EF09MA11 Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares e geometriadinâmica |
EF09MA14 Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes |
EF09MA15 Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares |
EF09MA16 Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano |
EF09MA17 Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva |
EF09MA03PA Reconhecer e utilizar as transformações geométricas na construção de figuras semelhantes |
EF09MA12 Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes |
EF09MA01 Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de umpolígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade) |
EF09MA02 Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica |
EF09MA03 Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários |
EF09MA04 Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação Científica, envolvendo diferentes operações |
EF09MA06 Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis esuas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis |
EF09MA09 Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suasrelações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau |
EF09MA10 Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal |
EF09MA13 Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos |
EF09MA05 Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira |
EF09MA07 Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica |
EF09MA08 Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa devariação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas |
EF09MA18 Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros |
EF09MA19 Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas |
EF09MA20 Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos |
EF09MA21 Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podeminduzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros |
EF09MA22 Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem usode planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central |
EF09MA23 Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas |
EF09MA01PA Comparar, por meio da história da matemática, a construção da geometria e da álgebra como diferentes práticas sociais e culturais |
EF09MA02PA Inferir situações que representem a cultura local por meio de representações geométricas e algébricas |
|