EF08LI05 Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos |
EF08LI08 Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto |
EF08LI12 Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro |
EF08LI14 Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões |
EF08LI07 Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa |
EF08LI04 Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades |
EF08LI02 Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais entre outros) em situações de interações orais |
EF08LI01 Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas |
EF08LI03 Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes |
EF08LI09 Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a a ser comunicado, organização textual, legibilidade,estrutura de frases) |
EF08LI10 Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final |
EF08LI11 Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues entre outros), com uso de estratégias de escrita ( planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para ofuturo ( pessoal, da família, da comunidade ou do planeta) |
EF08LI15 Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades |
EF08LI16 Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much |
EF08LI17 Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) |
EF08LI13 Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa |
EF08LI01PA Reproduzir através de linguagem oral ou escrita, maneiras diferentes de comportamento de acordo com a cultura estudada. |
EF08LI02PA Praticar com o colega de turma diálogos sobre o que foi aprendido em sala de aula demonstrando que há diferentes dizeres na Língua inglesa |
EF08LI03PA Debater sobre as questões sociais e culturais sobre os países de Língua Estrangeira respeitando costumes e saberes diferentes dos aprendidos no seu país natal |
EF08LI04PA Identificar em variados gêneros textuais a diversidade cultural existentes de países de Língua Inglesa para ampliar o conhecimento do aluno |
EF08LI20 Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa |
EF08LI06 Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa |
EF08LI18 Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas |
EF08LI19 Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais |
|