EF06GE01 Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos |
EF06GE02 Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários |
EF06EA01PA Analisar o espaço amazônico com base nas categorias geográficas e históricas para o entendimento da região na perspectiva da dinâmica humana e da natureza |
EF06GE05 Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais |
EF06EA02PA Identificar os elementos e fatores que caracterizam o clima Amazônico, tipos de solo, relevo e formações vegetais da região |
EF06GE04 Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambienteurbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal |
EF06GE12 Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos |
EF06GE06 Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização |
EF06GE07 Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades |
EF06GE08 Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas |
EF06EA03PA Reconhecer as representações cartográficas em diferentes escalas para melhor compreensão do espaço amazônico |
EF06GE09 Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre |
EF06HI07 Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, noOriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades |
EF06HI02 Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas |
EF06HI05 Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir anatureza e a lógica das transformações ocorridas |
EF06EA04PA Explicar a relação sociedade-natureza no espaço amazônico ao longo da história e as implicações econômicas, ambientais e socioespaciais a partir dos diferentesgrupos humanos na região |
EF06GE10 Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redesde distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares |
EF06EA05PA Relacionar os diferentes processos de trabalho com as mudanças sociais e econômicas ocorridas na Amazônia. |
EF06GE11 Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo |
EF06HI06 Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano |
EF06HI08 Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos,sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras |
EF06HI04 Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano |
EF06EA06PA Reconhecer os diferentes modos de vida na Amazônia por meio das técnicasutilizadas na produção e organização do espaço ao longo da história e as consequências atuais desse processo |
EF06EA07CP *Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na exploração dos recursos naturais e suas implicações socioeconômicas e ambientais na Amazônia e no Pará. |
EF06EA08CP *Resgatar a história da Amazônia levando o aluno a compreender a sua formação social e política, a partir de noções preliminares sobre a pré-história e o início da colonização da Amazônia. |
EF06EA09CP *Debater sobre as transformações que os homens operam na natureza, conhecendo e diferenciando o espaço natural e geográfico. |
EF06EA10CP *Conhecer o espaço amazônico a partir da perspectiva regional compreendendo a relação dos homens. |
EF06EA11CP *Compreender as diversas formas de ocupação da região amazônica, levando em consideração a política colonialista, e o principal papel da Amazônia dentro desse contexto. |
EF06EA12CP *Entender o papel estratégico da colonização amazônica desde os tempos coloniais até os dias de hoje. |
EF06EA13CP *Compreender o processo de formação histórica do espaço amazônico. |
EF06EA14CP *Conhecer as relações sociais, econômicas, políticas e culturais da região amazônica. |
EF06EA15CP *Analisar criticamente os principais problemas da Amazônia como região exportadora de matéria-prima; |
EF06EA16CP *Correlacionar os modos de produção do Espaço Amazônico: ontem e hoje; |
|