MATEMÁTICA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF06MA16

Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

EF06MA17

Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial

EF06MA18

Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros

EF06MA19

Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos

EF06MA20

Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles

EF06MA21

Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais

EF06MA22

Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros

EF06MA23

Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção dedobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distância fornecida e etc.)

EF06MA01PA

Reconhecer no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem

EF06MA02PA

Reconhecer figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros

EF06MA05

Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000

EF06MA12

Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próximas

EF06MA14

Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair,multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas

EF06MA01

Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica

EF06MA03

Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora

EF06MA04

Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par)

EF06MA07

Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes

EF06MA08

Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formasfracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica

EF06MA06

Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor

EF07MA02

Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros

EF06MA10

Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária

EF06MA11

Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégiasdiversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora

EF06MA13

Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia deproporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental ecalculadora, em contextos de educação financeira, entre outros

EF06MA15

Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes eentre uma das partes e o todo

EF06MA24

Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos desituações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento

EF06MA25

Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas

EF06MA26

Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão

EF06MA27

Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais

EF06MA28

Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas

EF06MA29

Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetroé proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área

EF06MA30

Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional(forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos

EF06MA31

Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico

EF06MA32

Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões

EF06MA33

Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto

EF06MA34

Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquiados funcionários de uma empresa etc.)

EF06MA02

Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal

EF06MA03PA

Ilustrar situações que represente a cultura local por meio do sistema de numeração