LÍNGUA INGLESA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF07LI04

Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros

EF07LI01PA

Discutir o seu conhecimento prévio sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

EF07LI02PA

Reconhecer o uso de um texto em inglês de acordo com o contexto que o mesmo está inserido

EF07LI03PA

Contextualizar os diálogos da língua inglesa de acordo com realidade cultural em que vive

EF07LI16

Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed)

EF07LI18

Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade

EF07LI05

Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado

EF07LI15

Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado),preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros)

EF07LI17

Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso

EF07LI19

Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados

EF07LI20

Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado)

EF07LI04PA

Utilizar o seu conhecimento de mundo como uma das ferramentas principais para leitura e interpretação de textos em inglês

EF07LI01

Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos

EF07LI02

Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida

EF07LI03

Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral

EF07LI12

Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte)

EF07LI13

Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto

EF07LI06

Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base emleitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas

EF07LI07

Identificar a(s) informação(ões)-chaves de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos)

EF07LI08

Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global

EF07LI09

Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura

EF07LI10

Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares

EF07LI11

Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes

EF07LI14

Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha de tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros)

EF07LI05PA

Diferenciar o modo de falar em inglês de um nativo norte americano com outros falantes nativos da língua inglesa

EF07LI22

Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas

EF07LI21

Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado

EF07LI23

Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo

EF07LI06PA

Identificar-se como pertencente a uma cultura ligado a textos que falem sobre a realidade local como comidas típicas, e a vivencia social e cultural

EF07LI07PA

Estabelecer relações entre o repertório cultural e lexical baseado na cultura regional por meio da dança, culinária, costumes, turismo e outras expressões da diversidade presente na Amazônia com a cultura inglesa

EF07LI08PA

Identificar a importância de nossa cultura no mundo através de textos e mídias eletrônicas em inglês