EF01LP04 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos |
EF01LP05 Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala |
EF01LP06 Segmentar oralmente palavras em sílabas |
EF01LP07 Identificar fonemas e sua representação por letras |
EF01LP08 Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita |
EF01LP09 Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons sílabas iniciais |
EF01LP13 Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons sílabas mediais e finais |
EF02LP02 Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras |
EF03LP05 Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas |
EF03LP06 Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas |
EF01LP02 Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas |
EF02LP03 Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra) |
EF02LP04 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas |
EF02LP05 Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n) |
EF35LP13 Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema |
EF35LP14 Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como recurso coesivo anafórico |
EF03LP01 Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas efonemas: c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n) |
EF03LP02 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas |
EF03LP03 Ler e escrever palavras com os dígrafos lh, nh, ch |
EF03LP04 Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o seguidas ou não de s |
EF35LP07 Utilizar, ao produzir o texto, os conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto deinterrogação, vírgula em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso |
EF15LP13 Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.) |
EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem produziu e a quem se destinam |
EF15LP04 Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos |
EF12LP07 Identificar e (re)produzir em cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, alterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas eseus efeitos de sentido |
EF15LP14 Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias) |
EF15LP02 Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações einferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas |
EF35LP05 Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto |
EF35LP06 Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos,demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto |
EF35LP30 Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto quando for o caso |
EF35LP04 Inferir informações implícitas nos textos lidos |
EF15LP09 Expressar-se, em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em sercompreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado |
EF12LP11 Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes, lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para o público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situaçãocomunicativa e o tema/assunto do texto |
EF12LP12 Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanha de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gênerosdo campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto |
EF35LP15 Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerandoa situação comunicativa e o tema/assunto do texto |
EF35LP08 Utilizar, ao produzir o texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição,conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade |
EF12LP06 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instrução de montagem dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade |
EF01LP17 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas de álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando asituação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto |
EF01LP22 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto |
EF02LP17 Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo”, etc.) e o nível de informatividade necessário |
EF02LP13 Planejar e produzir bilhetes e cartas, em impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto |
EF02LP14 Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando situação comunicativa e o tema/assunto dotexto |
EF02LP22 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade dotexto |
EF03LP13 Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto |
EF03LP14 Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursosgráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto |
EF03LP22 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, telejornal para público infantil com algumas notícias e textos de campanhas que possam ser repassados oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa, a organização específica da fala nesses gêneros eo tema/assunto/ finalidade dos textos |
EF03LP20 Produzir cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (carta de leitor e de reclamação a jornais ou revistas), dentre outros gêneros do campo político-cidadão, com opiniões ecríticas, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto |
EF03LP21 Produzir anúncios publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de propaganda(cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação |
EF15LP11 Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos defala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor |
EF15LP19 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor |
EF15LP06 Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação |
EF12LP05 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de história, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinho, dentre outros gêneros do campo artístico-literário,considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto |
EF15LP05 Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre quepreciso, informações necessárias à produção texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas |
EF15LP07 Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em portador adequado, manual ou digital |
EF01LP25 Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de história, lidas pelo professor, histórias imaginárias ou baseadas em livros de imagem, observando a forma de composição de textosnarrativos (personagens, enredo, tempo e espaço) |
EF02LP27 Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor |
EF35LP18 Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizados por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário |
EF12LP03 Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação |
EF12LP01 Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização |
EF01LP10 Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras |
EF01LP11 Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato de imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula |
EF01LP12 Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco |
EF01LP01 Reconhecer que os textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo |
EF01LP14 Identificar outros sinais no texto além das letras, como ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação e seus efeitos na entonação |
EF01LP03 Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças |
EF02LP06 Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto |
EF02LP08 Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos |
EF02LP11 Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e –inho / -zinho |
EF02LP09 Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação |
EF02LP07 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva |
EF02LP01 Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicasjá dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação |
EF35LP03 Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global |
EF03LP08 Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação |
EF03LP09 Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos |
EF03LP26 Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e a diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumos dos resultados), inclusive em suas versões orais |
EF03LP07 Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão |
EF03LP10 Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras |
EF03LP23 Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas |
EF35LP09 Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual |
EF35LP01 Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência textos curtos com nível de textualidade adequado |
EF03LP24 Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto |
EF03LP11 Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, etc.) com estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a seremseguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto |
EF03LP12 Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diárias, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situaçãocomunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto |
EF03LP18 Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (carta de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico,de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto |
EF15LP12 Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, comodireção do olhar, riso, gestos, movimentos de cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz |
EF35LP20 Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio em recursosmultissemióticos (imagens, diagramas, tabelas, etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa |
EF03LP19 Identificar e discutir o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha depalavras, jogo de palavras, tamanho de letra) em textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento |
EF15LP18 Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos |
EF01LP15 Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia) |
EF02LP10 Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in- / im- |
EF12LP18 Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogo de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo efruição |
EF15LP17 Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais |
EF15LP16 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde,de maneira autônima, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração, etc.) e crônicas |
EF01LP26 Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço |
EF01LP16 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando asituação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade |
EF02LP28 Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes |
EF02LP12 Ler e compreender com certa autonomia, cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros docampo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade |
EF02LP26 Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura |
EF35LP31 Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas |
EF35LP29 Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas |
EF35LP23 Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrãos e seu efeito de sentido |
EF35LP26 Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens,narrador e a construção do discurso indireto e direto |
EF35LP27 Ler e compreender, com certa autonomia, textos em verso, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros |
EF35LP21 Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores |
EF15LP15 Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica de encadeamento, valorizando-os em sua diversidade cultural como patrimônio artísticoda humanidade |
EF01LP19 Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-língua, com entonação adequada e observando as rimas |
EF01LP18 Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras,quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto |
EF02LP15 Cantar cantigas e canções obedecendo ao ritmo e à melodia |
EF35LP02 Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis emmeios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura |
EF35LP28 Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas |
EF03LP27 Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia |
EF35LP25 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de falade personagens |
EF15LP03 Localizar informações explícitas em textos |
EF12LP15 Identificar a forma de composição de slogans publicitários |
EF12LP14 Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas deleitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e a diagramação específicas de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais |
EF12LP16 Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanha de conscientizaçãodestinados ao público infantil (orais ou escritos, digitais ou impressas), a formatação e a diagramação específicas de cada um desses gêneros |
EF01LP20 Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas,instruções de montagem, e legendas para álbuns, fotos e ilustrações (digitais ou impressas), a formatação e a diagramação específicas de cada um desses gêneros |
EF01LP24 Identificar e reproduzir, em enunciados e tarefas escolares, diagramas, entrevistas,curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e a diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais |
EF02LP29 Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais |
EF02LP16 Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e a diagramação especifica de cada um desses gêneros |
EF02LP25 Identificar e reproduzir, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e a diagramação específica de cada um desses gêneros,inclusive em suas versões orais |
EF35LP19 Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras |
EF35LP03 Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global |
EF15LP10 Escutar, com atenção, fala de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário |
EF01LP21 Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto |
EF02LP18 Planejar e produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens)adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto |
EF03LP15 Assistir, em vídeo digital, a programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar e produzir receitas em áudio ou vídeo |
EF15LP05 Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que preciso, informações necessárias à produção texto, organizando em tópicos os dados e as fontespesquisadas |
EF15LP08 Utilizar softwares, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis |
EF35LP10 Identificar gêneros textuais do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio eTV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate, etc.) |
EF03LP16 Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiaise instruções de execução – “modo de fazer”) |
EF03LP17 identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relato de acontecimento, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramaçãoespecífica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura) |
EF35LP16 Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes lides e corpo de notícias simples para o público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e a diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais |
EF03LP25 Planejar e produzir textos para apresentar resultados de observações, pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto |
EF35LP24 Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre as personagens e marcadores das falas das personagens e de cena |
EF12LP19 Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações |
EF12LP02 Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses |
EF12LP04 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou com autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ouimpressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade |
EF15LP15 Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica de encadeamento, valorizando-os em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade |
EF12LP08 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para o público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto |
EF12LP09 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanha de conscientização destinados ao público infantil, dentreoutros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto |
EF12LP10 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outrosgêneros do campo de atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto |
EF12LP17 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados e tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa eo tema/assunto do texto |
EF35LP17 Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais |
EF35LP11 Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitandopreconceitos linguísticos |
EF35LP01PA Reconhecer as variedades linguísticas como formas de cultura e identidade evidenciadas nas suas condições de produção dos textos, evitando o preconceito linguístico |
EF35LP22 Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto |
EF12LP13 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmentepor meio e ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto |
EF15LP08 Utilizar softwares, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis |
EF01LP23 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente pormeio e ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto |
EF02LP21 Explorar com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades |
EF02LP20 Reconhecer a função dos textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações) |
EF02LP19 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, notícias curtas para o público infantil, para compor jornal falado que possa ser repassado oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situaçãocomunicativa e o tema/assunto do texto |
EF02LP24 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio e ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto |
EF02LP23 Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigativo |
|