ESTUDOS AMAZÔNICOS
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF06GE01

Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos

EF06GE02

Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários

EF06EA01PA

Analisar o espaço amazônico com base nas categorias geográficas e históricas para o entendimento da região na perspectiva da dinâmica humana e da natureza

EF06GE05

Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais

EF06EA02PA

Identificar os elementos e fatores que caracterizam o clima Amazônico, tipos de solo, relevo e formações vegetais da região

EF06GE04

Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambienteurbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal

EF06GE12

Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos

EF06GE06

Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização

EF06GE07

Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades

EF06GE08

Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas

EF06EA03PA

Reconhecer as representações cartográficas em diferentes escalas para melhor compreensão do espaço amazônico

EF06GE09

Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre

EF06HI07

Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, noOriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades

EF06HI02

Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas

EF06HI05

Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir anatureza e a lógica das transformações ocorridas

EF06EA04PA

Explicar a relação sociedade-natureza no espaço amazônico ao longo da história e as implicações econômicas, ambientais e socioespaciais a partir dos diferentesgrupos humanos na região

EF06GE10

Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redesde distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares

EF06EA05PA

Relacionar os diferentes processos de trabalho com as mudanças sociais e econômicas ocorridas na Amazônia.

EF06GE11

Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo

EF06HI06

Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano

EF06HI08

Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos,sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras

EF06HI04

Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano

EF06EA06PA

Reconhecer os diferentes modos de vida na Amazônia por meio das técnicasutilizadas na produção e organização do espaço ao longo da história e as consequências atuais desse processo

EF06EA07CP

*Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na exploração dos recursos naturais e suas implicações socioeconômicas e ambientais na Amazônia e no Pará.

EF06EA08CP

*Resgatar a história da Amazônia levando o aluno a compreender a sua formação social e política, a partir de noções preliminares sobre a pré-história e o início da colonização da Amazônia.

EF06EA09CP

*Debater sobre as transformações que os homens operam na natureza, conhecendo e diferenciando o espaço natural e geográfico.

EF06EA10CP

*Conhecer o espaço amazônico a partir da perspectiva regional compreendendo a relação dos homens.

EF06EA11CP

*Compreender as diversas formas de ocupação da região amazônica, levando em consideração a política colonialista, e o principal papel da Amazônia dentro desse contexto.

EF06EA12CP

*Entender o papel estratégico da colonização amazônica desde os tempos coloniais até os dias de hoje.

EF06EA13CP

*Compreender o processo de formação histórica do espaço amazônico.

EF06EA14CP

*Conhecer as relações sociais, econômicas, políticas e culturais da região amazônica.

EF06EA15CP

*Analisar criticamente os principais problemas da Amazônia como região exportadora de matéria-prima;

EF06EA16CP

*Correlacionar os modos de produção do Espaço Amazônico: ontem e hoje;