EF06LI07 Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas |
EF06LI05 Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas |
EF06LI01PA Conhecer e compreender através dos textos diversos os diferentes comportamentos socioculturais dos países falantes da língua inglesa |
EF06LI08 Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas |
EF06LI02 Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade |
EF06LI04 Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo o assunto, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares |
EF06LI06 Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo |
EF06LI12 Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica |
EF06LI05 Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas |
EF06LI02PA Identificar no texto a linguagem gráfica como uma das estratégias de leitura para a interpretação do mesmo |
EF06LI08 Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas |
EF06LI03PA utilizar o presente simples e o presente continuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade |
EF06LI04PA Empregar, de forma inteligível, o verbo modal “can” para descrever habilidades (nopresente) |
EF06LI10 Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical |
EF06LI13 Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto |
EF06LI14 Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto |
EF06LI15 Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar |
EF06LI01 Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa |
EF06LI03 Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas |
EF06LI18 Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas |
EF06LI02 Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade |
EF06LI04 Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo o assunto, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares |
EF06LI06 Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo |
EF06LI10 Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical |
EF06LI13 Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto |
EF06LI14 Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto |
EF06LI15 Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos,preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar |
EF06LI09 Localizar informações específicas em texto |
EF06LI17 Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros) |
EF06LI19 Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias |
EF06LI20 Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso |
EF06LI21 Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções |
EF06LI22 Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (‘) + s |
EF06LI23 Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos |
EF06LI16 Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (_ed) |
EF06LI11 Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa |
EF06LI05PA Utilizar sites voltados para o ensino de idiomas para que as quatro habilidades da língua inglesa: escuta, fala, leitura e escrita sejam praticadas |
EF06LI24 Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua) |
EF06LI25 Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado |
EF06LI26 Avaliar, problematizando elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade |
EF06LI06PA Apresentar de forma lúdica atividades voltadas para culinária, dança e comunicação oral |
EF06LI07PA Compreender que o sotaque de sua região ao pronunciar palavras em inglês faz parte de sua cultura e identidade |
EF06LI08PA Comparar o patrimônio cultural nacional com a de outros países falantes da língua inglesa |
EF06LI09PA Relacionar a história do patrimônio cultural nacional com a de outros países falantes da língua estrangeira, fazendo alusão a locais de uma cidade, tais como: museu, prefeitura e pontos turísticos |
EF06LI10PA Criar blogs voltados para a cultural local, regional e/ou nacional com o objetivo de se familiarizar com as diferentes formas de pensar, se vestir e interagir em sociedade |
EF06LI11PA Utilizar traços da cultura regional através de vocabulário voltados para a culinária, vestimenta, modo de se cumprimentar e falar |
|