EF04ER04 Identificar as diversas formas de expressão da espiritualidade (orações, cultos, gestos, cantos, dança, meditação) nas diferentes tradições religiosas |
EF04ER01PA Identificar e localizar no espaço/tempo as primeiras religiões |
EF04ER05 Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas |
EF04ER02PA Identificar como a presença das religiões é percebida nas ações das pessoas |
EF04ER06 Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário |
EF04ER03PA Respeitar os relatos religiosos e seculares sobre as origens humanas e do universo |
EF04ER01 Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário |
EF04ER02 Identificar ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas |
EF04ER03 Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, casamento e morte) |
EF04ER04PA Identificar e respeitar os ritos religiosos e não religiosos |
EF04ER07 Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas |
EF04ER05PA Entender a importância de praticar o respeito próprio e coletivo com base na igualdade entre as pessoas |
EF04ER04 Identificar as diversas formas de expressão da espiritualidade (orações, cultos, gestos, cantos, dança, meditação) nas diferentes tradições religiosas |
EF04ER06PA Perceber como os valores religiosos e seculares ajudam na organização social |
EF04ER05 Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura,esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas |
EF04ER07PA Identificar a origem e formação das manifestações religiosas regionais e locais |
EF04ER08PA Perceber e identificar as características religiosas nas manifestações artístico-culturais |
|