ESTUDOS AMAZÔNICOS
Selecione a(s) habilidade(s).
Habilidade
EF09EA01PA

Analisar de maneira crítica as interações das sociedades com o meio físico amazônico e paraense, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos

EF09GE05

Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização

EF09EA02PA

Relacionar as mudanças, as permanências e as rupturas mentais com os processos de transformações nas diferentes sociedades

EF09GE18

Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países

EF09EA03PA

Explicar e exemplificar como a globalização tem gerado transformações econômicas, políticas, sociais e culturais que alteram a dinâmica espacial das diferentes regiões do mundo contemporâneo, destacando a Amazônia

EF09GE13

Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima

EF09EA04PA

Caracterizar a dinâmica de produção e as formas de apropriação do espaço agrário sob o modo de produção capitalista e a sua relação com outras formas de produção agrícola

EF09EA05PA

Explicar os principais problemas fundiários e ambientais verificados na região amazônica com diferentes níveis de desenvolvimento e modernização técnico-científica

EF09EA06PA

Explicar as implicações do processo de modernização técnico-científica sobre a dinâmica produtiva do campo e suas repercussões sócio-espaciais na Amazônia e no Pará

EF09GE12

Relacionar o processo de urbanização às transformações da produçãoagropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil

EF09EA07PA

Entender os fatores que produziram e produzem as transformações técnico- produtivas do espaço amazônico e paraense

EF09HI28

Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI

EF09GE15

Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e comdiferentes projeções cartográficas

EF09GE14

Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais

EF09HI17

Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946

EF09EA08PA

Identificar e analisar as principais consequências espaciais do processo de inserção do espaço paraense face à reestruturação recente da Amazônia

EF09EA09PA

Explicar e exemplificar estratégias estatais e políticas territoriais voltadas para a reordenação de espaços locais no Pará

EF07GE12

Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e emoutras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)

EF09EA10PA

Explicar como a interferência humana realizada de forma descontrolada e predatória tem gerado fortes impactos ambientais na região amazônica

EF09EA11PA

Analisar a importância dos movimentos e das conferências mundiais sobre o meio ambiente, analisando as consequências econômicas, ambientais e geopolíticas ocasionadas pela mesma sobre a Amazônia

EF07GE12

Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)

EF09EA12PA

Analisar o processo de apropriação da natureza decorrente da produção econômica de cada região e as repercussões sócio-espaciais causadas pelo modelo de desenvolvimento imposto

EF09HI03

Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós- abolição e avaliar os seus resultados

EF09GE03

Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito àsdiferenças

EF09EA13PA

Relacionar as vivências culturais e suas expressões nas artes e na literatura como conformismo e/ou resistência

EF09HI16

Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação

EF09GE03

Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito àsdiferenças

EF09EA14CP

*Entender o planejamento e execução das ações por parte do governo federal para a Amazônia.

EF09EA15CP

*Conhecer as políticas adotadas pelo governo federal e a relação de exploração e dominação das populações nativas da Amazônia relacionada a uma política globalizante.