Educação Conectada é o nome do Programa de inovação proposta pelo MEC para acelerar a incorporação de tecnologias e inovação nas escolas públicas brasileiras por meio de uma oferta balanceada da conexão à internet, conteúdos educacionais educacionais digitais e formação de professores.
Apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, em consonância com a estratégia 7,15 do PNE .
A principal novidade da Educação Conectada é o reconhecimento de que, além da infraestrutura, é necessário disponibilizar conteúdos educacionais digitais e formação de professores e gestores. A política traz:
  • Conexão banda larga para pelo menos 22.400 escolas, atendendo a mais de 12 milhões, na fase inicial do programa.
  • Oferta inicial de cerca de30.000 conteúdos educacionais digitais em portal integrado, aberto e colaborativo.
  • Formação de professores em novas tecnologias. Formação e suporte técnico para que as escolas as melhores escolhas na aquisição de tecnologias.
O Programa está planejado para ser desenvolvida de 2017 a 2024, contemplando 3 (três) grandes fases: Indução, Expansão e Sustentabilidade, para as quais foram estabelecidas metas relativas ao atendimento a escolas rurais e urbanas e a velocidade pretendida.
As ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Inovação Educação Conectada serão organizadas em quatro dimensões:
  1. Visão
    A Dimensão de Visão é orientadora do Programa e deve estimular nos estados e municípios o planejamento da inovação e tecnologia como elementos transformadores da educação, promovendo valores como: qualidade, contemporaneidade, melhoria de gestão e equidade, na Dimensão de Visão.
  2. Formação
    A Formação é uma das três dimensões estruturantes da Política, pela qual o MEC disponibilizará materiais, ofertará formação continuada a professores, gestores e articuladores, e, para incluir o componente tecnológico na formação inicial, articulará com instituições de ensino superior.
  3. Recursos Educacionais Digitais
    Por esta Dimensão o MEC disponibilizará acesso a recursos educacionais digitais e incentivará a aquisição e a socialização de recursos entre as redes de ensino.
  4. Infraestrutura
    Nesta Dimensão estão previstos investimentos para a ampliação do acesso ao serviço de conectividade e para infraestrutura interna e dispositivos que possibilitem o uso da tecnologia em sala de aula.
As redes de educação básica que aderirem ao Programa poderão passar para a etapa de Diagnóstico, diretamente ou de forma concomitante com os procedimentos para selecionar as escolas, quando houver.
O Diagnóstico consistirá em estabelecer o grau de maturidade da rede quanto à utilização pedagógica de tecnologias em cada Dimensão da Política, combinando informações já existentes nas bases de dados do Ministério e as respostas das escolas a questões sobre o tema.
Para viabilizar o Diagnóstico está em desenvolvimento uma ferramenta, com base na metodologia criada pelo CIEB para o Guia EduTec, que será disponibilizada nos módulos “Educação Conectada” do Simec e do PDDE Interativo.
Após concluir o Diagnóstico, as redes de ensino participantes deverão elaborar um Plano Local de Inovação (Plano Local) que oriente a inclusão da inovação e da tecnologia na prática pedagógica.
O Plano Local é requisito para que a rede e suas escolas recebam ou permaneçam recebendo integralmente o apoio do MEC para as ações do Programa, a partir de 2019.