EF04MA16 Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregandotermos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares |
EF04MA17 Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais |
EF04MA18 Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria |
EF04MA19 Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares degeometria |
EF04MA01 Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar |
EF04MA02 Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeraçãodecimal e desenvolver estratégias de cálculo |
EF04MA03 Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas doresultado |
EF04MA04 Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo |
EF04MA05 Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo |
EF04MA09 Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. |
EF04MA10 Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro |
EF04MA11 Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural |
EF04MA12 Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades |
EF04MA13 Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, paraaplicá-las na resolução de problemas |
EF04MA14 Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos |
EF04MA15 Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais |
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, comocálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos |
EF04MA07 Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, comocálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos |
EF04MA08 Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elementode uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais |
EF04MA20 Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local |
EF04MA21 Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pelacontagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área |
EF04MA22 Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situaçõesrelacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração |
EF04MA23 Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a elaassociada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global |
EF04MA24 Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas |
EF04MA25 Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente eresponsável |
EF04MA26 Identificar entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações |
EF04MA27 Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos decolunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise |
EF04MA28 Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dadoscoletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais |
EF04MA01PA Identificar os diferentes sistemas: de numeração, de medidas de tempo, temperatura, comprimento, capacidade, massa, área e do sistema monetário existentes em diferentes culturas com a utilização da história da matemática |
EF04MA02PA Relatar situações que represente a cultura local por meio do sistema de numeração |
|