ESTUDOS AMAZÔNICOS
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF07GE11

Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária)

EF07EA01PA

Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico amazônico relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas ao longo dotempo

EF07HI02

Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico

EF07EA02PA

Discutir as guerras e os diversos interesses nela envolvidos, tomando por base a política do Estado em sua expansão Territorial

EF07HI03

Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organizaçãosocial e o desenvolvimento de saberes e técnicas

EF07HI06

Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI

EF07GE01

Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil

EF07EA03PA

Relacionar os movimentos de resistências na Amazônia e no Pará com a luta por cidadania, a partir de diferentes visões de liberdade, nacionalidade e identidade

EF07GE05

Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo

EF07GE07

Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro

EF07GE08

Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro

EF07HI14

Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente

EF07GE09

Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais

EF07GE10

Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras

EF07EA04PA

Construir e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados ambientais, socioeconômicos da Amazônia e do Estado paraense

EF07HI11

Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos

EF07HI09

Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência

EF07HI12

Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas,considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática)

EF07EA05PA

Identificar os significados histórico-geográficos da relação de poder sobre a Amazônia compreendendo as formas e os processos de organização da região e do Estado

EF07GE02

Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas

EF07HI16

Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados

EF07EA06PA

Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na exploração dos recursos naturais e suas implicações socioeconômicas e ambientais na Amazônia e no Pará

EF07GE06

Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares

EF07GE04

Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras

EF07EA07PA

Identificar os fatores que contribuem para o desenvolvimento do turismo na região amazônica

EF07GE03

Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, comodireitos legais dessas comunidades

EF07HI12

Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática)

EF07EA08PA

Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas,de ribeirinhos, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades

EF07EA09CP

*Compreender a exploração econômica na Amazônia e no Pará no período colonial relacionando aos interesses e as formas de ocupação do território.

EF07EA10CP

*Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico amazônico relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas ao longo do tempo.

EF07EA11CP

*Resgatar a história da Amazônia com vista a compreender a sua formação social e política, a partir das relações existentes entre a diversidade social que formou o território amazônico

EF07EA12CP

*Analisar a lei do Diretório dos índios como uma política ideológica e o processo de aculturação dos povos nativos.

EF08EA18CP

*Relacionar os movimentos de resistências com a luta por cidadania, a partir de diferentes visões de liberdade, nacionalidade e identidade.

EF08EA19CP

*Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados

EF08EA20CP

*Constatar as diferentes formas e processos de ocupação do território amazônico a partir das múltiplas territorialidades.