LÍNGUA INGLESA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF08LI05

Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos

EF08LI08

Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto

EF08LI12

Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro

EF08LI14

Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões

EF08LI07

Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa

EF08LI04

Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades

EF08LI02

Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais entre outros) em situações de interações orais

EF08LI01

Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas

EF08LI03

Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes

EF08LI09

Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a a ser comunicado, organização textual, legibilidade,estrutura de frases)

EF08LI10

Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final

EF08LI11

Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues entre outros), com uso de estratégias de escrita ( planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para ofuturo ( pessoal, da família, da comunidade ou do planeta)

EF08LI15

Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades

EF08LI16

Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much

EF08LI17

Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose)

EF08LI13

Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa

EF08LI01PA

Reproduzir através de linguagem oral ou escrita, maneiras diferentes de comportamento de acordo com a cultura estudada.

EF08LI02PA

Praticar com o colega de turma diálogos sobre o que foi aprendido em sala de aula demonstrando que há diferentes dizeres na Língua inglesa

EF08LI03PA

Debater sobre as questões sociais e culturais sobre os países de Língua Estrangeira respeitando costumes e saberes diferentes dos aprendidos no seu país natal

EF08LI04PA

Identificar em variados gêneros textuais a diversidade cultural existentes de países de Língua Inglesa para ampliar o conhecimento do aluno

EF08LI20

Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa

EF08LI06

Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa

EF08LI18

Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas

EF08LI19

Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais