EF07LI04 Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros |
EF07LI01PA Discutir o seu conhecimento prévio sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas. |
EF07LI02PA Reconhecer o uso de um texto em inglês de acordo com o contexto que o mesmo está inserido |
EF07LI03PA Contextualizar os diálogos da língua inglesa de acordo com realidade cultural em que vive |
EF07LI16 Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed) |
EF07LI18 Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade |
EF07LI05 Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado |
EF07LI15 Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado),preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros) |
EF07LI17 Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso |
EF07LI19 Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados |
EF07LI20 Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado) |
EF07LI04PA Utilizar o seu conhecimento de mundo como uma das ferramentas principais para leitura e interpretação de textos em inglês |
EF07LI01 Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos |
EF07LI02 Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida |
EF07LI03 Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral |
EF07LI12 Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte) |
EF07LI13 Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto |
EF07LI06 Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base emleitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas |
EF07LI07 Identificar a(s) informação(ões)-chaves de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos) |
EF07LI08 Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global |
EF07LI09 Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura |
EF07LI10 Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares |
EF07LI11 Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes |
EF07LI14 Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha de tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros) |
EF07LI05PA Diferenciar o modo de falar em inglês de um nativo norte americano com outros falantes nativos da língua inglesa |
EF07LI22 Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas |
EF07LI21 Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado |
EF07LI23 Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo |
EF07LI06PA Identificar-se como pertencente a uma cultura ligado a textos que falem sobre a realidade local como comidas típicas, e a vivencia social e cultural |
EF07LI07PA Estabelecer relações entre o repertório cultural e lexical baseado na cultura regional por meio da dança, culinária, costumes, turismo e outras expressões da diversidade presente na Amazônia com a cultura inglesa |
EF07LI08PA Identificar a importância de nossa cultura no mundo através de textos e mídias eletrônicas em inglês |
|