de realização das práticas celebrativas |
EF02ER01 Reconhecer os diferentes espaços de convivência |
EF03ER01 Identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios religiosos de diferentes tradições e movimentos religiosos |
EF03ER01PA Diferenciar e respeitar os lugares, religiosos e não religiosos |
EF02ER02PA Identificar a diversidade religiosa paraense |
EF03ER04 Caracterizar as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades |
EF02ER04 Identificar os símbolos presentes nos variados espaços de convivência |
EF01ER02PA Perceber como as expressões culturais possuem relações com as tradições religiosas |
EF01ER04 Valorizar a diversidade de formas de vida |
EF02ER02 Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência |
EF03ER02PA Reconhecer e respeitar as histórias e relatos religiosos com seus vários assuntos |
EF02ER03PA Identificar e respeitar as festas seculares e religiosas |
EF03ER03 Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas |
EF02ER05 Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas |
EF01ER03PA Diferenciar as expressões simbólicas religiosas das seculares |
EF01ER02 Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam |
EF02ER03 Identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, álbuns...) |
EF01ER04PA Expor com segurança e autoestima a formação da sua identidade |
EF01ER01 Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós |
EF02ER04PA Demonstrar respeito diante das diferenças humanas e socioculturais |
EF01ER05 Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um |
EF03ER03PA Reconhecer a importância do respeito diante das regras familiares, religiosas e sociais |
EF01ER06 Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços |
EF01ER03 Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um |
EF02ER05PA Perceber e reconhecer os direitos humanos como a liberdade e a tolerância religiosa |
EF02ER06 Exemplificar alimentos considerados sagrados por diferentes culturas, tradições e expressões religiosas |
EF01ER05PA Identificar e respeitar as religiões presentes ao seu redor |
EF01ER06PA Identificar e reconhecer elementos que caracterizam as religiões |
EF03ER05 Reconhecer as indumentárias (roupas, acessórios, símbolos, pinturas corporais) utilizadas em diferentes manifestações e tradições religiosas |
EF03ER06 Caracterizar as indumentárias como elementos integrantes das identidades religiosas |
EF02ER06PA Identificar e respeitar as diferentes manifestações, religiosas e não religiosas |
EF02ER07 Identificar significados atribuídos a alimentos em diferentes manifestações e tradições religiosas |
EF03ER04PA Identificar as religiões presentes no Brasil, destacando o contexto regional e local |