MATEMÁTICA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF09MA11

Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares e geometriadinâmica

EF09MA14

Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes

EF09MA15

Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares

EF09MA16

Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano

EF09MA17

Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva

EF09MA03PA

Reconhecer e utilizar as transformações geométricas na construção de figuras semelhantes

EF09MA12

Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes

EF09MA01

Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de umpolígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade)

EF09MA02

Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica

EF09MA03

Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários

EF09MA04

Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação Científica, envolvendo diferentes operações

EF09MA06

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis esuas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis

EF09MA09

Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suasrelações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau

EF09MA10

Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal

EF09MA13

Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos

EF09MA05

Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira

EF09MA07

Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica

EF09MA08

Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa devariação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas

EF09MA18

Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros

EF09MA19

Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas

EF09MA20

Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos

EF09MA21

Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podeminduzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros

EF09MA22

Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem usode planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central

EF09MA23

Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas

EF09MA01PA

Comparar, por meio da história da matemática, a construção da geometria e da álgebra como diferentes práticas sociais e culturais

EF09MA02PA

Inferir situações que representem a cultura local por meio de representações geométricas e algébricas