MATEMÁTICA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF04MA16

Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregandotermos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares

EF04MA17

Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais

EF04MA18

Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria

EF04MA19

Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares degeometria

EF04MA01

Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar

EF04MA02

Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeraçãodecimal e desenvolver estratégias de cálculo

EF04MA03

Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas doresultado

EF04MA04

Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo

EF04MA05

Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo

EF04MA09

Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

EF04MA10

Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro

EF04MA11

Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural

EF04MA12

Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades

EF04MA13

Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, paraaplicá-las na resolução de problemas

EF04MA14

Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos

EF04MA15

Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais

EF04MA06

Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, comocálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos

EF04MA07

Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, comocálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos

EF04MA08

Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elementode uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais

EF04MA20

Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local

EF04MA21

Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pelacontagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área

EF04MA22

Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situaçõesrelacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração

EF04MA23

Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a elaassociada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global

EF04MA24

Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas

EF04MA25

Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente eresponsável

EF04MA26

Identificar entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações

EF04MA27

Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos decolunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise

EF04MA28

Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dadoscoletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais

EF04MA01PA

Identificar os diferentes sistemas: de numeração, de medidas de tempo, temperatura, comprimento, capacidade, massa, área e do sistema monetário existentes em diferentes culturas com a utilização da história da matemática

EF04MA02PA

Relatar situações que represente a cultura local por meio do sistema de numeração