LÍNGUA INGLESA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF06LI07

Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas

EF06LI05

Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas

EF06LI01PA

Conhecer e compreender através dos textos diversos os diferentes comportamentos socioculturais dos países falantes da língua inglesa

EF06LI08

Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas

EF06LI02

Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade

EF06LI04

Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo o assunto, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares

EF06LI06

Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo

EF06LI12

Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica

EF06LI05

Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas

EF06LI02PA

Identificar no texto a linguagem gráfica como uma das estratégias de leitura para a interpretação do mesmo

EF06LI08

Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas

EF06LI03PA

utilizar o presente simples e o presente continuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade

EF06LI04PA

Empregar, de forma inteligível, o verbo modal “can” para descrever habilidades (nopresente)

EF06LI10

Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical

EF06LI13

Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto

EF06LI14

Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto

EF06LI15

Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar

EF06LI01

Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa

EF06LI03

Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas

EF06LI18

Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas

EF06LI02

Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade

EF06LI04

Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo o assunto, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares

EF06LI06

Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo

EF06LI10

Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical

EF06LI13

Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto

EF06LI14

Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto

EF06LI15

Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos,preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar

EF06LI09

Localizar informações específicas em texto

EF06LI17

Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros)

EF06LI19

Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias

EF06LI20

Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso

EF06LI21

Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções

EF06LI22

Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (‘) + s

EF06LI23

Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos

EF06LI16

Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (_ed)

EF06LI11

Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa

EF06LI05PA

Utilizar sites voltados para o ensino de idiomas para que as quatro habilidades da língua inglesa: escuta, fala, leitura e escrita sejam praticadas

EF06LI24

Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua)

EF06LI25

Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado

EF06LI26

Avaliar, problematizando elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade

EF06LI06PA

Apresentar de forma lúdica atividades voltadas para culinária, dança e comunicação oral

EF06LI07PA

Compreender que o sotaque de sua região ao pronunciar palavras em inglês faz parte de sua cultura e identidade

EF06LI08PA

Comparar o patrimônio cultural nacional com a de outros países falantes da língua inglesa

EF06LI09PA

Relacionar a história do patrimônio cultural nacional com a de outros países falantes da língua estrangeira, fazendo alusão a locais de uma cidade, tais como: museu, prefeitura e pontos turísticos

EF06LI10PA

Criar blogs voltados para a cultural local, regional e/ou nacional com o objetivo de se familiarizar com as diferentes formas de pensar, se vestir e interagir em sociedade

EF06LI11PA

Utilizar traços da cultura regional através de vocabulário voltados para a culinária, vestimenta, modo de se cumprimentar e falar