LÍNGUA INGLESA
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF09LI01PA

Compreender textos em Língua inglesa a partir de elementos implícitos fazendo comparações entre imagem e texto para inferir sentido ao texto lido

EF09LI02PA

Fazer uso do simple past para relatar ações que o aluno fez no tempo passado

EF09LI03PA

Conhecer e fazer uso do tempo presente perfeito e suas relações com o passado simples

EF09LI04PA

Pesquisar e manipular em ambientes virtuais (blogs, chats, redes sociais, sites ...) a cultura Literária da Língua inglesa

EF09LI05PA

Expressar-se por meio do teatro, da música e de outras linguagens, situações do passado em textos orais

EF09LI04

Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas,gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto

EF09LI05

Identificar recursos de persuasão (Escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento

EF09LI02

Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas

EF09LI03

Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo

EF09LI06

Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos de esfera jornalística

EF09LI10

Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar osargumentos, organizando-os em sequência lógica

EF09LI11

Utilizar os recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação produção e compreensão)

EF09LI06PA

Ler e interpretar trechos de livros que foram adaptados para o cinema ou peças teatrais de autores consagrados da Língua Inglesa

EF09LI14

Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva

EF09LI15

Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (if-clauses)

EF09LI16

Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade

EF09LI07PA

Produzir textos em Língua Inglesa que apontam costumes de outros países para reflexão sobre respeito cultural, religioso, comportamental

EF09LI01

Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra- argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia dacomunicação

EF09LI07

Identificar argumentos principais e as evidências/ exemplos que os sustentam

EF09LI08PA

Analisar textos em Língua Inglesa que abordam problemas que afetam a vida escolar e/ou familiar, relativos à diversidade de gênero, gravidez na adolescência, drogas e preconceitos

EF09LI09

Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito

EF09LI08

Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas

EF09LI12

Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelemposicionamento crítico

EF09LI13

Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens

EF09LI17

Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania

EF09LI18

Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial

EF09LI19

Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado

EF08LI19

Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais