ENSINO RELIGIOSO
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF09ER03

Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes

EF09ER01PA

Reconhecer e respeitar os pensamentos e orientações de vida secular, como ateísmo, agnosticismo, materialismo, existencialismo, niilismo, entre outros

EF09ER02PA

Compreender e analisar as influências das religiões e espiritualidades nos diversos espaços e setores; na economia, mercado e marketing

EF09ER02

Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias

EF09ER03PA

Reconhecer e respeitar as ideias de vida após a morte nas religiões e espiritualidades

EF09ER04PA

Refletir sobre as determinações ideológicas de origens religiosas no pensamento e comportamento humano

EF09ER05PA

Identificar e respeitar a convivência cidadã, baseada nos direitos humanos e nos limites entre o público e o privado

EF09ER06

Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana

EF09ER01

Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida

EF09ER07

Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida

EF09ER08

Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos

EF09ER06PA

Compreender a relação e importância de limites entre ética, moral e valores humanos, da visão religiosa

EF09ER04

Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres

EF09ER07PA

Compreender a finalidade dos rituais funerários diante da morte, assim como sua relação com o luto, rompimentos de vínculos significativos, perdas e demais situações

EF09ER03

Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes

EF09ER05

Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição)

EF09ER08PA

Refletir eticamente diante das questões bioéticas, identidade e étnico-racial, considerando os limites entre o público e privado, entre o secular e religioso