EF09LI01PA Compreender textos em Língua inglesa a partir de elementos implícitos fazendo comparações entre imagem e texto para inferir sentido ao texto lido |
EF09LI02PA Fazer uso do simple past para relatar ações que o aluno fez no tempo passado |
EF09LI03PA Conhecer e fazer uso do tempo presente perfeito e suas relações com o passado simples |
EF09LI04PA Pesquisar e manipular em ambientes virtuais (blogs, chats, redes sociais, sites ...) a cultura Literária da Língua inglesa |
EF09LI05PA Expressar-se por meio do teatro, da música e de outras linguagens, situações do passado em textos orais |
EF09LI04 Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas,gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto |
EF09LI05 Identificar recursos de persuasão (Escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento |
EF09LI02 Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas |
EF09LI03 Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo |
EF09LI06 Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos de esfera jornalística |
EF09LI10 Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar osargumentos, organizando-os em sequência lógica |
EF09LI11 Utilizar os recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação produção e compreensão) |
EF09LI06PA Ler e interpretar trechos de livros que foram adaptados para o cinema ou peças teatrais de autores consagrados da Língua Inglesa |
EF09LI14 Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva |
EF09LI15 Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (if-clauses) |
EF09LI16 Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade |
EF09LI07PA Produzir textos em Língua Inglesa que apontam costumes de outros países para reflexão sobre respeito cultural, religioso, comportamental |
EF09LI01 Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra- argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia dacomunicação |
EF09LI07 Identificar argumentos principais e as evidências/ exemplos que os sustentam |
EF09LI08PA Analisar textos em Língua Inglesa que abordam problemas que afetam a vida escolar e/ou familiar, relativos à diversidade de gênero, gravidez na adolescência, drogas e preconceitos |
EF09LI09 Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito |
EF09LI08 Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas |
EF09LI12 Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelemposicionamento crítico |
EF09LI13 Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens |
EF09LI17 Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania |
EF09LI18 Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial |
EF09LI19 Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado |
EF08LI19 Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais |
|