MATEMÁTICA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF08MA14

Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.

EF08MA15

Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares

EF08MA16

Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir da medida do ângulo central e da utilização deesquadros e compasso

EF08MA17

Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas

EF08MA18

Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica

EF08MA10

Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes

EF08MA11

Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes

EF08MA01

Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica

EF08MA02

Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário

EF08MA03

Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo

EF08MA05

Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica

EF08MA06

Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações

EF08MA07

Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano

EF08MA08

Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam serrepresentados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso

EF08MA09

Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax2= b

EF08MA04

Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais

EF08MA12

Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica erepresentá-la no plano cartesiano

EF08MA13

Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas

EF08MA19

Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas,utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos

EF08MA20

Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes

EF08MA21

Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular

EF08MA22

Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral,utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1

EF08MA23

Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa

EF08MA24

Classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões

EF08MA25

Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados,indicada pela amplitude

EF08MA26

Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode serfeita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada)

EF08MA27

Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragemadequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões

EF08MA01PA

Descobrir por meio da história da matemática, a construção da álgebra e da geometria como uma atividade matemática fruto de diferentes culturas e práticas sociais

EF08MA02PA

Relatar situações que representem a cultura local por meio de representações algébricas e geométricas