MATEMÁTICA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF07MA22

Construir circunferências, utilizando compasso, reconhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes

EF07MA23

Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica

EF07MA24

Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de umtriângulo é 180°

EF07MA25

Reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas

EF07MA26

Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados

EF07MA28

Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular (como quadrado e triângulo equilátero), conhecida a medida de seu lado

EF07MA19

Realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro

EF07MA20

Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem

EF07MA21

Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo arepresentações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros

EF07MA05

Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos

EF07MA06

Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos

EF07MA07

Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas

EF07MA14

Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na literatura

EF07MA15

Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas

EF07MA16

Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes

EF07MA08

Comparar e ordenar frações associadas às ideias de parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador

EF07MA09

Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza

EF07MA10

Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica

EF07MA11

Compreender e utilizar a multiplicação e divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias

EF07MA13

Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita

EF07MA17

Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas

EF07MA18

Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1o grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade

EF07MA01

Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor ede múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos

EF07MA02

Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros

EF07MA04

Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros

EF07MA12

Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais

EF07MA27

Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas àconstrução de mosaicos e de ladrilhamentos

EF07MA29

Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo quetoda medida empírica é aproximada.

EF07MA30

Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico)

EF07MA31

Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros

EF07MA32

Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entreáreas

EF07MA33

Estabelecer o número como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica

EF07MA34

Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências

EF07MA35

Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com aamplitude do conjunto de dados

EF07MA36

Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meiode relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas

EF07MA37

Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização

EF07MA03

Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração

EF07MA01PA

Relatar situações que represente a cultura local por meio do sistema de numeração